Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzetti, Antônio Carlos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31204
Resumo: Esta tese se insere no campo de investigação da Educação Superior (ES) e tem como foco a internacionalização. Trata-se de pesquisa no bojo do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A questão central da investigação é a análise, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas, experiências de internacionalização de/em casa como descolonizadoras das/nas redes de pesquisa. Para tanto, busquei identificar e analisar experiências descolonizadoras de internacionalização da educação superior de/em casa em uma rede de pesquisas latino-americana, tendo como objetivos: problematizar a América Latina como lugar epistêmico e pluriverso; analisar uma rede de pesquisa latino-americana enquanto lugar de interação, no processo de desprendimento ao modelo moderno/colonial. Os pressupostos teórico-metodológicos estão baseados e fundamentados na perspectiva decolonial e epistemologias do Sul, com o intuito de possibilitar o giro decolonial que imprimi no olhar e na sensibilidade sobre/com os sujeitos e lugar de pesquisa. Num cenário onde a produção de conhecimento contemporâneo nos coloca em movimentos contraditórios e não lineares e nos desafia a refletir sobre e para além da educação superior, posiciono-me como pesquisador do Sul e para o Sul, desde o meu lugar de acadêmico, contribuindo para a construção de conhecimentos, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas. Parto do pressuposto que a América Latina e Caribe (ALC) é um lugar epistêmico e se constitui de experiências pluriversais, onde a internacionalização da educação superior está inserida neste cenário complexo de movimentos globais e regionais. Por sua vez, a internacionalização da educação superior de/em casa tem ganhado espaço nos debates, embora ainda haja necessidade de se ampliar as discussões acerca de suas reais possibilidades e intenções na América Latina. A heterogeneidade da ALC é uma possibilidade de inverter a lógica com que se aborda a questão, transcendendo o modelo moderno/colonial da educação superior na América Latina e nos sensibilizando com saberes diversos do Sul global, em busca de possibilidades outras através do desprendimento e de saberes periféricos. Neste contexto se inserem as redes colaborativas que envolvem instituições e sujeitos regionais, a exemplo da RIES, meu lugar de pesquisa, composto de pesquisadores/as que, inseridos em seu lugar de estudo e de enunciação, buscam na interação interna e externa possibilidades outras de produzir e disseminar conhecimentos localmente. Esta tese observou e analisou tendências de desprendimento de estruturas modernas/coloniais na RIES, enquanto rede latino-americana de pesquisa, focando experiências da Rede vividas e compartilhadas no campo do conhecimento e, mais especificamente, quanto à internacionalização da educação superior de/em casa. Neste contexto, pôde-se verificar que, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas, internacionalização de/em casa é uma experiência descolonizadora das/nas redes.
id UTFPR-12_0c6ba3a125eae5438f9a0583b2c7c4d8
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31204
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-04-25T12:22:08Z2023-04-25T12:22:08Z2023-03-09MAZZETTI, Antônio Carlos. Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31204Esta tese se insere no campo de investigação da Educação Superior (ES) e tem como foco a internacionalização. Trata-se de pesquisa no bojo do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A questão central da investigação é a análise, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas, experiências de internacionalização de/em casa como descolonizadoras das/nas redes de pesquisa. Para tanto, busquei identificar e analisar experiências descolonizadoras de internacionalização da educação superior de/em casa em uma rede de pesquisas latino-americana, tendo como objetivos: problematizar a América Latina como lugar epistêmico e pluriverso; analisar uma rede de pesquisa latino-americana enquanto lugar de interação, no processo de desprendimento ao modelo moderno/colonial. Os pressupostos teórico-metodológicos estão baseados e fundamentados na perspectiva decolonial e epistemologias do Sul, com o intuito de possibilitar o giro decolonial que imprimi no olhar e na sensibilidade sobre/com os sujeitos e lugar de pesquisa. Num cenário onde a produção de conhecimento contemporâneo nos coloca em movimentos contraditórios e não lineares e nos desafia a refletir sobre e para além da educação superior, posiciono-me como pesquisador do Sul e para o Sul, desde o meu lugar de acadêmico, contribuindo para a construção de conhecimentos, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas. Parto do pressuposto que a América Latina e Caribe (ALC) é um lugar epistêmico e se constitui de experiências pluriversais, onde a internacionalização da educação superior está inserida neste cenário complexo de movimentos globais e regionais. Por sua vez, a internacionalização da educação superior de/em casa tem ganhado espaço nos debates, embora ainda haja necessidade de se ampliar as discussões acerca de suas reais possibilidades e intenções na América Latina. A heterogeneidade da ALC é uma possibilidade de inverter a lógica com que se aborda a questão, transcendendo o modelo moderno/colonial da educação superior na América Latina e nos sensibilizando com saberes diversos do Sul global, em busca de possibilidades outras através do desprendimento e de saberes periféricos. Neste contexto se inserem as redes colaborativas que envolvem instituições e sujeitos regionais, a exemplo da RIES, meu lugar de pesquisa, composto de pesquisadores/as que, inseridos em seu lugar de estudo e de enunciação, buscam na interação interna e externa possibilidades outras de produzir e disseminar conhecimentos localmente. Esta tese observou e analisou tendências de desprendimento de estruturas modernas/coloniais na RIES, enquanto rede latino-americana de pesquisa, focando experiências da Rede vividas e compartilhadas no campo do conhecimento e, mais especificamente, quanto à internacionalização da educação superior de/em casa. Neste contexto, pôde-se verificar que, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas, internacionalização de/em casa é uma experiência descolonizadora das/nas redes.This thesis is part of the Higher Education (HE) field of research and focuses on internationalization. This research takes place in the context of the Graduate Program in Regional Development (PPGDR), in the Line of Education and Development Research, of the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR). The main point of this research is to analyze, from the perspectives of other Latin American regionalities, experiences of internationalization from/at home as decolonizers in/of research networks. To this end, I sought to identify and analyze decolonizing experiences of internationalization of higher education from/at home in a Latin American research network, with the objectives of: problematize Latin America as an epistemic and pluriverse place; analyze a Latin American research network as a place of interaction, in the process of detachment from the modern/colonial model. The theoretical-methodological assumptions are based on the decolonial and epistemological perspective from the South, in order to enable the decolonial turn that I printed in the look and sensitivity towards/with the subjects and place of research. In a scenario where the production of contemporary knowledge places us in contradictory and non-linear movements and challenges us to reflect on and beyond higher education, I position myself as a researcher from the South and to the South, from my place as an academic, contributing to the construction of knowledge, from the perspectives of other Latin American regionalities. I start from the assumption that Latin America and the Caribbean (LAC) is an epistemic place and is made up of pluriversal experiences, where the internationalization of higher education is inserted in this complex scenario of global and regional movements. On the other hand, internationalization of higher education from/at home has gained space in debates, although there is still a need to broaden discussions about real possibilities and intentions in Latin America. The heterogeneity of LAC brings the possibility of a logical inversion on the way that this issue is approached, transcending the modern/colonial model of higher education in Latin America and sensitizing us with diverse knowledge from the global South, searching for possibilities through detachment and peripheral knowledge. In this context, collaborative networks involving people and regional subjects are inserted, such as RIES, my research place, composed of researchers who, inserted in their place of study and enunciation, seek in the internal and external interaction other possibilities to produce and disseminate knowledge locally. This thesis analyzed and examined trends in the detachment of modern/colonial structures in RIES, as a Latin American research network, focusing on lived and shared experiences of the Network in the field of knowledge and, more specifically, regarding the internationalization of higher education from/at Home. In this context, it was possible to verify that, from the perspectives of other Latin American regionalities, the internationalization from/at home is a decolonizing experience of/in the networks.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RegionalUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALEngenharia/Tecnologia/GestãoEnsino superiorRelações internacionaisConhecimento e aprendizagemEnsino superior - PesquisaInternacionalismoEducation, HigherInternational relationsKnowledge and learningEducation, Higher - ResearchInternationalismExperiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americanaExperiences of internationalization of higher education from/at home in the context of a latin american research networkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPato BrancoOliveira, Marlize Rubinhttps://orcid.org/0000-0003-3234-7562http://lattes.cnpq.br/0333386140567227Pezarico, Giovannahttps://orcid.org/0000-0001-5576-6685http://lattes.cnpq.br/2031390761559720Nez, Egeslaine dehttps://orcid.org/0000-0002-0316-0080http://lattes.cnpq.br/6197279063733225Wedig, Josiane Carinehttps://orcid.org/0000-0003-4569-6956http://lattes.cnpq.br/1237451314892734Oregioni, María Soledadhttp://lattes.cnpq.br/3133876624566165Morosini, Marilia Costahttps://orcid.org/0000-0002-3445-1040http://lattes.cnpq.br/8614883884181446Oliveira, Marlize Rubinhttps://orcid.org/0000-0003-3234-7562http://lattes.cnpq.br/0333386140567227https://orcid.org/0000-0002-6402-2159http://lattes.cnpq.br/5399725880020509Mazzetti, Antônio Carlosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALinternacionalizacaoeducacaocasarede.pdfapplication/pdf1854790http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31204/1/internacionalizacaoeducacaocasarede.pdf3228fb98dc44b70a3cf0d5367cbf60f2MD51TEXTinternacionalizacaoeducacaocasarede.pdf.txtinternacionalizacaoeducacaocasarede.pdf.txtExtracted texttext/plain421591http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31204/2/internacionalizacaoeducacaocasarede.pdf.txt48eec6cd9e7067106dfe8fed1f6ffb3aMD52THUMBNAILinternacionalizacaoeducacaocasarede.pdf.jpginternacionalizacaoeducacaocasarede.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31204/3/internacionalizacaoeducacaocasarede.pdf.jpgc0307182654069c79a487de85e60bfaaMD531/312042023-04-26 03:07:49.873oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31204Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-04-26T06:07:49Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Experiences of internationalization of higher education from/at home in the context of a latin american research network
title Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana
spellingShingle Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana
Mazzetti, Antônio Carlos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Ensino superior
Relações internacionais
Conhecimento e aprendizagem
Ensino superior - Pesquisa
Internacionalismo
Education, Higher
International relations
Knowledge and learning
Education, Higher - Research
Internationalism
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana
title_full Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana
title_fullStr Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana
title_full_unstemmed Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana
title_sort Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana
author Mazzetti, Antônio Carlos
author_facet Mazzetti, Antônio Carlos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Marlize Rubin
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3234-7562
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0333386140567227
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pezarico, Giovanna
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5576-6685
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2031390761559720
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nez, Egeslaine de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0316-0080
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6197279063733225
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wedig, Josiane Carine
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4569-6956
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1237451314892734
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oregioni, María Soledad
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3133876624566165
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Morosini, Marilia Costa
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3445-1040
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8614883884181446
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Oliveira, Marlize Rubin
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3234-7562
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0333386140567227
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6402-2159
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5399725880020509
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzetti, Antônio Carlos
contributor_str_mv Oliveira, Marlize Rubin
Pezarico, Giovanna
Nez, Egeslaine de
Wedig, Josiane Carine
Oregioni, María Soledad
Morosini, Marilia Costa
Oliveira, Marlize Rubin
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Ensino superior
Relações internacionais
Conhecimento e aprendizagem
Ensino superior - Pesquisa
Internacionalismo
Education, Higher
International relations
Knowledge and learning
Education, Higher - Research
Internationalism
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Relações internacionais
Conhecimento e aprendizagem
Ensino superior - Pesquisa
Internacionalismo
Education, Higher
International relations
Knowledge and learning
Education, Higher - Research
Internationalism
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Esta tese se insere no campo de investigação da Educação Superior (ES) e tem como foco a internacionalização. Trata-se de pesquisa no bojo do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A questão central da investigação é a análise, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas, experiências de internacionalização de/em casa como descolonizadoras das/nas redes de pesquisa. Para tanto, busquei identificar e analisar experiências descolonizadoras de internacionalização da educação superior de/em casa em uma rede de pesquisas latino-americana, tendo como objetivos: problematizar a América Latina como lugar epistêmico e pluriverso; analisar uma rede de pesquisa latino-americana enquanto lugar de interação, no processo de desprendimento ao modelo moderno/colonial. Os pressupostos teórico-metodológicos estão baseados e fundamentados na perspectiva decolonial e epistemologias do Sul, com o intuito de possibilitar o giro decolonial que imprimi no olhar e na sensibilidade sobre/com os sujeitos e lugar de pesquisa. Num cenário onde a produção de conhecimento contemporâneo nos coloca em movimentos contraditórios e não lineares e nos desafia a refletir sobre e para além da educação superior, posiciono-me como pesquisador do Sul e para o Sul, desde o meu lugar de acadêmico, contribuindo para a construção de conhecimentos, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas. Parto do pressuposto que a América Latina e Caribe (ALC) é um lugar epistêmico e se constitui de experiências pluriversais, onde a internacionalização da educação superior está inserida neste cenário complexo de movimentos globais e regionais. Por sua vez, a internacionalização da educação superior de/em casa tem ganhado espaço nos debates, embora ainda haja necessidade de se ampliar as discussões acerca de suas reais possibilidades e intenções na América Latina. A heterogeneidade da ALC é uma possibilidade de inverter a lógica com que se aborda a questão, transcendendo o modelo moderno/colonial da educação superior na América Latina e nos sensibilizando com saberes diversos do Sul global, em busca de possibilidades outras através do desprendimento e de saberes periféricos. Neste contexto se inserem as redes colaborativas que envolvem instituições e sujeitos regionais, a exemplo da RIES, meu lugar de pesquisa, composto de pesquisadores/as que, inseridos em seu lugar de estudo e de enunciação, buscam na interação interna e externa possibilidades outras de produzir e disseminar conhecimentos localmente. Esta tese observou e analisou tendências de desprendimento de estruturas modernas/coloniais na RIES, enquanto rede latino-americana de pesquisa, focando experiências da Rede vividas e compartilhadas no campo do conhecimento e, mais especificamente, quanto à internacionalização da educação superior de/em casa. Neste contexto, pôde-se verificar que, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas, internacionalização de/em casa é uma experiência descolonizadora das/nas redes.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-25T12:22:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-25T12:22:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAZZETTI, Antônio Carlos. Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31204
identifier_str_mv MAZZETTI, Antônio Carlos. Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31204/1/internacionalizacaoeducacaocasarede.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31204/2/internacionalizacaoeducacaocasarede.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31204/3/internacionalizacaoeducacaocasarede.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3228fb98dc44b70a3cf0d5367cbf60f2
48eec6cd9e7067106dfe8fed1f6ffb3a
c0307182654069c79a487de85e60bfaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923255575379968