A face do agressor: estigmatização e invisibilidade social da juventude em notícias televisivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
DOI: | 10.3895/rde.v4n4.2125 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2125 |
Resumo: | Fundamentado na concepção de que a TV é uma instituição influente na produção de sentidos, tanto no campo político quanto no cultural, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que lançou olhares sobre conteúdos noticiosos voltados à temática da segurança/violência, priorizando peças jornalísticas com foco na categoria social “juventude”. O trabalho foi delimitado em dois noticiários locais: o Paraná TV, do Grupo Paranaense de Comunicação, afiliado da Rede Globo no Paraná, e o Tribuna da Massa, da Rede Massa de Comunicação, emissora vinculada ao SBT. Com base nos conceitos sociológicos de “invisibilidade social” e “estigmatização”, o artigo apresenta o perfil social de grupos de agressores estigmatizados pelos telejornais a partir de um monitoramento desses produtos e, além disso, busca discorrer sobre aspectos da construção de estereótipos na relação entre juventude e violência, levando em consideração ainda atributos geográficos, étnicos e de ocupação profissional. |
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A face do agressor: estigmatização e invisibilidade social da juventude em notícias televisivasComunicaçãoComunicação; telejornalismo; segurança; violênciaFundamentado na concepção de que a TV é uma instituição influente na produção de sentidos, tanto no campo político quanto no cultural, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que lançou olhares sobre conteúdos noticiosos voltados à temática da segurança/violência, priorizando peças jornalísticas com foco na categoria social “juventude”. O trabalho foi delimitado em dois noticiários locais: o Paraná TV, do Grupo Paranaense de Comunicação, afiliado da Rede Globo no Paraná, e o Tribuna da Massa, da Rede Massa de Comunicação, emissora vinculada ao SBT. Com base nos conceitos sociológicos de “invisibilidade social” e “estigmatização”, o artigo apresenta o perfil social de grupos de agressores estigmatizados pelos telejornais a partir de um monitoramento desses produtos e, além disso, busca discorrer sobre aspectos da construção de estereótipos na relação entre juventude e violência, levando em consideração ainda atributos geográficos, étnicos e de ocupação profissional.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2013-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/212510.3895/rde.v4n4.2125Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 4, n. 4 (2013)1984-237610.3895/rde.v4n4reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2125/2023http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndré, HendryoSomma Neto, João2015-05-19T16:59:04Zoai:periodicos.utfpr:article/2125Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2015-05-19T16:59:04Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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