Caracterização de danos de fadiga de contato de rolamento em aços de trilho lubrificados por graxas de diferentes viscosidades
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24023 |
Resumo: | O canto de bitola, região lubrificada do trilho de vias férreas e alvo de várias tensões causados pelo contato da roda, pode apresentar determinados tipos de danos causados por fadiga de contato de rolamento. Esses danos podem evoluir para uma condição crí- tica comprometendo por completo a via. Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de análise de imagem, utilizando os softwares ImageJ e Photoshop, para a caracterização dos danos gerados em ensaio de fadiga de contato de rolamento, do tipo esfera sobre plano, e correlacionar os resultados com a viscosidade das graxas. Neste estudo, apresentam-se também embasamento teórico dos conceitos que englobam o ensaio e a aplicação da metodologia desenvolvida para um caso de estudo de graxas com diferentes viscosidades e os resultados obtidos para demonstrar o potencial do método. Os ensaios para esta análise não foram conclusivos, mas ilustram a análise por completo, demonstrando que a metodologia permite não apenas a avaliação da viscosidade, mas todo e qualquer outro parâmetro que possa ser avaliado quanto a quantificação de danos, em análises de sensibilidade. |
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2021-01-27T00:47:25Z2069-12-052021-01-27T00:47:25Z2019-12-05ROCHA, Felipe Musialowski da; MELLO, Régis Vinicius. Caracterização de danos de fadiga de contato de rolamento em aços de trilho lubrificados por graxas de diferentes viscosidades. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24023O canto de bitola, região lubrificada do trilho de vias férreas e alvo de várias tensões causados pelo contato da roda, pode apresentar determinados tipos de danos causados por fadiga de contato de rolamento. Esses danos podem evoluir para uma condição crí- tica comprometendo por completo a via. Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de análise de imagem, utilizando os softwares ImageJ e Photoshop, para a caracterização dos danos gerados em ensaio de fadiga de contato de rolamento, do tipo esfera sobre plano, e correlacionar os resultados com a viscosidade das graxas. Neste estudo, apresentam-se também embasamento teórico dos conceitos que englobam o ensaio e a aplicação da metodologia desenvolvida para um caso de estudo de graxas com diferentes viscosidades e os resultados obtidos para demonstrar o potencial do método. Os ensaios para esta análise não foram conclusivos, mas ilustram a análise por completo, demonstrando que a metodologia permite não apenas a avaliação da viscosidade, mas todo e qualquer outro parâmetro que possa ser avaliado quanto a quantificação de danos, em análises de sensibilidade.The gauge corner, lubricated region of the railway and target of stress caused by the wheel-rail contact, may bring up a specific damage-type crack caused by rolling contact fatigue. These damages can evolve to a critical condition of complete failure of the railway. This article proposes a methodology of image analysis, through ImageJ and Photoshop software for rolling contact fatigue damage type characterization, on a sphere over plane test to establish a correlation between fatigue and viscosity of grease lubricant oil. This study also presents the theoretical basement of the concepts that encompass the test and the development of the methodology developed for a case study of greases with different viscosities and the results obtained to demonstrate the potential of the method. The tests for the viscosity analyses weren’t conclusive, though demonstrates the full potential of the methodology, that is not just capable of evaluates viscosity, but also any other property that can be studied by crack quantification, in a sensitivity analysis.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em Engenharia MecânicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICALubrificação e lubrificantesMetais - FadigaFerrovias - TrilhosRolamentosImagens - AnáliseLubrication and lubricantsMetals - FatigueRailroads - RailsBearings (Machinery)Pictures - AnalysisCaracterização de danos de fadiga de contato de rolamento em aços de trilho lubrificados por graxas de diferentes viscosidadesRolling contact fatigue damages characterization in railway steel lubricated by different viscosity greasesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaCousseau, TiagoCavalcanti, Lucas BiazonCousseau, TiagoNeves, Julio Cesar Klein dasPassos, Adriano GonçalvesRocha, Felipe Musialowski daMello, Régis Vinicius deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_DAMEC_2019_2s_74.pdfCT_DAMEC_2019_2s_74.pdfapplication/pdf19438623http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24023/1/CT_DAMEC_2019_2s_74.pdf6c032e591ea6df894ba407ac6a31956bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24023/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_DAMEC_2019_2s_74.pdf.txtCT_DAMEC_2019_2s_74.pdf.txtExtracted texttext/plain192529http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24023/3/CT_DAMEC_2019_2s_74.pdf.txt73893abe313c89bd368eefa8817b522eMD53THUMBNAILCT_DAMEC_2019_2s_74.pdf.jpgCT_DAMEC_2019_2s_74.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1304http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24023/4/CT_DAMEC_2019_2s_74.pdf.jpgeb052f82a4de033b4d8c4e7a9936a065MD541/240232021-01-27 04:10:06.47oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-01-27T06:10:06Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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