Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21747 |
Resumo: | Todos os dias um novo recurso tecnológico é introduzido no campo da educação. As diferentes tecnologias influenciam a educação, seja nos discursos, nas atividades e nas maneiras de aprender e ensinar. A lousa digital interativa é utilizada como forma de aliar as características lúdicas dos jogos à interatividade, possibilitando oportunidades de aprendizagem. Este trabalho teve o objetivo de demonstrar como atividades lúdicas, como o jogo, é capaz de ser reconhecido como meio de fornecer ao indivíduo um ambiente agradável, motivador, prazeroso, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, tem como tendência motivar o aluno a participar espontaneamente da aula. Os alunos apresentavam dificuldades nas aulas teóricas de ciências, inclusive o conteúdo “Corpo Humano” e se identificam com as aulas práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. O conteúdo “Corpo Humano”, um jogo “As Aventuras do Corpo Humano”, na lousa digital interativa, foi aplicado no 5º ano, no município de Araras SP e os estudos apontaram que a lousa digital interativa é uma ferramenta motivacional para a aprendizagem, despertando um grande interesse e aceitação nos alunos. A familiaridade dos alunos com os jogos e o cará ter lúdico desenvolve uma motivação e o envolvimento pleno com o aprendizado aponta para a necessidade de se propor um recurso como um jogo educativo digital, considerando que a abordagem do tema por meio de jogos possa facilitar o processo de ensino. |
id |
UTFPR-12_06719c37a248b4c866074bcd320ff0ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/21747 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-24T19:10:56Z2020-11-24T19:10:56Z2014-03-29TEODORO, Marleide. Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21747Todos os dias um novo recurso tecnológico é introduzido no campo da educação. As diferentes tecnologias influenciam a educação, seja nos discursos, nas atividades e nas maneiras de aprender e ensinar. A lousa digital interativa é utilizada como forma de aliar as características lúdicas dos jogos à interatividade, possibilitando oportunidades de aprendizagem. Este trabalho teve o objetivo de demonstrar como atividades lúdicas, como o jogo, é capaz de ser reconhecido como meio de fornecer ao indivíduo um ambiente agradável, motivador, prazeroso, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, tem como tendência motivar o aluno a participar espontaneamente da aula. Os alunos apresentavam dificuldades nas aulas teóricas de ciências, inclusive o conteúdo “Corpo Humano” e se identificam com as aulas práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. O conteúdo “Corpo Humano”, um jogo “As Aventuras do Corpo Humano”, na lousa digital interativa, foi aplicado no 5º ano, no município de Araras SP e os estudos apontaram que a lousa digital interativa é uma ferramenta motivacional para a aprendizagem, despertando um grande interesse e aceitação nos alunos. A familiaridade dos alunos com os jogos e o cará ter lúdico desenvolve uma motivação e o envolvimento pleno com o aprendizado aponta para a necessidade de se propor um recurso como um jogo educativo digital, considerando que a abordagem do tema por meio de jogos possa facilitar o processo de ensino.Every day a new technological feature is introduced into the field of education. The different technologies influence education, whether in speeches, activities and ways of learning and teaching. The digital interactive whiteboard is used as a way of combining the entertaining features of games interactivity, enabling learning opportunities. This study aimed to demonstrate how play activities, as the game, is able to be recognized as a means of providing the individual with a pleasant, motivating, enjoyable, planned and enriched environment that enables learning various skills, has the tendency to motivate the student to attend class spontaneously. Students had difficulties in theoretical science classes, including the content "Human Body" and identify with the practical classes in the early years of elementary school. The content "Human Body," a game "Adventures of the Human Body" on digital interactive whiteboard was applied on the 5th grade in Araras-SP and studies showed that the digital interactive whiteboard is a motivational tool for learning, arousing great interest and acceptance in students. The familiarity of the students with the games and the playful character motivates and develops a full engagement with learning, points to the need to propose a resource such as a digital educational game, whereas the approach of the theme through games can ease the process teaching.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEnsino de CiênciasEstratégias de aprendizagemTecnologia educacionalEnsino - Meios auxiliaresLearning strategiesEducational technologyTeaching - Aids and devicesLousa digital e o ensino e aprendizagem de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraBresolin, Adriano de AndradeTeodoro, Marleidereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILMD_ENSCIE_IV_2014_71.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21747/1/MD_ENSCIE_IV_2014_71.pdf.jpge14c2e94a4c58f3e7ba61d10cefee882MD51ORIGINALMD_ENSCIE_IV_2014_71.pdfapplication/pdf820658http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21747/2/MD_ENSCIE_IV_2014_71.pdf611ab5627e527587058423e2f978dbddMD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21747/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTMD_ENSCIE_IV_2014_71.pdf.txtExtracted texttext/plain34635http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21747/4/MD_ENSCIE_IV_2014_71.pdf.txtfda15aa67ab5d68270472f074b85d261MD541/217472020-11-24 17:10:56.393oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-24T19:10:56Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências |
title |
Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências |
spellingShingle |
Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências Teodoro, Marleide Ensino de Ciências Estratégias de aprendizagem Tecnologia educacional Ensino - Meios auxiliares Learning strategies Educational technology Teaching - Aids and devices |
title_short |
Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências |
title_full |
Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências |
title_fullStr |
Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências |
title_full_unstemmed |
Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências |
title_sort |
Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências |
author |
Teodoro, Marleide |
author_facet |
Teodoro, Marleide |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bresolin, Adriano de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodoro, Marleide |
contributor_str_mv |
Bresolin, Adriano de Andrade |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ensino de Ciências |
topic |
Ensino de Ciências Estratégias de aprendizagem Tecnologia educacional Ensino - Meios auxiliares Learning strategies Educational technology Teaching - Aids and devices |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem Tecnologia educacional Ensino - Meios auxiliares Learning strategies Educational technology Teaching - Aids and devices |
description |
Todos os dias um novo recurso tecnológico é introduzido no campo da educação. As diferentes tecnologias influenciam a educação, seja nos discursos, nas atividades e nas maneiras de aprender e ensinar. A lousa digital interativa é utilizada como forma de aliar as características lúdicas dos jogos à interatividade, possibilitando oportunidades de aprendizagem. Este trabalho teve o objetivo de demonstrar como atividades lúdicas, como o jogo, é capaz de ser reconhecido como meio de fornecer ao indivíduo um ambiente agradável, motivador, prazeroso, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, tem como tendência motivar o aluno a participar espontaneamente da aula. Os alunos apresentavam dificuldades nas aulas teóricas de ciências, inclusive o conteúdo “Corpo Humano” e se identificam com as aulas práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. O conteúdo “Corpo Humano”, um jogo “As Aventuras do Corpo Humano”, na lousa digital interativa, foi aplicado no 5º ano, no município de Araras SP e os estudos apontaram que a lousa digital interativa é uma ferramenta motivacional para a aprendizagem, despertando um grande interesse e aceitação nos alunos. A familiaridade dos alunos com os jogos e o cará ter lúdico desenvolve uma motivação e o envolvimento pleno com o aprendizado aponta para a necessidade de se propor um recurso como um jogo educativo digital, considerando que a abordagem do tema por meio de jogos possa facilitar o processo de ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-24T19:10:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-24T19:10:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TEODORO, Marleide. Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21747 |
identifier_str_mv |
TEODORO, Marleide. Lousa digital e o ensino e aprendizagem de ciências. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21747/1/MD_ENSCIE_IV_2014_71.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21747/2/MD_ENSCIE_IV_2014_71.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21747/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21747/4/MD_ENSCIE_IV_2014_71.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e14c2e94a4c58f3e7ba61d10cefee882 611ab5627e527587058423e2f978dbdd dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809 fda15aa67ab5d68270472f074b85d261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923171454418944 |