Análise da carga de trabalho em operadores de uma empresa logística da região sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Kezia Sayoko Matsui
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3801
Resumo: No Brasil, o segmento rodoviário tem contribuído com a geração de trabalhos formais em relação ao volume total de trabalhadores do setor transportador. As características das funções nesse ramo, muitas vezes tem exposto os trabalhadores a condições de risco e demandas de trabalho elevadas. O objetivo desse estudo foi identificar a carga de trabalho e os fatores de influência de operadores em atividades de distribuição de cargas perecíveis. A metodologia constituiu-se da aplicação dos instrumentos: Questionário sociodemográfico para a identificação do perfil da amostra, Questionário NASA TLX adaptado para a análise da carga de trabalho, Questionário de identificação de queixas de dores e entrevista semiestruturada para o levantamento dos fatores que influenciam na carga de trabalho. A população constituiu-se de 30 motoristas e 20 ajudantes que trabalhavam distribuindo mercadorias em uma região que não impõe riscos ao trabalhador em relação ao roubo de carga e/ou congestionamentos, se comparado as metrópoles brasileiras. Sido aplicados questionários em 73,33% dos motoristas e 55% de ajudantes que trabalhavam em dois turnos fixos, turno 1 (2h as 11h) e turno 2 (horário comercial). Foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais (p spearman não paramétrica) para avaliar as relações entre as variáveis sociodemográficas, dimensões do NASA TLX e da percepção de dores dos motoristas e ajudantes do turno da madrugada (T1). Do total de respondentes do NASA TLX adaptado, 55% dos motoristas e 22,22% dos ajudantes perceberam uma carga de trabalho equilibrada (escores entre 5 e 10 na escala), ou seja, estes acreditam terem sido exigidos a trabalhar a um nível em que são capazes de exercer as atividades, não estando desestimulados ou sobrecarregados com a tarefa. A Carga de trabalho apresentou-se em ambos os grupos como moderada e equilibrada. Os motoristas indicaram esforço (físico e mental) como maior influenciador da elevação da carga de trabalho para ambos os turnos T1(2,35) e T2 (2,27), sendo os motoristas da madrugada (T1), os mais exigidos. As queixas de dores durante o trabalho foram baixas (menores que 5, em uma escala de 0 a 15), e que praticamente não sente dor durante o trabalho. Apenas relatos no braço direito, pernas e mãos nos motoristas do turno 2, porém em níveis moderados (entre 5 e 10). Conforme identificado pelos motoristas as dificuldades no trabalho podem acontecer devido ao contexto do ambiente externo (locais de depósito, infraestrutura das estradas, condições de trânsito, relacionamento com o cliente), condições ambientais (calor, frio, chuva nas entregas). E principalmente a falta de estrutura em saciar as necessidades fisiológicas (banheiros). No geral, houve alta satisfação em relação ao trabalho, porém os maiores desafios para a minimização da carga de trabalho nessas funções, passa por melhorias a serem implementadas em nível operacional, mas principalmente pelas políticas públicas em relação a infraestrutura dos transportes rodoviários, que impactam na minimização do desempenho e no aumento de riscos ocupacionais. As melhorias sugeridas: i) em curto prazo a melhor acomodação das cargas no caminhão e convênios com estabelecimentos nas rotas de entrega, ii) A médio prazo estudos sobre a ergonomia das ferramentas, iii) A longo prazo estudo do designe do caminhão.
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A metodologia constituiu-se da aplicação dos instrumentos: Questionário sociodemográfico para a identificação do perfil da amostra, Questionário NASA TLX adaptado para a análise da carga de trabalho, Questionário de identificação de queixas de dores e entrevista semiestruturada para o levantamento dos fatores que influenciam na carga de trabalho. A população constituiu-se de 30 motoristas e 20 ajudantes que trabalhavam distribuindo mercadorias em uma região que não impõe riscos ao trabalhador em relação ao roubo de carga e/ou congestionamentos, se comparado as metrópoles brasileiras. Sido aplicados questionários em 73,33% dos motoristas e 55% de ajudantes que trabalhavam em dois turnos fixos, turno 1 (2h as 11h) e turno 2 (horário comercial). 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As queixas de dores durante o trabalho foram baixas (menores que 5, em uma escala de 0 a 15), e que praticamente não sente dor durante o trabalho. Apenas relatos no braço direito, pernas e mãos nos motoristas do turno 2, porém em níveis moderados (entre 5 e 10). Conforme identificado pelos motoristas as dificuldades no trabalho podem acontecer devido ao contexto do ambiente externo (locais de depósito, infraestrutura das estradas, condições de trânsito, relacionamento com o cliente), condições ambientais (calor, frio, chuva nas entregas). E principalmente a falta de estrutura em saciar as necessidades fisiológicas (banheiros). No geral, houve alta satisfação em relação ao trabalho, porém os maiores desafios para a minimização da carga de trabalho nessas funções, passa por melhorias a serem implementadas em nível operacional, mas principalmente pelas políticas públicas em relação a infraestrutura dos transportes rodoviários, que impactam na minimização do desempenho e no aumento de riscos ocupacionais. As melhorias sugeridas: i) em curto prazo a melhor acomodação das cargas no caminhão e convênios com estabelecimentos nas rotas de entrega, ii) A médio prazo estudos sobre a ergonomia das ferramentas, iii) A longo prazo estudo do designe do caminhão.In Brazil, the road segment has contributed to the generation of formal jobs in relation to the total volume of workers in the transportation sector. The characteristics of the functions in this branch have often exposed workers to risky conditions and high work demands. Therefore, the objective of this study was to identify the workload and the factors of influence of operators in activities of distribution of perishable loads. The methodology consisted of the application of the instruments: Sociodemographic questionnaire to identify the profile of the sample, NASA TLX Questionnaire adapted for workload analysis, Questionnaire to identify complaints of pain and semi-structured interview for the survey of the factors that influence the work load. The population consisted of 30 drivers and 20 helpers who worked distributing goods in a region that does not impose risks to the worker in relation to cargo theft and / or congestion, when compared to Brazilian metropolises. Questionnaires were applied in 73.33% of drivers and 55% of helpers working in two fixed shifts, shift 1 (2:00 am to 11:00 am) and shift 2 (business hours). Descriptive and inferential (non-parametric p-spearman) statistical analyzes were performed to evaluate the relationship between sociodemographic variables, NASA TLX dimensions and the perception of motorist and night shift aides (T1). Of the total number of NASA TLX respondents adapted, 55% of drivers and 22.22% of helpers perceived a balanced workload (scores ranging from 5 to 10 on the scale), meaning they were required to work at a level who are able to exercise the activities, not being discouraged or burdened with the task. The workload was presented in both groups as moderate and balanced. The drivers indicated effort (physical and mental) as the major influencer of the workload increase for both shifts T1 (2.35) and T2 (2.27), with morning drivers (T1) being the most demanded. Complaints of pain during work were low (less than 5, on a scale of 0 to 15), and there was virtually no pain at work. Only reports in the right arm, legs and hands in the drivers of shift 2, but at moderate levels (between 5 and 10). As identified by drivers, work difficulties may occur due to the context of the external environment (storage locations, road infrastructure, traffic conditions, customer relationship), environmental conditions (heat, cold, rain on deliveries). And mainly the lack of structure in satisfying the physiological needs (toilets). In general, there was a high satisfaction with work, but the greatest challenges for the minimization of the workload in these functions, are improvements to be implemented at the operational level, but mainly for the public policies regarding road transport infrastructure, which impact minimizing performance and increasing occupational risks. Suggested improvements: (i) short-term better accommodation of truck loads and agreements with establishments on delivery routes; (ii) medium-term studies on tool ergonomics; (iii) long-term design of truck design.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e SistemasUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::ERGONOMIAEngenharia de ProduçãoErgonomiaMotoristasTrabalhadores da indústriaHuman engineeringMotor vehicle driversIndustry workersAnálise da carga de trabalho em operadores de uma empresa logística da região sulAnalysis of the workload in operators of a logistics company in the southern regioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoPessa, Sergio Luiz Ribashttp://lattes.cnpq.br/9201391637452592Pessa, Sergio Luiz RibasGuimarães, Lia Buarque de MacedoRodrigues, Fabio Rodrigo Mandellohttp://lattes.cnpq.br/6512529841642030Pereira, Kezia Sayoko Matsuiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_PPGEPS_M_Pereira, Kezia Sayoko Matsui_2018.pdfPB_PPGEPS_M_Pereira, Kezia Sayoko Matsui_2018.pdfapplication/pdf1674300http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3801/1/PB_PPGEPS_M_Pereira%2c%20Kezia%20Sayoko%20Matsui_2018.pdf5059ed6cc7be66066a583e69a0b603ecMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3801/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_PPGEPS_M_Pereira, Kezia Sayoko Matsui_2018.pdf.txtPB_PPGEPS_M_Pereira, Kezia Sayoko Matsui_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain215399http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3801/3/PB_PPGEPS_M_Pereira%2c%20Kezia%20Sayoko%20Matsui_2018.pdf.txtd799119d9f2c421b46af5c2c77fd969cMD53THUMBNAILPB_PPGEPS_M_Pereira, Kezia Sayoko Matsui_2018.pdf.jpgPB_PPGEPS_M_Pereira, Kezia Sayoko Matsui_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1521http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3801/4/PB_PPGEPS_M_Pereira%2c%20Kezia%20Sayoko%20Matsui_2018.pdf.jpg31476ceb76b5c5342d0e0e9ac99bfb2fMD541/38012019-02-08 03:00:56.697oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2019-02-08T05:00:56Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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