Uma análise da família através do personagem Felix, de Amor à Vida: possíveis relações entre Comunicação/Educação e a telenovela
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4885 |
Resumo: | Partimos do debate ainda restrito na sociedade brasileira acerca do que se constitui como família. Isso porque, atualmente, convivemos com diretrizes opostas: a aprovação legislativa em caráter parcial – somente na Câmara – do Estatuto da Família, que restringe família à união formada por homem e mulher, e decisões do STF e do CNJ em sentido contrário, que albergam a união de casais homoafetivos. Identificando esse debate em torno da família na novela Amor à Vida e tendo em vista que a proposição de sentidos pelos media não se dá de modo isento, nem tampouco despido de estereótipos, buscamos compreender em que medida a narrativa teleficcional permite a construção de novos sentidos por parte dos sujeitos, por meio de seu consumo. E, ainda, introduzimos o campo da comunicação/educação como locus privilegiado de discussão da telenovela com possibilidade para reflexões que ampliem os horizontes e esvaziem os determinismos. Para tanto, nos valemos de pesquisa bibliográfica a partir dos autores Baccega, Martín-Barbero, Rey, Lopes, Sunkel, Canclini e Slater. |
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Uma análise da família através do personagem Felix, de Amor à Vida: possíveis relações entre Comunicação/Educação e a telenovelaComunicaçãoComunicação e consumo; Comunicação/educação; Telenovela; FamíliaPartimos do debate ainda restrito na sociedade brasileira acerca do que se constitui como família. Isso porque, atualmente, convivemos com diretrizes opostas: a aprovação legislativa em caráter parcial – somente na Câmara – do Estatuto da Família, que restringe família à união formada por homem e mulher, e decisões do STF e do CNJ em sentido contrário, que albergam a união de casais homoafetivos. Identificando esse debate em torno da família na novela Amor à Vida e tendo em vista que a proposição de sentidos pelos media não se dá de modo isento, nem tampouco despido de estereótipos, buscamos compreender em que medida a narrativa teleficcional permite a construção de novos sentidos por parte dos sujeitos, por meio de seu consumo. E, ainda, introduzimos o campo da comunicação/educação como locus privilegiado de discussão da telenovela com possibilidade para reflexões que ampliem os horizontes e esvaziem os determinismos. Para tanto, nos valemos de pesquisa bibliográfica a partir dos autores Baccega, Martín-Barbero, Rey, Lopes, Sunkel, Canclini e Slater.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESda Costa Rocha, Camilla Rodrigues Netto2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/488510.3895/rde.v7n11.4885Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 7, n. 11 (2016); 95-1071984-237610.3895/rde.v7n11reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4885/3507Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T16:59:59Zoai:periodicos.utfpr:article/4885Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2017-05-03T16:59:59Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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