Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Eduardo Garcia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Grespan, Lucas Ampessan
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10619
Resumo: A otimização dos processos produtivos com a redução de desperdícios e aumento de produtividade é o âmago das montadoras do ramo automobilístico. O balanceamento de linha de montagem tem, na redução do tempo de ciclo da linha, um de seus objetivos principais, possibilitando reduzir o custo de produção e aumentar sua produtividade por meio do equilíbrio nos tempos de processamento das estações de trabalho. Neste trabalho levantou-se as condições e características de um trecho final da linha de montagem de uma montadora de motores diesel nacional, estabeleceu-se relações de precedência entre as tarefas desempenhadas e, por meio da resolução computacional de uma modelagem matemática em Programação Linear Inteira Mista (PLIM), verificou-se a possível otimização da linha, reduzindo-se o tempo de ciclo. O estudo foi aplicado aos dois motores de maior produção da fábrica; observou-se uma distribuição mais equilibrada entre os tempos das estações de trabalho e uma melhora nos indicadores da linha de montagem, possibilitando galgar a desejada redução de custos na produção dos motores.
id UTFPR-12_174a0ef868c07b7ec39cd77df2e0ca25
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/10619
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-12T19:05:59Z2020-11-12T19:05:59Z2018-06-06LEAL, Eduardo Garcia; GRESPAN, Lucas Ampessan. Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10619A otimização dos processos produtivos com a redução de desperdícios e aumento de produtividade é o âmago das montadoras do ramo automobilístico. O balanceamento de linha de montagem tem, na redução do tempo de ciclo da linha, um de seus objetivos principais, possibilitando reduzir o custo de produção e aumentar sua produtividade por meio do equilíbrio nos tempos de processamento das estações de trabalho. Neste trabalho levantou-se as condições e características de um trecho final da linha de montagem de uma montadora de motores diesel nacional, estabeleceu-se relações de precedência entre as tarefas desempenhadas e, por meio da resolução computacional de uma modelagem matemática em Programação Linear Inteira Mista (PLIM), verificou-se a possível otimização da linha, reduzindo-se o tempo de ciclo. O estudo foi aplicado aos dois motores de maior produção da fábrica; observou-se uma distribuição mais equilibrada entre os tempos das estações de trabalho e uma melhora nos indicadores da linha de montagem, possibilitando galgar a desejada redução de custos na produção dos motores.The optimization of production processes with reduction of waste and increase in productivity is the focus of automotive assembly lines. The assembly line balancing problem has the reduction of the line cycle time as one of the main objectives, enabling decreases in production costs and increase in productivity through balancing processing times across workstations. In this report, the conditions and characteristics of a final part assembly line of diesel engines was analyzed. The precedence relations of performed tasks was identified. In addition, by the computational solution of a mathematical model in Mixed Integer Linear Programming (MILP), the possibility of optimizing the line was verified, decreasing the cycle time. The study was applied for the two most produced engines in factory; it was observed a balancing in workstations productive times and better assembly line indicators, making possible to achieve the desired cost reduction in the engine production.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaGraduação em Engenharia MecânicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICABalanceamento de linha de montagemModelos matemáticosIndústria automobilísticaProgramação linearAssembly-line balancingMathematical modelsAutomobile industry and tradeLinear programmingBalanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemáticaAssembly line balancing of diesel engines by mathematical programminginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaMagatão, LeandroMagatão, LeandroVerussa Junior, OsvaldoRodrigues, Luiz Carlos de AbreuLeal, Eduardo GarciaGrespan, Lucas Ampessaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_DAMEC_2018_1_05.pdfapplication/pdf2356501http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10619/1/CT_DAMEC_2018_1_05.pdf2566a4b907cc9169cc901b56ab88a299MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10619/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_DAMEC_2018_1_05.pdf.txtExtracted texttext/plain90717http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10619/3/CT_DAMEC_2018_1_05.pdf.txt99b2ada5c5ff314e5404ad4e6e6e9ed3MD53THUMBNAILCT_DAMEC_2018_1_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10619/4/CT_DAMEC_2018_1_05.pdf.jpg84450d1bd0c81981ecf13b2687bbfcd4MD541/106192020-11-12 17:06:00.495oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T19:06Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Assembly line balancing of diesel engines by mathematical programming
title Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática
spellingShingle Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática
Leal, Eduardo Garcia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICA
Balanceamento de linha de montagem
Modelos matemáticos
Indústria automobilística
Programação linear
Assembly-line balancing
Mathematical models
Automobile industry and trade
Linear programming
title_short Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática
title_full Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática
title_fullStr Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática
title_full_unstemmed Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática
title_sort Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática
author Leal, Eduardo Garcia
author_facet Leal, Eduardo Garcia
Grespan, Lucas Ampessan
author_role author
author2 Grespan, Lucas Ampessan
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magatão, Leandro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Magatão, Leandro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Verussa Junior, Osvaldo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Eduardo Garcia
Grespan, Lucas Ampessan
contributor_str_mv Magatão, Leandro
Magatão, Leandro
Verussa Junior, Osvaldo
Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICA
Balanceamento de linha de montagem
Modelos matemáticos
Indústria automobilística
Programação linear
Assembly-line balancing
Mathematical models
Automobile industry and trade
Linear programming
dc.subject.por.fl_str_mv Balanceamento de linha de montagem
Modelos matemáticos
Indústria automobilística
Programação linear
Assembly-line balancing
Mathematical models
Automobile industry and trade
Linear programming
description A otimização dos processos produtivos com a redução de desperdícios e aumento de produtividade é o âmago das montadoras do ramo automobilístico. O balanceamento de linha de montagem tem, na redução do tempo de ciclo da linha, um de seus objetivos principais, possibilitando reduzir o custo de produção e aumentar sua produtividade por meio do equilíbrio nos tempos de processamento das estações de trabalho. Neste trabalho levantou-se as condições e características de um trecho final da linha de montagem de uma montadora de motores diesel nacional, estabeleceu-se relações de precedência entre as tarefas desempenhadas e, por meio da resolução computacional de uma modelagem matemática em Programação Linear Inteira Mista (PLIM), verificou-se a possível otimização da linha, reduzindo-se o tempo de ciclo. O estudo foi aplicado aos dois motores de maior produção da fábrica; observou-se uma distribuição mais equilibrada entre os tempos das estações de trabalho e uma melhora nos indicadores da linha de montagem, possibilitando galgar a desejada redução de custos na produção dos motores.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-12T19:05:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-12T19:05:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEAL, Eduardo Garcia; GRESPAN, Lucas Ampessan. Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10619
identifier_str_mv LEAL, Eduardo Garcia; GRESPAN, Lucas Ampessan. Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10619/1/CT_DAMEC_2018_1_05.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10619/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10619/3/CT_DAMEC_2018_1_05.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10619/4/CT_DAMEC_2018_1_05.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2566a4b907cc9169cc901b56ab88a299
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
99b2ada5c5ff314e5404ad4e6e6e9ed3
84450d1bd0c81981ecf13b2687bbfcd4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922908635136000