Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3809 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda temas referentes a evitabilidade de mortes e redução de danos no trânsito, com foco no desenho urbano/rodoviário. O trânsito é uma das maiores causas de morte, considerado pela Organização Mundial da Saúde uma epidemia global. A :m de atender um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, foi lançada a Década de Ações pela Segurança Viária 2011–2020, da qual o Brasil é signatário, que possui a meta de reduzir pelo menos metade o número de vítimas do trânsito. Partindo da noção de que a infraestrutura não promove previsibilidade, o objetivo deste trabalho é identi:car elementos de design das vias que sustentem as expectativas dos usuários, facilitem a tarefa de trânsito e aumentem o potencial de ciclabilidade. Investiga-se, assim, como o design pode colaborar com a produção de um trânsito seguro e sustentável. São coletivizadas experiências de estudos sobre Estradas Autoexplicativas (SER); e é realizada uma abordagem sobre SER pela aplicação de um questionário com usuários das vias. O trabalho aborda problemas e soluções de design para fazer estradas autoexplicativas; os resultados produzidos pelo questionário revelam algumas pistas sobre elementos de design autoexplicativos das vias. Mais pesquisa é necessária a :m de se obter resultados mais conclusivos. |
id |
UTFPR-12_09c6a93bd47c90b85b25e2407ad0aca4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/3809 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-02-08T12:58:31Z2019-02-08T12:58:31Z2018-11-13MOREIRA, Henrique Jakobi. Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3809Esta pesquisa aborda temas referentes a evitabilidade de mortes e redução de danos no trânsito, com foco no desenho urbano/rodoviário. O trânsito é uma das maiores causas de morte, considerado pela Organização Mundial da Saúde uma epidemia global. A :m de atender um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, foi lançada a Década de Ações pela Segurança Viária 2011–2020, da qual o Brasil é signatário, que possui a meta de reduzir pelo menos metade o número de vítimas do trânsito. Partindo da noção de que a infraestrutura não promove previsibilidade, o objetivo deste trabalho é identi:car elementos de design das vias que sustentem as expectativas dos usuários, facilitem a tarefa de trânsito e aumentem o potencial de ciclabilidade. Investiga-se, assim, como o design pode colaborar com a produção de um trânsito seguro e sustentável. São coletivizadas experiências de estudos sobre Estradas Autoexplicativas (SER); e é realizada uma abordagem sobre SER pela aplicação de um questionário com usuários das vias. O trabalho aborda problemas e soluções de design para fazer estradas autoexplicativas; os resultados produzidos pelo questionário revelam algumas pistas sobre elementos de design autoexplicativos das vias. Mais pesquisa é necessária a :m de se obter resultados mais conclusivos.Nis research deals with themes related to avoidance of deaths and reduction of traLc damage, focusing on urban/road design. TraLc is one of the major causes of death, considered by the World Health Organization a global epidemic. In order to meet one of the Sustainable Development Goals, which is to reduce at least half the number of traLc victims, the United Nations has launched the Decade of Actions for Road Safety 2011-2020, of which Brazil is a signatory. Starting from the notion that the infrastructure does not promote predictability, the objective of this work is to identify elements of road design that support users' expectations, facilitate the traLc task and increase the potential for cycling. It is thus investigated how design can contribute to the production of safe and sustainable transit. Experiences of studies on Self-Explaining Roads (SER) are collected; and an approach on SER is carried out by the application of a questionnaire with road users. Nis paper address design problems and solutions in order to make roads self-explaining and the data produced by the questionnaire reveal some clues about self-explaining design elements of roads; however, further studies are needed in order to obtain more conclusive results.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALSociais e HumanidadesRuas - Curitiba (PR)Planejamento urbanoTrânsito - Sinais e sinalizaçãoTrânsito urbano - Curitiba (PR)Levantamentos de origem e destino do trânsitoResponsabilidade por acidentes de trânsitoSinais e placas de sinalizaçãoTrânsito - FluxoAcidentes de trânsitoTecnologiaStreets - Curitiba (PR)City planningTraffic signs and signalsCity traffic - Curitiba (PR)Origin and destination traffic surveysLiability for traffic accidentsSigns and signboardsTraffic flowTraffic accidentsTechnologyDesign pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentávelDesign towards avoidance of road crashes and deaths: for a sustainable and safe trafficinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaCasagrande Junior, Eloy Fassihttp://lattes.cnpq.br/8353762351277382Saavedra Filho, Nestor CortezUltramari, ClovisBernardinis, Marcia de Andrade PereiraCasagrande Junior, Eloy Fassihttp://lattes.cnpq.br/6797976972553107Moreira, Henrique Jakobiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGTE_M_Moreira, Henrique Jakobi_2018.pdfCT_PPGTE_M_Moreira, Henrique Jakobi_2018.pdfapplication/pdf89867121http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3809/1/CT_PPGTE_M_Moreira%2c%20Henrique%20Jakobi_2018.pdf20596f2453b834259da7903de6583f14MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3809/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_PPGTE_M_Moreira, Henrique Jakobi_2018.pdf.txtCT_PPGTE_M_Moreira, Henrique Jakobi_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain237455http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3809/3/CT_PPGTE_M_Moreira%2c%20Henrique%20Jakobi_2018.pdf.txtc174201a21cb03c836f27bdcd1b6988aMD53THUMBNAILCT_PPGTE_M_Moreira, Henrique Jakobi_2018.pdf.jpgCT_PPGTE_M_Moreira, Henrique Jakobi_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3809/4/CT_PPGTE_M_Moreira%2c%20Henrique%20Jakobi_2018.pdf.jpg9a16455d9dea993102d81839b08c3304MD541/38092019-02-09 03:00:58.478oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2019-02-09T05:00:58Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Design towards avoidance of road crashes and deaths: for a sustainable and safe traffic |
title |
Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável |
spellingShingle |
Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável Moreira, Henrique Jakobi CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Ruas - Curitiba (PR) Planejamento urbano Trânsito - Sinais e sinalização Trânsito urbano - Curitiba (PR) Levantamentos de origem e destino do trânsito Responsabilidade por acidentes de trânsito Sinais e placas de sinalização Trânsito - Fluxo Acidentes de trânsito Tecnologia Streets - Curitiba (PR) City planning Traffic signs and signals City traffic - Curitiba (PR) Origin and destination traffic surveys Liability for traffic accidents Signs and signboards Traffic flow Traffic accidents Technology Sociais e Humanidades |
title_short |
Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável |
title_full |
Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável |
title_fullStr |
Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável |
title_full_unstemmed |
Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável |
title_sort |
Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável |
author |
Moreira, Henrique Jakobi |
author_facet |
Moreira, Henrique Jakobi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Casagrande Junior, Eloy Fassi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8353762351277382 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Saavedra Filho, Nestor Cortez |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ultramari, Clovis |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Bernardinis, Marcia de Andrade Pereira |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Casagrande Junior, Eloy Fassi |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6797976972553107 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Henrique Jakobi |
contributor_str_mv |
Casagrande Junior, Eloy Fassi Saavedra Filho, Nestor Cortez Ultramari, Clovis Bernardinis, Marcia de Andrade Pereira Casagrande Junior, Eloy Fassi |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Ruas - Curitiba (PR) Planejamento urbano Trânsito - Sinais e sinalização Trânsito urbano - Curitiba (PR) Levantamentos de origem e destino do trânsito Responsabilidade por acidentes de trânsito Sinais e placas de sinalização Trânsito - Fluxo Acidentes de trânsito Tecnologia Streets - Curitiba (PR) City planning Traffic signs and signals City traffic - Curitiba (PR) Origin and destination traffic surveys Liability for traffic accidents Signs and signboards Traffic flow Traffic accidents Technology Sociais e Humanidades |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ruas - Curitiba (PR) Planejamento urbano Trânsito - Sinais e sinalização Trânsito urbano - Curitiba (PR) Levantamentos de origem e destino do trânsito Responsabilidade por acidentes de trânsito Sinais e placas de sinalização Trânsito - Fluxo Acidentes de trânsito Tecnologia Streets - Curitiba (PR) City planning Traffic signs and signals City traffic - Curitiba (PR) Origin and destination traffic surveys Liability for traffic accidents Signs and signboards Traffic flow Traffic accidents Technology |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Sociais e Humanidades |
description |
Esta pesquisa aborda temas referentes a evitabilidade de mortes e redução de danos no trânsito, com foco no desenho urbano/rodoviário. O trânsito é uma das maiores causas de morte, considerado pela Organização Mundial da Saúde uma epidemia global. A :m de atender um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, foi lançada a Década de Ações pela Segurança Viária 2011–2020, da qual o Brasil é signatário, que possui a meta de reduzir pelo menos metade o número de vítimas do trânsito. Partindo da noção de que a infraestrutura não promove previsibilidade, o objetivo deste trabalho é identi:car elementos de design das vias que sustentem as expectativas dos usuários, facilitem a tarefa de trânsito e aumentem o potencial de ciclabilidade. Investiga-se, assim, como o design pode colaborar com a produção de um trânsito seguro e sustentável. São coletivizadas experiências de estudos sobre Estradas Autoexplicativas (SER); e é realizada uma abordagem sobre SER pela aplicação de um questionário com usuários das vias. O trabalho aborda problemas e soluções de design para fazer estradas autoexplicativas; os resultados produzidos pelo questionário revelam algumas pistas sobre elementos de design autoexplicativos das vias. Mais pesquisa é necessária a :m de se obter resultados mais conclusivos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-08T12:58:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-08T12:58:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOREIRA, Henrique Jakobi. Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3809 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Henrique Jakobi. Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3809/1/CT_PPGTE_M_Moreira%2c%20Henrique%20Jakobi_2018.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3809/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3809/3/CT_PPGTE_M_Moreira%2c%20Henrique%20Jakobi_2018.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3809/4/CT_PPGTE_M_Moreira%2c%20Henrique%20Jakobi_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20596f2453b834259da7903de6583f14 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b c174201a21cb03c836f27bdcd1b6988a 9a16455d9dea993102d81839b08c3304 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923138660204544 |