A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Rosana Cardoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30260
Resumo: Acompanha: Oficina de metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
id UTFPR-12_1ba169ac97dc419c003316c24157f914
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30260
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-12-06T20:01:25Z2022-12-06T20:01:25Z2022-11-16TRINDADE, Rosana Cardoso. A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30260Acompanha: Oficina de metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educaçãoEsta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da Metodologia Ativa Design Thinking (MADT) para a formação continuada de profissionais da educação (coordenadores, gestores, supervisores e professores). Para tanto, foi necessário abordar algumas considerações sobre a formação continuada de profissionais da Educação na contemporaneidade, que visasse a prática reflexiva como contribuição para uma mudança da prática pedagógica, incluindo ativamente as Metodologias Ativas (MA), especialmente a MADT. Compreende-se por metodologia o processo de sistematizar ações para alcançar um resultado. O Design Thinking pode ser considerado uma metodologia ativa, pois atua com um processo criativo, colaborativo e experiencial, enquanto permite que o profissional da educação participe ativamente na construção de resultados. A metodologia utilizada para esta pesquisa se filia à análise qualitativa analítica que possibilita compreender os dados coletados por meio de cinco fases: compilação, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. Os resultados indicaram importantes contribuições da MADT no processo de formação continuada dos profissionais da educação como às aptidões adquiridas e mudanças de paradigmas reveladas pelos participantes. Conclui-se que, a Oficina de MADT na modalidade remota e síncrona, com a participação de diversos especialistas na área da educação, permitiu verificar que o desenvolvimento das etapas (definir, interpretar, idear, prototipar e visualizar) da MADT na formação contribuiu para o desenvolvimento da empatia, da resolução de problemas e criatividade, mas, principalmente, deixou vestígios de uma contribuição considerável para ampliar as reflexões acerca de uma práxis inovadora frente aos desafios educacionais mas, ainda assim, algumas lacunas em relação ao enfrentamento do novo precisamser discutidas, apoiadas e validadas.This research aims to investigate the contributions of the Active Design Thinking Methodology (ADM) for the continuing education of education professionals (coordinators, gets, supervisors and teachers). To do so, it was necessary to approach some considerations about the continuing education of education professionals in contemporaneity, which aimed at the reflective practice as a contribution to a change in pedagogical practice, actively including the Active Methodologies (AM), especially the MADT. Methodology is understood as the process of systematizing actions to achieve a result. Design Thinking can be considered an active methodology, because it works with a creative, collaborative, and experiential process, while allowing the educational professional to actively participate in the construction of results. The methodology used for this research is affiliated to qualitative analytical analysis that enables the understanding of the data collected through five phases: compilation, decomposition, recomposition, interpretation, and conclusion. The results indicated important contributions of MADT in the continuing education process of education professionals, such as the skills acquired, and the paradigm changes revealed by the participants. Even though, the continuing education of education professionals through MADT left traces of a considerable contribution to expand the reflections about an innovative praxis facing the educational challenges, some gaps in relation to facing the new in relation to the implementation of Design Thinking as an Active Methodology need to be discussed, supported, and validated. We conclude that, the observation of the participants of the MADT Workshop in remote and synchronous modality, with the participation of several experts in the field of education, allowed us to verify that the development of the stages (define, interpret, ideate, prototype and visualize) of MADT in the training contributed to the development of empathy problem and creativity, but, mainly, left traces of a considerable contribution to broaden the reflections about an innovative praxis facing educational challenges, but, even so, some gaps in relation to facing the new need to be discussed, supported, and validated.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoAprendizagem ativaEnsino - MetodologiaEducadores - FormaçãoEducação permanenteActive learningTeaching - MethodologyEducators, Training ofContinuing educationA metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educaçãoThe active design thinking methodology in the continuing education of education professionalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSilva, Armando Paulo dahttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xhttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242Silva, Armando Paulo dahttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xhttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242Damasceno, Eduardo Filgueirashttps://orcid.org/0000-0002-6246-1246http://lattes.cnpq.br/7333630388674575Pereira, Rudolph dos Santos Gomeshttps://orcid.org/0000-0003-0504-7329http://lattes.cnpq.br/3796193323524023https://orcid.org/0000-0003-4822-7231http://lattes.cnpq.br/7756080398527465Trindade, Rosana Cardosoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALmetodologiaativadesignthinking.pdfapplication/pdf1789404http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/1/metodologiaativadesignthinking.pdf2ddcd2c1f5ef1f997fd66440c8df5aafMD51metodologiaativadesignthinking_produto.pdfapplication/pdf1204362http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/2/metodologiaativadesignthinking_produto.pdf6fbc86dc79307add9fc6ebba00c8d4cfMD52TEXTmetodologiaativadesignthinking.pdf.txtmetodologiaativadesignthinking.pdf.txtExtracted texttext/plain193137http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/3/metodologiaativadesignthinking.pdf.txt7cc9a6e69bd2f70a6e1ee40fbf4b4176MD53metodologiaativadesignthinking_produto.pdf.txtmetodologiaativadesignthinking_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain52788http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/5/metodologiaativadesignthinking_produto.pdf.txt1f3862bd0982c0f5114d70a2636f7710MD55THUMBNAILmetodologiaativadesignthinking.pdf.jpgmetodologiaativadesignthinking.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/4/metodologiaativadesignthinking.pdf.jpga19b46ea696655241aec4d3a12b0a286MD54metodologiaativadesignthinking_produto.pdf.jpgmetodologiaativadesignthinking_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/6/metodologiaativadesignthinking_produto.pdf.jpgc7f7b09f118cfd6f61b34f11e2ac72d8MD561/302602022-12-07 04:07:23.089oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30260Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-12-07T06:07:23Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The active design thinking methodology in the continuing education of education professionals
title A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
spellingShingle A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
Trindade, Rosana Cardoso
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Aprendizagem ativa
Ensino - Metodologia
Educadores - Formação
Educação permanente
Active learning
Teaching - Methodology
Educators, Training of
Continuing education
Ensino
title_short A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
title_full A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
title_fullStr A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
title_full_unstemmed A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
title_sort A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
author Trindade, Rosana Cardoso
author_facet Trindade, Rosana Cardoso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Armando Paulo da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8186-051X
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6724994186659242
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Armando Paulo da
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8186-051X
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6724994186659242
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Damasceno, Eduardo Filgueiras
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6246-1246
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7333630388674575
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pereira, Rudolph dos Santos Gomes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0504-7329
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3796193323524023
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4822-7231
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7756080398527465
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Rosana Cardoso
contributor_str_mv Silva, Armando Paulo da
Silva, Armando Paulo da
Damasceno, Eduardo Filgueiras
Pereira, Rudolph dos Santos Gomes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Aprendizagem ativa
Ensino - Metodologia
Educadores - Formação
Educação permanente
Active learning
Teaching - Methodology
Educators, Training of
Continuing education
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Ensino - Metodologia
Educadores - Formação
Educação permanente
Active learning
Teaching - Methodology
Educators, Training of
Continuing education
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: Oficina de metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-06T20:01:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-06T20:01:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRINDADE, Rosana Cardoso. A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30260
identifier_str_mv TRINDADE, Rosana Cardoso. A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/1/metodologiaativadesignthinking.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/2/metodologiaativadesignthinking_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/3/metodologiaativadesignthinking.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/5/metodologiaativadesignthinking_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/4/metodologiaativadesignthinking.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30260/6/metodologiaativadesignthinking_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ddcd2c1f5ef1f997fd66440c8df5aaf
6fbc86dc79307add9fc6ebba00c8d4cf
7cc9a6e69bd2f70a6e1ee40fbf4b4176
1f3862bd0982c0f5114d70a2636f7710
a19b46ea696655241aec4d3a12b0a286
c7f7b09f118cfd6f61b34f11e2ac72d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922944348585984