Cultura organizacional, gestão de pessoas e employee experience: estudo de caso da aquisição do grupo Netshoes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva, Marcelo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Terci Osso, Giovanna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/15197
Resumo: As organizações contemporâneas aperfeiçoam seus negócios e ampliam seu espaço no mercado por meio de aquisições e fusões, tornando-se grandes players em diferentes setores da economia, como ocorreu com a Magazine Luiza, nosso objeto empírico de análise, que adquiriu, apenas em 2020, 21 empresas. Levando em conta que o processo de aquisição deve estar alinhado à gestão de pessoas e à comunicação interna, levamos a cabo um estudo de caso da compra da marca Netshoes pela Magazine Luíza, inferindo que embora as aquisições visem a expandir os empreendimentos e gerar progresso, precisam ter como horizonte o acolhimento dos profissionais, garantindo uma experiência positiva para todas as pessoas, contribuindo para a construção de uma marca cuja cultura e reputação se ancorem na integridade e no respeito, condição sine qua non para o êxito das organizações.
id UTFPR-11_cc05e458d6557badfafe13e680b076f8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15197
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling Cultura organizacional, gestão de pessoas e employee experience: estudo de caso da aquisição do grupo NetshoesComunicação; Relações PúblicasComunicação interna; Gestão de pessoas; Magazine Luiza; Estudo de caso; Netshoes.As organizações contemporâneas aperfeiçoam seus negócios e ampliam seu espaço no mercado por meio de aquisições e fusões, tornando-se grandes players em diferentes setores da economia, como ocorreu com a Magazine Luiza, nosso objeto empírico de análise, que adquiriu, apenas em 2020, 21 empresas. Levando em conta que o processo de aquisição deve estar alinhado à gestão de pessoas e à comunicação interna, levamos a cabo um estudo de caso da compra da marca Netshoes pela Magazine Luíza, inferindo que embora as aquisições visem a expandir os empreendimentos e gerar progresso, precisam ter como horizonte o acolhimento dos profissionais, garantindo uma experiência positiva para todas as pessoas, contribuindo para a construção de uma marca cuja cultura e reputação se ancorem na integridade e no respeito, condição sine qua non para o êxito das organizações.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Não háPereira da Silva, MarceloTerci Osso, Giovanna2022-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1519710.3895/rde.v13n21.15197Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 13, n. 21 (2022): Revista Dito Efeito; 31-481984-237610.3895/rde.v13n21reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/15197/8876Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-02T21:41:41Zoai:periodicos.utfpr:article/15197Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-11-02T21:41:41Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura organizacional, gestão de pessoas e employee experience: estudo de caso da aquisição do grupo Netshoes
title Cultura organizacional, gestão de pessoas e employee experience: estudo de caso da aquisição do grupo Netshoes
spellingShingle Cultura organizacional, gestão de pessoas e employee experience: estudo de caso da aquisição do grupo Netshoes
Pereira da Silva, Marcelo
Comunicação; Relações Públicas
Comunicação interna; Gestão de pessoas; Magazine Luiza; Estudo de caso; Netshoes.
title_short Cultura organizacional, gestão de pessoas e employee experience: estudo de caso da aquisição do grupo Netshoes
title_full Cultura organizacional, gestão de pessoas e employee experience: estudo de caso da aquisição do grupo Netshoes
title_fullStr Cultura organizacional, gestão de pessoas e employee experience: estudo de caso da aquisição do grupo Netshoes
title_full_unstemmed Cultura organizacional, gestão de pessoas e employee experience: estudo de caso da aquisição do grupo Netshoes
title_sort Cultura organizacional, gestão de pessoas e employee experience: estudo de caso da aquisição do grupo Netshoes
author Pereira da Silva, Marcelo
author_facet Pereira da Silva, Marcelo
Terci Osso, Giovanna
author_role author
author2 Terci Osso, Giovanna
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não há
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Silva, Marcelo
Terci Osso, Giovanna
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; Relações Públicas
Comunicação interna; Gestão de pessoas; Magazine Luiza; Estudo de caso; Netshoes.
topic Comunicação; Relações Públicas
Comunicação interna; Gestão de pessoas; Magazine Luiza; Estudo de caso; Netshoes.
description As organizações contemporâneas aperfeiçoam seus negócios e ampliam seu espaço no mercado por meio de aquisições e fusões, tornando-se grandes players em diferentes setores da economia, como ocorreu com a Magazine Luiza, nosso objeto empírico de análise, que adquiriu, apenas em 2020, 21 empresas. Levando em conta que o processo de aquisição deve estar alinhado à gestão de pessoas e à comunicação interna, levamos a cabo um estudo de caso da compra da marca Netshoes pela Magazine Luíza, inferindo que embora as aquisições visem a expandir os empreendimentos e gerar progresso, precisam ter como horizonte o acolhimento dos profissionais, garantindo uma experiência positiva para todas as pessoas, contribuindo para a construção de uma marca cuja cultura e reputação se ancorem na integridade e no respeito, condição sine qua non para o êxito das organizações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/15197
10.3895/rde.v13n21.15197
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/15197
identifier_str_mv 10.3895/rde.v13n21.15197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/15197/8876
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 13, n. 21 (2022): Revista Dito Efeito; 31-48
1984-2376
10.3895/rde.v13n21
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713890681880576