Análise de levantamento de defeitos em superfície de pavimentos asfálticos a partir do uso de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Junior, Ernesto Valdecir
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Duarte, Renato Damião
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14347
Resumo: As péssimas condições de boa parte da malha rodoviária nacional, aliadas ao atual cenário econômico, indicam a necessidade de aplicação de novas tecnologias aplicadas a Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGP), visando a otimização de processos e um melhor direcionamento dos recursos disponíveis. Atualmente, tem-se investigado o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) para o monitoramento de rodovias, especialmente pela possibilidade do levantamento automático, de baixa interferência, de diversos parâmetros relacionados ao tráfego e à infraestrutura viária. Neste trabalho, objetivou-se a análise da aplicabilidade do levantamento de defeitos na superfície de pavimentos asfálticos com o uso de RPAs. O estudo foi realizado a partir da avaliação de defeitos em um trecho de pavimento urbano por meio de um levantamento por caminhamento e de uma classificação manual, e supervisionada, de imagens geradas por uma RPA. Realizou-se um comparativo em termos de assertividade do tipo e da extensão dos defeitos, de tempo e de custos para cada método de avaliação. Os resultados indicaram que o método de classificação manual apresentou respostas condizentes com a realidade observada no trecho estudado. Já para as metodologias de classificação supervisionadas, devido a diversas limitações encontradas, os resultados foram menos satisfatórios. No entanto, com os equipamentos adequados e um refinamento dos procedimentos de classificação, as metodologias apresentam grande potencial de melhoria. Apesar da RPA apresentar um custo inicial elevado e demandarem um tempo maior para a aquisição dos dados, pode trazer diversos benefícios à gerência de pavimentos, especialmente pelas diversas aplicações que a tecnologia abrange.
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spelling 2020-11-18T11:57:10Z2020-11-18T11:57:10Z2018-11-20GOMES JUNIOR, Ernesto Valdecir; DUARTE, Renato Damião. Análise de levantamento de defeitos em superfície de pavimentos asfálticos a partir do uso de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA). 2018. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14347As péssimas condições de boa parte da malha rodoviária nacional, aliadas ao atual cenário econômico, indicam a necessidade de aplicação de novas tecnologias aplicadas a Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGP), visando a otimização de processos e um melhor direcionamento dos recursos disponíveis. Atualmente, tem-se investigado o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) para o monitoramento de rodovias, especialmente pela possibilidade do levantamento automático, de baixa interferência, de diversos parâmetros relacionados ao tráfego e à infraestrutura viária. Neste trabalho, objetivou-se a análise da aplicabilidade do levantamento de defeitos na superfície de pavimentos asfálticos com o uso de RPAs. O estudo foi realizado a partir da avaliação de defeitos em um trecho de pavimento urbano por meio de um levantamento por caminhamento e de uma classificação manual, e supervisionada, de imagens geradas por uma RPA. Realizou-se um comparativo em termos de assertividade do tipo e da extensão dos defeitos, de tempo e de custos para cada método de avaliação. Os resultados indicaram que o método de classificação manual apresentou respostas condizentes com a realidade observada no trecho estudado. Já para as metodologias de classificação supervisionadas, devido a diversas limitações encontradas, os resultados foram menos satisfatórios. No entanto, com os equipamentos adequados e um refinamento dos procedimentos de classificação, as metodologias apresentam grande potencial de melhoria. Apesar da RPA apresentar um custo inicial elevado e demandarem um tempo maior para a aquisição dos dados, pode trazer diversos benefícios à gerência de pavimentos, especialmente pelas diversas aplicações que a tecnologia abrange.The awful conditions of national highway network many parts, allied with the current economic scenario, imply the necessity of new technologies applicated to Pavement Management Systems, looking for the processes optimization and a better allocation of the available resources. Nowadays, it has being studied the Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) use in pavement management, especially because of the automatic survey possibility, with low interference and a lot of indicators related to traffic and road infrastructure. This work has the objective to examine the applicability of defects identification on asphalt pavements surface using UAVs. The study was held by the defects evaluation in an urban pavement stretch by hiking identification and by manual and supervised classifications with UAVs mapping. It took place a comparative in terms of the defects type and extension assertiveness, the length and the costs of each evaluation methods. The results suggest that the manual classification method presented agreeing results with the reality seen on the studied stretch. For the supervised classification methods, due the barriers found, the results seen was less satisfactory. However, if using suitable equipment with a detailed technical knowledge, the methodologies present great potential of improvement. Despite the initial cost and longer time required for data acquisition, the UVAs methods have great potential, which may bring many benefits to its technology range of applications.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia CivilUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Construção CivilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILPavimentosAnálise estrutural (Engenharia)Pavimentos - DefeitosVeículo aéreo não tripuladoSistemas de informação geográficaPavementsStructural analysis (Engineering)Pavements - DefectsDrone aircraftGeographic information systemsAnálise de levantamento de defeitos em superfície de pavimentos asfálticos a partir do uso de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA)Analysis of evaluation of the surface of asphalt pavement using Unmanned Aerial Vehicles (UAV)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoBisconsini, Danilo RinaldiFelipetto, Henrique dos SantosBisconsini, Danilo RinaldiTrombetta, JairoTabalipa, Ney LyzandroGomes Junior, Ernesto ValdecirDuarte, Renato Damiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_COECI_2018_2_45.pdfapplication/pdf19888402http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14347/1/PB_COECI_2018_2_45.pdf89bfc1a4b59db58dbdfcfd7a270906d4MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14347/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_COECI_2018_2_45.pdf.txtExtracted texttext/plain159065http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14347/3/PB_COECI_2018_2_45.pdf.txt15433f818d9acd6e9c7238adac29739cMD53THUMBNAILPB_COECI_2018_2_45.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1394http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14347/4/PB_COECI_2018_2_45.pdf.jpg7a80a786d90cb5549edf6111f11e1420MD541/143472020-11-18 09:57:10.852oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T11:57:10Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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