Análise das críticas cinematográficas de Ely Azeredo sobre O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luís Geraldo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/7472
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação acerca dos métodos de análise e argumentação presentes no trabalho do crítico de cinema Ely Azeredo sobre o Cinema Marginal. O objetivo deste estudo foi encontrar respostas para o posicionamento negativo do crítico a este movimento que marcou a modernização da cinematografia brasileira. Para esta análise, foram selecionados dois textos publicados no periódico carioca Jornal do Brasil a respeito das obras O Bandido da Luz Vermelha (1968) e A Mulher de Todos (1969), de Rogério Sganzerla. Os textos apresentam opiniões divergentes de Ely Azeredo sobre a obra em questão, contrastando com o julgamento hegemônico de sua época, que articulava-se de maneira a exaltar as inovações narrativas, técnicas e temáticas que tais obras continham.
id UTFPR-11_b209fb7891d5fd2065670e0cd839a1bc
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7472
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling Análise das críticas cinematográficas de Ely Azeredo sobre O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, de Rogério SganzerlaCiências Sociais Aplicadas; Comunicação; CinemaEly Azeredo; Crítica Cinematográfica; Cinema Marginal.Este artigo apresenta uma investigação acerca dos métodos de análise e argumentação presentes no trabalho do crítico de cinema Ely Azeredo sobre o Cinema Marginal. O objetivo deste estudo foi encontrar respostas para o posicionamento negativo do crítico a este movimento que marcou a modernização da cinematografia brasileira. Para esta análise, foram selecionados dois textos publicados no periódico carioca Jornal do Brasil a respeito das obras O Bandido da Luz Vermelha (1968) e A Mulher de Todos (1969), de Rogério Sganzerla. Os textos apresentam opiniões divergentes de Ely Azeredo sobre a obra em questão, contrastando com o julgamento hegemônico de sua época, que articulava-se de maneira a exaltar as inovações narrativas, técnicas e temáticas que tais obras continham.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"Faculdade de Arquitetura, Artes e ComunicaçãoRocha, Luís Geraldo2019-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/747210.3895/rde.v9n15.7472Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 13-271984-237610.3895/rde.v9n15reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/7472/5976Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:14Zoai:periodicos.utfpr:article/7472Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:14Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das críticas cinematográficas de Ely Azeredo sobre O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
title Análise das críticas cinematográficas de Ely Azeredo sobre O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
spellingShingle Análise das críticas cinematográficas de Ely Azeredo sobre O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
Rocha, Luís Geraldo
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Cinema
Ely Azeredo; Crítica Cinematográfica; Cinema Marginal.
title_short Análise das críticas cinematográficas de Ely Azeredo sobre O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
title_full Análise das críticas cinematográficas de Ely Azeredo sobre O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
title_fullStr Análise das críticas cinematográficas de Ely Azeredo sobre O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
title_full_unstemmed Análise das críticas cinematográficas de Ely Azeredo sobre O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
title_sort Análise das críticas cinematográficas de Ely Azeredo sobre O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
author Rocha, Luís Geraldo
author_facet Rocha, Luís Geraldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luís Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Cinema
Ely Azeredo; Crítica Cinematográfica; Cinema Marginal.
topic Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Cinema
Ely Azeredo; Crítica Cinematográfica; Cinema Marginal.
description Este artigo apresenta uma investigação acerca dos métodos de análise e argumentação presentes no trabalho do crítico de cinema Ely Azeredo sobre o Cinema Marginal. O objetivo deste estudo foi encontrar respostas para o posicionamento negativo do crítico a este movimento que marcou a modernização da cinematografia brasileira. Para esta análise, foram selecionados dois textos publicados no periódico carioca Jornal do Brasil a respeito das obras O Bandido da Luz Vermelha (1968) e A Mulher de Todos (1969), de Rogério Sganzerla. Os textos apresentam opiniões divergentes de Ely Azeredo sobre a obra em questão, contrastando com o julgamento hegemônico de sua época, que articulava-se de maneira a exaltar as inovações narrativas, técnicas e temáticas que tais obras continham.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/7472
10.3895/rde.v9n15.7472
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/7472
identifier_str_mv 10.3895/rde.v9n15.7472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/7472/5976
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 13-27
1984-2376
10.3895/rde.v9n15
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1808858895496511488