Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shiotani, Alyson Nakamura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9301
Resumo: Com o avanço da tecnologia, novos dispositivos e aplicações vão surgindo, entretanto, nem sempre são desenvolvidos visando toda a população. Este é o caso dos jogos para computadores, que tem nos jovens o principal mercado, geralmente, excluindo os idosos que são um potencial mercado a ser explorado. Os jogos para computadores podem trazer diversos benefícios, como: estimulação mental ou entretenimento, porém, para os idosos, majoritariamente limita-se em considerar somente os benefícios terapêuticos. Tal realidade reforça a percepção de idosos como pessoas quem necessitam de cuidados e, geralmente, não levando em consideração o entretenimento. Este trabalho propõe a investigação, por meio de personas, das preferências dos idosos em relação aos jogos digitais para computadores. Para tanto, foi conduzido um processo de elaboração e aplicação de um questionário projetado considerando as particularidades deste publico. Como resultado, foi possível identificar dez agrupamentos entre os dados coletados, que por sua vez, nível propiciou a criação de três personas. Também foi possível analise de cinco hipóteses, criadas com base na literatura e percepções iniciais do autor deste trabalho de conclusão de curso, sobre as preferências dos idosos em relação à jogos de computadores.
id UTFPR-12_1eaf0b91ae12cec921f1fb03668a2d10
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/9301
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-12T12:04:27Z2020-11-12T12:04:27Z2015-07-15SHIOTANI, Alyson Nakamura. Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9301Com o avanço da tecnologia, novos dispositivos e aplicações vão surgindo, entretanto, nem sempre são desenvolvidos visando toda a população. Este é o caso dos jogos para computadores, que tem nos jovens o principal mercado, geralmente, excluindo os idosos que são um potencial mercado a ser explorado. Os jogos para computadores podem trazer diversos benefícios, como: estimulação mental ou entretenimento, porém, para os idosos, majoritariamente limita-se em considerar somente os benefícios terapêuticos. Tal realidade reforça a percepção de idosos como pessoas quem necessitam de cuidados e, geralmente, não levando em consideração o entretenimento. Este trabalho propõe a investigação, por meio de personas, das preferências dos idosos em relação aos jogos digitais para computadores. Para tanto, foi conduzido um processo de elaboração e aplicação de um questionário projetado considerando as particularidades deste publico. Como resultado, foi possível identificar dez agrupamentos entre os dados coletados, que por sua vez, nível propiciou a criação de três personas. Também foi possível analise de cinco hipóteses, criadas com base na literatura e percepções iniciais do autor deste trabalho de conclusão de curso, sobre as preferências dos idosos em relação à jogos de computadores.The evolution of technology enables new devices and applications, however, usually they are not designed bearing in mind the population diversity developed looking for the entire population. This is the case of computer games, in which the young population is the main public and generally, excludes the elderly whom might be the potential market to be explored. Computer games can bring many benefits, for example: mental stimulation or entertainment, but for elderly, often they are limited to consider only therapeutic benefits. This reality reinforces the perception of elderly only ask for care and generally, not taking into account the entertainment. This paper proposes an investigation through personas to find elderly’s preferences regarding computer games. Thus, it was conducted an questionnaire preparation and application process considering the particularities of this public. As a result, it was possible to identify ten groupings among collected data, which allowed us to create three personas. It was also possible to analyze five hypothesis, created based on literature and author’s preliminary perceptions, about elderly’s preferences regarding computer games.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso Bacharelado em Sistemas de InformaçãoUTFPRBrasilSistemas de InformaçãoIdosos - JogosIdosos - RecreaçãoJogos para computadorOlder people - gamesOlder people - RecreationComputer gamesUma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaAlmeida, Leonelo Dell AnholAlmeida, Leonelo Dell AnholShiotani, Alyson Nakamurainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTCT_COSIS_2015_1_04.pdf.txtExtracted texttext/plain126626http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/1/CT_COSIS_2015_1_04.pdf.txt3197319a2f53de0834fa3a60213135dcMD51THUMBNAILCT_COSIS_2015_1_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1477http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/2/CT_COSIS_2015_1_04.pdf.jpg38c033b32130bb2e5b8b101fdebee65eMD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53ORIGINALCT_COSIS_2015_1_04.pdfapplication/pdf12972521http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/4/CT_COSIS_2015_1_04.pdfe98ffed7c2a02e3eda1dafd65f35950bMD541/93012020-11-12 10:04:27.305oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T12:04:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro
title Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro
spellingShingle Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro
Shiotani, Alyson Nakamura
Sistemas de Informação
Idosos - Jogos
Idosos - Recreação
Jogos para computador
Older people - games
Older people - Recreation
Computer games
title_short Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro
title_full Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro
title_fullStr Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro
title_full_unstemmed Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro
title_sort Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro
author Shiotani, Alyson Nakamura
author_facet Shiotani, Alyson Nakamura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Leonelo Dell Anhol
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Leonelo Dell Anhol
dc.contributor.author.fl_str_mv Shiotani, Alyson Nakamura
contributor_str_mv Almeida, Leonelo Dell Anhol
Almeida, Leonelo Dell Anhol
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Sistemas de Informação
topic Sistemas de Informação
Idosos - Jogos
Idosos - Recreação
Jogos para computador
Older people - games
Older people - Recreation
Computer games
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos - Jogos
Idosos - Recreação
Jogos para computador
Older people - games
Older people - Recreation
Computer games
description Com o avanço da tecnologia, novos dispositivos e aplicações vão surgindo, entretanto, nem sempre são desenvolvidos visando toda a população. Este é o caso dos jogos para computadores, que tem nos jovens o principal mercado, geralmente, excluindo os idosos que são um potencial mercado a ser explorado. Os jogos para computadores podem trazer diversos benefícios, como: estimulação mental ou entretenimento, porém, para os idosos, majoritariamente limita-se em considerar somente os benefícios terapêuticos. Tal realidade reforça a percepção de idosos como pessoas quem necessitam de cuidados e, geralmente, não levando em consideração o entretenimento. Este trabalho propõe a investigação, por meio de personas, das preferências dos idosos em relação aos jogos digitais para computadores. Para tanto, foi conduzido um processo de elaboração e aplicação de um questionário projetado considerando as particularidades deste publico. Como resultado, foi possível identificar dez agrupamentos entre os dados coletados, que por sua vez, nível propiciou a criação de três personas. Também foi possível analise de cinco hipóteses, criadas com base na literatura e percepções iniciais do autor deste trabalho de conclusão de curso, sobre as preferências dos idosos em relação à jogos de computadores.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-12T12:04:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-12T12:04:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SHIOTANI, Alyson Nakamura. Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9301
identifier_str_mv SHIOTANI, Alyson Nakamura. Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Curso Bacharelado em Sistemas de Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/1/CT_COSIS_2015_1_04.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/2/CT_COSIS_2015_1_04.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/4/CT_COSIS_2015_1_04.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3197319a2f53de0834fa3a60213135dc
38c033b32130bb2e5b8b101fdebee65e
dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809
e98ffed7c2a02e3eda1dafd65f35950b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923083878400000