Saúde e segurança do trabalho de profissionais do transporte de cargas no município de Cunha Porã-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Lorrana Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17593
Resumo: O presente trabalho objetivou avaliar as condições de saúde e segurança do trabalho de motoristas do transporte rodoviário de carga que transitam pelo município de Cunha Porã, no estado de Santa Catarina. Para tanto, foram entrevistados 40 profissionais deste setor, utilizando-se como instrumentos conversas informais e um questionário contendo 32 perguntas sobre as possíveis dificuldades encontradas nesta profissão no que diz respeito à saúde e segurança do trabalho de seus atuantes, ou seja, os motoristas. A coleta de informações ocorreu entre Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015 em diversos postos de gasolina do município, no momento em que os motoristas paravam para descanso, refeição ou abastecimento. Os resultados demonstraram que os caminhoneiros passam em média 5 dias entre a origem e entrega da carga em veículos de 4 anos de idade aproximadamente. Encontra-se em sobrepeso 43,7% dos entrevistados, 18,3% têm hipertensão e 8,5% têm diabetes, sendo estes considerados os principais problemas de saúde enfrentados neste setor. Além disso, 38,9% se alimentam de forma inadequada, 23,6% dormem pouco e 16,7% trabalham em excesso. Em contrapartida, somente 6,9% fumam em serviço, 5,6% utilizam algum estimulante e apenas 5% não fazem exames periodicamente, embora tenha sido relatada a dificuldade em ir a centros médicos. Na estrada, os principais problemas apontados foram buracos (40%) e poeira (23%). Já no que diz respeitos às cabines, 23% relataram que não enfrentam problema algum, mas 16% e 14%, apontaram, respectivamente, trabalho repetitivo e dores no corpo como os principais problemas em seu posto de trabalho. Oferecem auxílio em caso de acidentes 95% das empresas para as quais os entrevistados trabalham, 70% possuem uma política de prevenção de acidentes e 95% fazem manutenção periódica do veículo. Do total, 52,5% já sofreu algum acidente em serviço e 62,5% consideram sua profissão insegura. Em relação a Lei 12619/12, a pausa para almoço é respeitada por 95% dos motoristas, 30% trabalham por mais de 10 horas diariamente, chegando a 14 horas em alguns casos e o descanso semanal de 35 horas é respeitado por apenas 13%. Setenta e cinco por cento (75%) dos entrevistados descumpre algum item da lei. Concluiu-se que os motoristas, no exercício de sua profissão, enfrentam diversos problemas de saúde e de trabalho, sendo os principais relacionados à saúde: obesidade, hipertensão e diabetes, aliados à alimentação inadequada que levam. Já em relação à segurança do trabalho, a presença de buracos e poeira na estrada, além de trabalho repetitivo e dores no corpo enfrentados dentro da cabine, caracterizam condições de trabalho, que foram consideradas desfavoráveis, visto o desconforto que estes problemas causam. Apesar da Lei 12619/12 estar em vigor há quase 3 anos, os motoristas ainda fazem uso de uma carga horária excessiva e dormem pouco, aliás, não há um cumprimento da lei na íntegra por 75% dos profissionais, evidenciando a necessidade de fiscalização por parte do governo e, no que concerne aos motoristas, conscientização, além da adoção e implantação de estratégias de monitoramento e controle das condições de saúde e segurança do trabalho por parte do empregador.
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A coleta de informações ocorreu entre Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015 em diversos postos de gasolina do município, no momento em que os motoristas paravam para descanso, refeição ou abastecimento. Os resultados demonstraram que os caminhoneiros passam em média 5 dias entre a origem e entrega da carga em veículos de 4 anos de idade aproximadamente. Encontra-se em sobrepeso 43,7% dos entrevistados, 18,3% têm hipertensão e 8,5% têm diabetes, sendo estes considerados os principais problemas de saúde enfrentados neste setor. Além disso, 38,9% se alimentam de forma inadequada, 23,6% dormem pouco e 16,7% trabalham em excesso. Em contrapartida, somente 6,9% fumam em serviço, 5,6% utilizam algum estimulante e apenas 5% não fazem exames periodicamente, embora tenha sido relatada a dificuldade em ir a centros médicos. Na estrada, os principais problemas apontados foram buracos (40%) e poeira (23%). 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Concluiu-se que os motoristas, no exercício de sua profissão, enfrentam diversos problemas de saúde e de trabalho, sendo os principais relacionados à saúde: obesidade, hipertensão e diabetes, aliados à alimentação inadequada que levam. Já em relação à segurança do trabalho, a presença de buracos e poeira na estrada, além de trabalho repetitivo e dores no corpo enfrentados dentro da cabine, caracterizam condições de trabalho, que foram consideradas desfavoráveis, visto o desconforto que estes problemas causam. Apesar da Lei 12619/12 estar em vigor há quase 3 anos, os motoristas ainda fazem uso de uma carga horária excessiva e dormem pouco, aliás, não há um cumprimento da lei na íntegra por 75% dos profissionais, evidenciando a necessidade de fiscalização por parte do governo e, no que concerne aos motoristas, conscientização, além da adoção e implantação de estratégias de monitoramento e controle das condições de saúde e segurança do trabalho por parte do empregador.The main objective of this work’s research was to evaluate the health and safety conditions of the professional truck drivers on the Brazilian’s Highways. Therefore, was made an inquiry of 32 questions and informal conversations with 40 professionals in Cunha Porã, state of Santa Catarina. The rummage was taken during December 2014 and January 2015, on gas stations over the city, when the drivers were stopping for rest, gas, or lunch. The results show that, most of the drivers spend 5 days delivering, and their trucks have in average 4 years old. The principal health problems were that 43,7% of the interviewed were overweight, 18,3% hypertensive and 8,5% diabetics. In addition, 38,9% have an improper diet, 23,6% doesn’t sleep enough time, and 16,7 overwork. On the other hand, only 6,9% smoke while working, 5,6% use any kind of substance to stay awake, and just 5% don’t go periodically to the doctor, even though most of the them reported a difficulty to attend to medical centers. On the road, the major problems related were the wholes (40%), and excess of dust (23%). When asked about the truck’s cabins, their work place, 23% didn’t pointed any problems, but 16% complained about repetitive work and 14% about pain over the body. The great majority, 95%, of the workers’ companies gives assistant in case of accidents, 70% have politics of accident prevention and 95% do frequently maintenance of their vehicles. Overall, 52,2% of the interviewed had been part of an accident while working and 62,5% find their job unsafe. Relative to the Law 12619/12, the mandatory pause for lunch is respected by 95% of the drivers, 30% work more than 10 hours a day, in some cases reaching 14 hours and only 13% respects the weekly mandatory rest of 35% hours. About 75% of the interviewed violates at least one item of the law. In those terms, concludes that a big amount of the professional truck drivers face a big variety of health and work difficulties, the main health problems are: obesity, hypertension and diabetes combined with a poor diet. Talking about the employees’ safety, the big numbers of wholes and dust on the road, repetitive work and pain over the body feature an unfavorable work condition. Even though the law 12619/12 is operating for almost 3 years, the drivers still have sleepless and excessive work journeys, the law is not totally fulfilled by 75% of the professionals, showing the necessity of higher operative oversight by the government and awareness of the drivers besides the implantation of restricted control and monitoring strategies by the companies for their employers.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Engenharia de Segurança do TrabalhoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHOMotoristas de caminhãoTransporteRodovias - Medidas de segurançaSegurança do trabalhoTruck driversTransportationRoads - Safety measuresIndustrial safetySaúde e segurança do trabalho de profissionais do transporte de cargas no município de Cunha Porã-SCOccupational health and safety of professionals road transporters in the city of Cunha Porã-SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaMatoski, AdalbertoCatai, Rodrigo EduardoMatoski, AdalbertoHara, Massayuki MárioCardoso, Lorrana Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CEEST_XXX_2015_30.pdfapplication/pdf906927http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17593/1/CT_CEEST_XXX_2015_30.pdf723dfb775ae8a13b6c12e04299434e34MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17593/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CEEST_XXX_2015_30.pdf.txtExtracted texttext/plain101447http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17593/3/CT_CEEST_XXX_2015_30.pdf.txtb720802de4f7a58e6df893ee2f5a3c1fMD53THUMBNAILCT_CEEST_XXX_2015_30.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1284http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17593/4/CT_CEEST_XXX_2015_30.pdf.jpg308e8097d0578cfbb910ad6003bdc9d3MD541/175932020-11-20 17:43:29.692oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-20T19:43:29Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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