As araucárias na terra indígena de Mangueirinha: territórios, existências e ressitência Kaingang
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27717 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo compreender as relações entre os humanos e as araucárias na Terra Indígena Mangueirinha (TIM). A pesquisa foi desenvolvida através de fontes documentais e bibliográficas. O aporte teórico utilizado na pesquisa contou com etnologia ameríndia, etnografias, trabalhos etno-históricos e arqueológicos. Os Kaingang, na TIM, vivem nas florestas com araucárias, campos e rios desde os tempos imemoriais e míticos. Os Jê, ancestrais dos Kaingang, coexistem com as araucárias há pelo menos 3.000 anos, produzindo com elas, territórios e florestas. A cosmo-ontologia kaingang divide o cosmo em três níveis: o numbê, o mundo dos mortos; o ga, o mundo dos vivos e o kafá, o mundo celestial, onde se encontram Tupe, Deus, o Sol e a Lua. Em ga, ainda existem três domínios: nen, a floresta; erê, os campos e o emã, a aldeia. Em todos esses territórios as araucárias habitam com os humanos, sendo ao mesmo tempo, a fronteira, a intermediária e o caminho entre os humanos para esses outros mundos. Com a colonização euro-brasileira nos territórios kaingang, tanto os humanos como as araucárias passaram a ter seus territórios invadidos, ocupados e explorados. No século 20, esse processo na TIM foi marcado pela grilagem e pela exploração da floresta, contudo, a resistência provocada pela aliança ancestral entre os humanos e as araucárias permitiu que, tanto a floresta com araucárias como o território da TIM, resistissem aos avanços coloniais em Mangueirinha. |
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2022-03-25T12:52:43Z2022-03-25T12:52:43Z2021-08-31BRANCO, Carlos Frederico. As araucárias na terra indígena de Mangueirinha: territórios, existências e resistência Kaingang. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27717Esta dissertação tem como objetivo compreender as relações entre os humanos e as araucárias na Terra Indígena Mangueirinha (TIM). A pesquisa foi desenvolvida através de fontes documentais e bibliográficas. O aporte teórico utilizado na pesquisa contou com etnologia ameríndia, etnografias, trabalhos etno-históricos e arqueológicos. Os Kaingang, na TIM, vivem nas florestas com araucárias, campos e rios desde os tempos imemoriais e míticos. Os Jê, ancestrais dos Kaingang, coexistem com as araucárias há pelo menos 3.000 anos, produzindo com elas, territórios e florestas. A cosmo-ontologia kaingang divide o cosmo em três níveis: o numbê, o mundo dos mortos; o ga, o mundo dos vivos e o kafá, o mundo celestial, onde se encontram Tupe, Deus, o Sol e a Lua. Em ga, ainda existem três domínios: nen, a floresta; erê, os campos e o emã, a aldeia. Em todos esses territórios as araucárias habitam com os humanos, sendo ao mesmo tempo, a fronteira, a intermediária e o caminho entre os humanos para esses outros mundos. Com a colonização euro-brasileira nos territórios kaingang, tanto os humanos como as araucárias passaram a ter seus territórios invadidos, ocupados e explorados. No século 20, esse processo na TIM foi marcado pela grilagem e pela exploração da floresta, contudo, a resistência provocada pela aliança ancestral entre os humanos e as araucárias permitiu que, tanto a floresta com araucárias como o território da TIM, resistissem aos avanços coloniais em Mangueirinha.This dissertation aims to understand the relationship between humans and araucarias in the Indigenous Land Mangueirinha (TIM). The research was developed through documentary and bibliographic sources. The theoretical contribution used in the research included Amerindian ethnology, ethnographies, ethno-historical and archeological works. The Kaingang, in the Indigenous TIM, have lived in forests with araucarias, fields and rivers since time immemorial and mythical. The Jê, ancestors of the Kaingang, coexist with the araucarias for at least three thousand years, producing territories and forests with them. Kaingang cosmo-ontology divides the cosmos into three levels: the numbe, the world of the dead; ga, the world of the living, and kafa, the celestial world, where Tupe, God, the Sun and the Moon meet. In ga, there are still three domains: nen, the forest; erê, the fields and the eman, the village. In all these territories the araucarias live with humans, being at the same time the border, the intermediary and the path between humans to these other worlds. With the Euro- Brazilian colonization in the Kaingang territories, both humans and araucarias began to have their territories invaded, occupied and exploited. In the 20th century, this process in the Indigenous TIM was marked by land grabbing and forest exploitation, however, the resistance caused by the ancestral alliance between humans and araucarias allowed both the forest with araucarias and the territory of the Indigenous TIM, resist the colonial advances in Mangueirinha.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RegionalUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALEngenharia/Tecnologia/GestãoÍndios KaingangÍndios - Usos e costumesCulturaOntologiaCosmologiaKaingang IndiansIndians - Social life and customsCultureOntologyCosmologyAs araucárias na terra indígena de Mangueirinha: territórios, existências e ressitência KaingangThe araucarias in the indigenous land Mangueirinha: Kaingang territories, existences and resistanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoPerondi, Miguel Angelohttps://orcid.org/0000-0003-4382-4571http://lattes.cnpq.br/1753564667000107Ramos, João Daniel Dorneleshttps://orcid.org/0000-0001-5531-2325http://lattes.cnpq.br/6707055287046591Almeida, Antonio Cavalcante dehttps://orcid.org/0000-0001-8479-3236http://lattes.cnpq.br/7575911824564297Corona, Hieda Maria Pagliosahttps://orcid.org/0000-0003-1790-5423http://lattes.cnpq.br/0340895992296358Ramos, João Daniel Dorneleshttps://orcid.org/0000-0001-5531-2325http://lattes.cnpq.br/6707055287046591Perondi, Miguel Angelohttps://orcid.org/0000-0003-4382-4571http://lattes.cnpq.br/1753564667000107Silva, Sergio Baptista dahttps://orcid.org/0000-0001-9961-1845http://lattes.cnpq.br/9943826446885266https://orcid.org/0000-0002-6916-7007http://lattes.cnpq.br/1202215550562547Branco, Carlos Fredericoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALaraucariaterraindigenamangueirinha.pdfapplication/pdf8160954http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27717/1/araucariaterraindigenamangueirinha.pdf3ba773c69f3b81bd5c8ed29ebf3704ddMD51TEXTaraucariaterraindigenamangueirinha.pdf.txtaraucariaterraindigenamangueirinha.pdf.txtExtracted texttext/plain434847http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27717/2/araucariaterraindigenamangueirinha.pdf.txta5cf7f2b507e15da113a1b2759562acbMD52THUMBNAILaraucariaterraindigenamangueirinha.pdf.jpgaraucariaterraindigenamangueirinha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27717/3/araucariaterraindigenamangueirinha.pdf.jpg5f98d68174aab10672786226decc3b1eMD531/277172022-03-26 03:07:47.934oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-03-26T06:07:47Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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