Relações entre a percepção musical e o ensino das características das ondas sonoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stinglin, Douglas da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2793
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa em ensino de física, mais específicamente em ensino de acústica. Foi aplicada uma sequência didática em uma turma de primeiro ano do ensino médio, contextualizando os conceitos de acústica na audição de música e na vivência com a poluição sonora e utilizando como marco teórico a teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por Ausubel. O objetivo foi aplicar a sequência didática para obter dados relativos à aprendizagem dos conceitos, analisando se foram, ou não, facilitadores significativos. Utilizou-se a gravação de áudio das aulas e um questionário, aplicado no início e no fim da sequência, para que se possa analisar o antes e depois, além do diário de campo, registrado pelo autor. A sequência foi composta por seis aulas de quarenta e cinco minútos. A análise dos dados obtidos aponta para uma facilitação da aprendizagem significativa de Acústica. Entretanto, seria importante dar continuidade à aplicação dos instrumentos de coleta de dados a um público mais numeroso e com perfis de turmas mais diversificados, para que os resultados propiciem resultados mais conclusivos e abrangentes.
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spelling 2017-12-20T13:06:20Z2017-12-20T13:06:20Z2017-06-08STINGLIN, Douglas da Costa. Relações entre a percepção musical e o ensino das características das ondas sonoras. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2793O presente trabalho consiste em uma pesquisa em ensino de física, mais específicamente em ensino de acústica. Foi aplicada uma sequência didática em uma turma de primeiro ano do ensino médio, contextualizando os conceitos de acústica na audição de música e na vivência com a poluição sonora e utilizando como marco teórico a teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por Ausubel. O objetivo foi aplicar a sequência didática para obter dados relativos à aprendizagem dos conceitos, analisando se foram, ou não, facilitadores significativos. Utilizou-se a gravação de áudio das aulas e um questionário, aplicado no início e no fim da sequência, para que se possa analisar o antes e depois, além do diário de campo, registrado pelo autor. A sequência foi composta por seis aulas de quarenta e cinco minútos. A análise dos dados obtidos aponta para uma facilitação da aprendizagem significativa de Acústica. Entretanto, seria importante dar continuidade à aplicação dos instrumentos de coleta de dados a um público mais numeroso e com perfis de turmas mais diversificados, para que os resultados propiciem resultados mais conclusivos e abrangentes.The present work consists of a research in physics teaching, more specifically in acoustic teaching. A didactic sequence was applied in a first year high school class, contextualizing the concepts of acoustics in listening to music and living with noise pollution and using as theoretical framework the theory of meaningful learning developed by Ausubel. The objective was to apply the didactic sequence to obtain data regarding the learning of the concepts, analyzing whether or not they were significant facilitators. The audio recording of the classes and a questionnaire, applied at the beginning and at the end of the sequence, were used to analyze the before and after, besides the field diary, recorded by the author. The sequence consisted of six forty-five minute classes. The analysis of the data points to a facilitation of the significant learning of Acoustics. However, it would be important to continue the application of the data collection instruments to a larger audience and with more diverse class profiles, so that the results can lead to more conclusive and comprehensive results.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e TecnológicaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::FISICA MATEMATICAEnsino de Ciências e MatemáticaAcústica - Estudo e ensinoOndas sonorasPoluição sonoraPercepção musicalPsicologia da aprendizagemPrática de ensinoFísica - Estudo e ensinoCiência - Estudo e ensinoAcoustics - Study and teachingSound-wavesNoise pollutionMusical perceptionLearning, Psychology ofStudent teachingPhysics - Study and teachingScience - Study and teachingRelações entre a percepção musical e o ensino das características das ondas sonorasRelations between musical perception and the teaching of sound waves characteristicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaFreitas, Mário Sérgio Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/6342243274479874Freitas, Mário Sérgio Teixeira deSaavedra Filho, Nestor CortezSzeremeta, Banihttp://lattes.cnpq.br/8305834979794855Stinglin, Douglas da Costareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGFCET_M_Stinglin, Douglas da Costa_2017.pdfCT_PPGFCET_M_Stinglin, Douglas da Costa_2017.pdfapplication/pdf1423333http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2793/1/CT_PPGFCET_M_Stinglin%2c%20Douglas%20da%20Costa_2017.pdfb0da5057f4645b0497d23ba00565a097MD51CT_PPGFCET_M_Stinglin, Douglas da Costa_2017_1.pdfCT_PPGFCET_M_Stinglin, Douglas da Costa_2017_1.pdfapplication/pdf981316http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2793/2/CT_PPGFCET_M_Stinglin%2c%20Douglas%20da%20Costa_2017_1.pdf9cd81122ca062f5409291549b515dd24MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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