Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25078 |
Resumo: | Este trabalho tem como produto educacional uma sequência didática sobre os conceitos de corrente elétrica, diferença de potencial e resistência elétrica, apresentada numa perspectiva metodológica que favoreça o processo de aprendizagem significativa. Como objetivo principal buscou-se avaliar o potencial pedagógico do material instrucional focado em atividades que pudessem instigar os alunos, despertando sua curiosidade frente ao conhecimento científico. A ideia surgiu no intuito de transpor dificuldades encontradas no ensino dos conteúdos de Física quando pautados apenas na explicação teórica e aplicação de equações matemáticas. Representa uma oferta de material didático para professores, com aulas planejadas e organizadas para facilitar o trabalho docente. A sequência didática utiliza objetos instrucionais: mapas mentais para análise de conhecimentos prévios e verificação da aprendizagem pós interação, atividades experimentais com roteiros da montagem, questionários direcionados e simuladores para interação virtual. A abordagem dos conteúdos se deu pela análise de situações-problemas, exposição de vídeos, demonstrações práticas, simulações em ambiente virtual e montagem de experimentos. As atividades foram realizadas em pequenos grupos buscando promover um ambiente colaborativo, focado no diálogo e troca de experiências, com o professor atuando como mediador no processo. Observou-se uma mudança significativa na participação dos alunos no decorrer das aulas, sinal indicativo de que a abordagem utilizada foi adequada, com apresentação de resultados satisfatórios. Por meio da análise qualitativa dos dados coletados, pôde-se perceber avanço na compreensão e assimilação dos conceitos físicos estudados, podendo caracterizar ancoragem dos novos conceitos aqueles existentes na estrutura cognitiva, demonstrando indícios da eficácia das metodologias utilizadas. |
id |
UTFPR-12_165c62887bd8f4f3b7d08134ad99b503 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25078 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-06-01T15:54:43Z2021-06-01T15:54:43Z2020-12-10VIACELLI, Karin Aline Galvan. Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25078Este trabalho tem como produto educacional uma sequência didática sobre os conceitos de corrente elétrica, diferença de potencial e resistência elétrica, apresentada numa perspectiva metodológica que favoreça o processo de aprendizagem significativa. Como objetivo principal buscou-se avaliar o potencial pedagógico do material instrucional focado em atividades que pudessem instigar os alunos, despertando sua curiosidade frente ao conhecimento científico. A ideia surgiu no intuito de transpor dificuldades encontradas no ensino dos conteúdos de Física quando pautados apenas na explicação teórica e aplicação de equações matemáticas. Representa uma oferta de material didático para professores, com aulas planejadas e organizadas para facilitar o trabalho docente. A sequência didática utiliza objetos instrucionais: mapas mentais para análise de conhecimentos prévios e verificação da aprendizagem pós interação, atividades experimentais com roteiros da montagem, questionários direcionados e simuladores para interação virtual. A abordagem dos conteúdos se deu pela análise de situações-problemas, exposição de vídeos, demonstrações práticas, simulações em ambiente virtual e montagem de experimentos. As atividades foram realizadas em pequenos grupos buscando promover um ambiente colaborativo, focado no diálogo e troca de experiências, com o professor atuando como mediador no processo. Observou-se uma mudança significativa na participação dos alunos no decorrer das aulas, sinal indicativo de que a abordagem utilizada foi adequada, com apresentação de resultados satisfatórios. Por meio da análise qualitativa dos dados coletados, pôde-se perceber avanço na compreensão e assimilação dos conceitos físicos estudados, podendo caracterizar ancoragem dos novos conceitos aqueles existentes na estrutura cognitiva, demonstrando indícios da eficácia das metodologias utilizadas.This work has as an educational product a didactic sequence on the concepts of electric current, potential difference, and electrical resistance, present in a methodological perspective that favors the meaningful process. The main objective was to evaluate the pedagogical potential of instructional material focused on activities that could instigate students, arousing their curiosity in the face of scientific knowledge. The idea arose in order to overcome the difficulties encountered in teaching Physics content when it based only on theoretical explanation and application of mathematical equations. It represents a supply of teaching material for teachers, with planned and organized classes to facilitate teaching work. The didactic sequence uses instructional objects: mind maps for analysis of previous knowledge and learning’s verification after interaction, experimental activities with assembly scripts, targeted questionnaires and simulators for virtual interaction. The contents were approached through the analysis of problem situations, video exposition, practical demonstrations, simulations in a virtual environment and assembly of experiments. The activities were carried out in small groups seeking to promote a collaborative environment focused on dialogue and exchange of experiences with the teacher acting as a mediator throughout the process. There was a significant change in the students’ participation during the classes an indicative sign that the approach used was adequate with the presentation satisfactory results. Through the qualitative analysis of the collected data, it was possible to perceive progress in the understanding and assimilation of the studied physical concepts, being able to characterize the anchoring of the new concepts to those existing in the cognitive structure, showing evidence of the effectiveness methodologies’ used.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAFísica/Ensino de FísicaFísica - ExperiênciasAprendizagem experimentalEnsino - Meios auxiliaresPhysics - ExperimentsExperiential learningTeaching - Aids and devicesUma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionaisA didactic sequence proposal for teaching electricity using experimental activities and interactive simulationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedianeiraLukasievicz, Gustavo Vinicius Bassihttps://orcid.org/0000-0002-6754-7057http://lattes.cnpq.br/0887238451552545Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassihttps://orcid.org/0000-0002-6754-7057http://lattes.cnpq.br/0887238451552545Batista, Michel Corcihttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721http://lattes.cnpq.br/4568162557688883Silva, Silvio Luiz Rutz dahttps://orcid.org/0000-0003-1859-9018http://lattes.cnpq.br/2928452720980161http://lattes.cnpq.br/2571083049974157Viacelli, Karin Aline Galvaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALpropostaensinoeletricidade_produto.pdfapplication/pdf2905580http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/1/propostaensinoeletricidade_produto.pdfbb1597b60f2e3da9ed447eeacf36c46dMD51propostaensinoeletricidade.pdfapplication/pdf7829013http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/2/propostaensinoeletricidade.pdf72d58efdd7f25bd182021698889e36e3MD52TEXTpropostaensinoeletricidade_produto.pdf.txtpropostaensinoeletricidade_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain100264http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/3/propostaensinoeletricidade_produto.pdf.txt1c907e458e9af8445121919dd519136eMD53propostaensinoeletricidade.pdf.txtpropostaensinoeletricidade.pdf.txtExtracted texttext/plain266781http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/5/propostaensinoeletricidade.pdf.txt371d31b73dc98d5375e5fe5adadfb558MD55THUMBNAILpropostaensinoeletricidade_produto.pdf.jpgpropostaensinoeletricidade_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/4/propostaensinoeletricidade_produto.pdf.jpg77fd660b2f8269f6fc82d602912370d4MD54propostaensinoeletricidade.pdf.jpgpropostaensinoeletricidade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/6/propostaensinoeletricidade.pdf.jpg77fd660b2f8269f6fc82d602912370d4MD561/250782021-06-02 03:11:34.415oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25078Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-02T06:11:34Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A didactic sequence proposal for teaching electricity using experimental activities and interactive simulations |
title |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais |
spellingShingle |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais Viacelli, Karin Aline Galvan CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física - Experiências Aprendizagem experimental Ensino - Meios auxiliares Physics - Experiments Experiential learning Teaching - Aids and devices Física/Ensino de Física |
title_short |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais |
title_full |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais |
title_fullStr |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais |
title_sort |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais |
author |
Viacelli, Karin Aline Galvan |
author_facet |
Viacelli, Karin Aline Galvan |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6754-7057 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0887238451552545 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6754-7057 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0887238451552545 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Batista, Michel Corci |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Silvio Luiz Rutz da |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1859-9018 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2928452720980161 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2571083049974157 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viacelli, Karin Aline Galvan |
contributor_str_mv |
Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi Batista, Michel Corci Silva, Silvio Luiz Rutz da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física - Experiências Aprendizagem experimental Ensino - Meios auxiliares Physics - Experiments Experiential learning Teaching - Aids and devices Física/Ensino de Física |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Experiências Aprendizagem experimental Ensino - Meios auxiliares Physics - Experiments Experiential learning Teaching - Aids and devices |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Física/Ensino de Física |
description |
Este trabalho tem como produto educacional uma sequência didática sobre os conceitos de corrente elétrica, diferença de potencial e resistência elétrica, apresentada numa perspectiva metodológica que favoreça o processo de aprendizagem significativa. Como objetivo principal buscou-se avaliar o potencial pedagógico do material instrucional focado em atividades que pudessem instigar os alunos, despertando sua curiosidade frente ao conhecimento científico. A ideia surgiu no intuito de transpor dificuldades encontradas no ensino dos conteúdos de Física quando pautados apenas na explicação teórica e aplicação de equações matemáticas. Representa uma oferta de material didático para professores, com aulas planejadas e organizadas para facilitar o trabalho docente. A sequência didática utiliza objetos instrucionais: mapas mentais para análise de conhecimentos prévios e verificação da aprendizagem pós interação, atividades experimentais com roteiros da montagem, questionários direcionados e simuladores para interação virtual. A abordagem dos conteúdos se deu pela análise de situações-problemas, exposição de vídeos, demonstrações práticas, simulações em ambiente virtual e montagem de experimentos. As atividades foram realizadas em pequenos grupos buscando promover um ambiente colaborativo, focado no diálogo e troca de experiências, com o professor atuando como mediador no processo. Observou-se uma mudança significativa na participação dos alunos no decorrer das aulas, sinal indicativo de que a abordagem utilizada foi adequada, com apresentação de resultados satisfatórios. Por meio da análise qualitativa dos dados coletados, pôde-se perceber avanço na compreensão e assimilação dos conceitos físicos estudados, podendo caracterizar ancoragem dos novos conceitos aqueles existentes na estrutura cognitiva, demonstrando indícios da eficácia das metodologias utilizadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-01T15:54:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-01T15:54:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIACELLI, Karin Aline Galvan. Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25078 |
identifier_str_mv |
VIACELLI, Karin Aline Galvan. Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/1/propostaensinoeletricidade_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/2/propostaensinoeletricidade.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/3/propostaensinoeletricidade_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/5/propostaensinoeletricidade.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/4/propostaensinoeletricidade_produto.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25078/6/propostaensinoeletricidade.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb1597b60f2e3da9ed447eeacf36c46d 72d58efdd7f25bd182021698889e36e3 1c907e458e9af8445121919dd519136e 371d31b73dc98d5375e5fe5adadfb558 77fd660b2f8269f6fc82d602912370d4 77fd660b2f8269f6fc82d602912370d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923100972285952 |