Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engelmann, Henrique Traesel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8313
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário – Campo Comprido. Visto que a Cidade de Curitiba possui um sistema conhecido como BRT, de canaletas exclusivas para ônibus que, todavia, não conseguem fazer livremente a utilização destas vias devido aos semáforos existentes nas mesmas. Este estudo analisou a viabilidade da introdução de um sistema que possa identificar a aproximação dos ônibus e, como consequência, liberar a passagem dos mesmos sem que ocorra a desnecessária perda de tempo em semáforos. Os resultados das análises mostraram que, para o trecho estudado, pode-se afirmar com mais de 99% de certeza, que a substituição dos semáforos convencionais por algum tipo de sistema que dê a preferência para os ônibus, irá diminuir significativamente o tempo de percurso total dos ônibus.
id UTFPR-12_02510c408ebda05dea8df2b385cf11c8
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8313
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-11T14:21:22Z2020-11-11T14:21:22Z2014-08-27ENGELMANN, Henrique Traesel. Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8313O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário – Campo Comprido. Visto que a Cidade de Curitiba possui um sistema conhecido como BRT, de canaletas exclusivas para ônibus que, todavia, não conseguem fazer livremente a utilização destas vias devido aos semáforos existentes nas mesmas. Este estudo analisou a viabilidade da introdução de um sistema que possa identificar a aproximação dos ônibus e, como consequência, liberar a passagem dos mesmos sem que ocorra a desnecessária perda de tempo em semáforos. Os resultados das análises mostraram que, para o trecho estudado, pode-se afirmar com mais de 99% de certeza, que a substituição dos semáforos convencionais por algum tipo de sistema que dê a preferência para os ônibus, irá diminuir significativamente o tempo de percurso total dos ônibus.The following essay strives to analyze the traffic lights influence on the total travel time of buses of the express line Centenário – Campo Comprido. Since the City of Curitiba has a system known as BRT, dedicated lane for buses, however, cannot freely make use of these facilities due to existing traffic lights on them. Thereby this essay analyzed the feasibility of introducing a system that can identify the approaching buses and as a result, release the way to them without unnecessary waste time. The results of the analysis showed that, for the studied stretch, it can be stated with 99% certainty that the replacement of conventional lights for some kind of system that gives right of way to buses, will decrease significantly the total travel time of buses.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Construção CivilEngenharia de Produção CivilTrânsito - Sinais e sinalizaçãoTrânsito urbano - Estudo de casosTransporte urbanoTeoria dos errosTraffic signs and signalsCity traffic - Case studiesUrban transportationError analysis (Mathematics)Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Compridoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaCorrêa, Janine NicolosiEngelmann, Henrique Traeselreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_EPC_2014_1_08.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1337http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8313/1/CT_EPC_2014_1_08.PDF.jpg1ff7daa3fbdeca2245596ca39ef53e2aMD51ORIGINALCT_EPC_2014_1_08.PDFapplication/pdf1810192http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8313/2/CT_EPC_2014_1_08.PDF5499a2f8058a6f3f7577d54d6319c79aMD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8313/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_EPC_2014_1_08.PDF.txtExtracted texttext/plain80366http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8313/4/CT_EPC_2014_1_08.PDF.txtfe4a4b3200b374f9bf36eb0f6e56cfabMD541/83132020-11-11 12:21:22.624oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T14:21:22Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido
title Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido
spellingShingle Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido
Engelmann, Henrique Traesel
Engenharia de Produção Civil
Trânsito - Sinais e sinalização
Trânsito urbano - Estudo de casos
Transporte urbano
Teoria dos erros
Traffic signs and signals
City traffic - Case studies
Urban transportation
Error analysis (Mathematics)
title_short Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido
title_full Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido
title_fullStr Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido
title_full_unstemmed Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido
title_sort Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido
author Engelmann, Henrique Traesel
author_facet Engelmann, Henrique Traesel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corrêa, Janine Nicolosi
dc.contributor.author.fl_str_mv Engelmann, Henrique Traesel
contributor_str_mv Corrêa, Janine Nicolosi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia de Produção Civil
topic Engenharia de Produção Civil
Trânsito - Sinais e sinalização
Trânsito urbano - Estudo de casos
Transporte urbano
Teoria dos erros
Traffic signs and signals
City traffic - Case studies
Urban transportation
Error analysis (Mathematics)
dc.subject.por.fl_str_mv Trânsito - Sinais e sinalização
Trânsito urbano - Estudo de casos
Transporte urbano
Teoria dos erros
Traffic signs and signals
City traffic - Case studies
Urban transportation
Error analysis (Mathematics)
description O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário – Campo Comprido. Visto que a Cidade de Curitiba possui um sistema conhecido como BRT, de canaletas exclusivas para ônibus que, todavia, não conseguem fazer livremente a utilização destas vias devido aos semáforos existentes nas mesmas. Este estudo analisou a viabilidade da introdução de um sistema que possa identificar a aproximação dos ônibus e, como consequência, liberar a passagem dos mesmos sem que ocorra a desnecessária perda de tempo em semáforos. Os resultados das análises mostraram que, para o trecho estudado, pode-se afirmar com mais de 99% de certeza, que a substituição dos semáforos convencionais por algum tipo de sistema que dê a preferência para os ônibus, irá diminuir significativamente o tempo de percurso total dos ônibus.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T14:21:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-11T14:21:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ENGELMANN, Henrique Traesel. Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8313
identifier_str_mv ENGELMANN, Henrique Traesel. Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Construção Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8313/1/CT_EPC_2014_1_08.PDF.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8313/2/CT_EPC_2014_1_08.PDF
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8313/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8313/4/CT_EPC_2014_1_08.PDF.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ff7daa3fbdeca2245596ca39ef53e2a
5499a2f8058a6f3f7577d54d6319c79a
dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809
fe4a4b3200b374f9bf36eb0f6e56cfab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923053974061056