Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9301 |
Resumo: | Com o avanço da tecnologia, novos dispositivos e aplicações vão surgindo, entretanto, nem sempre são desenvolvidos visando toda a população. Este é o caso dos jogos para computadores, que tem nos jovens o principal mercado, geralmente, excluindo os idosos que são um potencial mercado a ser explorado. Os jogos para computadores podem trazer diversos benefícios, como: estimulação mental ou entretenimento, porém, para os idosos, majoritariamente limita-se em considerar somente os benefícios terapêuticos. Tal realidade reforça a percepção de idosos como pessoas quem necessitam de cuidados e, geralmente, não levando em consideração o entretenimento. Este trabalho propõe a investigação, por meio de personas, das preferências dos idosos em relação aos jogos digitais para computadores. Para tanto, foi conduzido um processo de elaboração e aplicação de um questionário projetado considerando as particularidades deste publico. Como resultado, foi possível identificar dez agrupamentos entre os dados coletados, que por sua vez, nível propiciou a criação de três personas. Também foi possível analise de cinco hipóteses, criadas com base na literatura e percepções iniciais do autor deste trabalho de conclusão de curso, sobre as preferências dos idosos em relação à jogos de computadores. |
id |
UTFPR-12_1eaf0b91ae12cec921f1fb03668a2d10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/9301 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-12T12:04:27Z2020-11-12T12:04:27Z2015-07-15SHIOTANI, Alyson Nakamura. Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9301Com o avanço da tecnologia, novos dispositivos e aplicações vão surgindo, entretanto, nem sempre são desenvolvidos visando toda a população. Este é o caso dos jogos para computadores, que tem nos jovens o principal mercado, geralmente, excluindo os idosos que são um potencial mercado a ser explorado. Os jogos para computadores podem trazer diversos benefícios, como: estimulação mental ou entretenimento, porém, para os idosos, majoritariamente limita-se em considerar somente os benefícios terapêuticos. Tal realidade reforça a percepção de idosos como pessoas quem necessitam de cuidados e, geralmente, não levando em consideração o entretenimento. Este trabalho propõe a investigação, por meio de personas, das preferências dos idosos em relação aos jogos digitais para computadores. Para tanto, foi conduzido um processo de elaboração e aplicação de um questionário projetado considerando as particularidades deste publico. Como resultado, foi possível identificar dez agrupamentos entre os dados coletados, que por sua vez, nível propiciou a criação de três personas. Também foi possível analise de cinco hipóteses, criadas com base na literatura e percepções iniciais do autor deste trabalho de conclusão de curso, sobre as preferências dos idosos em relação à jogos de computadores.The evolution of technology enables new devices and applications, however, usually they are not designed bearing in mind the population diversity developed looking for the entire population. This is the case of computer games, in which the young population is the main public and generally, excludes the elderly whom might be the potential market to be explored. Computer games can bring many benefits, for example: mental stimulation or entertainment, but for elderly, often they are limited to consider only therapeutic benefits. This reality reinforces the perception of elderly only ask for care and generally, not taking into account the entertainment. This paper proposes an investigation through personas to find elderly’s preferences regarding computer games. Thus, it was conducted an questionnaire preparation and application process considering the particularities of this public. As a result, it was possible to identify ten groupings among collected data, which allowed us to create three personas. It was also possible to analyze five hypothesis, created based on literature and author’s preliminary perceptions, about elderly’s preferences regarding computer games.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso Bacharelado em Sistemas de InformaçãoUTFPRBrasilSistemas de InformaçãoIdosos - JogosIdosos - RecreaçãoJogos para computadorOlder people - gamesOlder people - RecreationComputer gamesUma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaAlmeida, Leonelo Dell AnholAlmeida, Leonelo Dell AnholShiotani, Alyson Nakamurainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTCT_COSIS_2015_1_04.pdf.txtExtracted texttext/plain126626http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/1/CT_COSIS_2015_1_04.pdf.txt3197319a2f53de0834fa3a60213135dcMD51THUMBNAILCT_COSIS_2015_1_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1477http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/2/CT_COSIS_2015_1_04.pdf.jpg38c033b32130bb2e5b8b101fdebee65eMD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53ORIGINALCT_COSIS_2015_1_04.pdfapplication/pdf12972521http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/4/CT_COSIS_2015_1_04.pdfe98ffed7c2a02e3eda1dafd65f35950bMD541/93012020-11-12 10:04:27.305oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T12:04:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro |
title |
Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro |
spellingShingle |
Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro Shiotani, Alyson Nakamura Sistemas de Informação Idosos - Jogos Idosos - Recreação Jogos para computador Older people - games Older people - Recreation Computer games |
title_short |
Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro |
title_full |
Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro |
title_fullStr |
Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro |
title_full_unstemmed |
Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro |
title_sort |
Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro |
author |
Shiotani, Alyson Nakamura |
author_facet |
Shiotani, Alyson Nakamura |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Leonelo Dell Anhol |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, Leonelo Dell Anhol |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shiotani, Alyson Nakamura |
contributor_str_mv |
Almeida, Leonelo Dell Anhol Almeida, Leonelo Dell Anhol |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Sistemas de Informação |
topic |
Sistemas de Informação Idosos - Jogos Idosos - Recreação Jogos para computador Older people - games Older people - Recreation Computer games |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idosos - Jogos Idosos - Recreação Jogos para computador Older people - games Older people - Recreation Computer games |
description |
Com o avanço da tecnologia, novos dispositivos e aplicações vão surgindo, entretanto, nem sempre são desenvolvidos visando toda a população. Este é o caso dos jogos para computadores, que tem nos jovens o principal mercado, geralmente, excluindo os idosos que são um potencial mercado a ser explorado. Os jogos para computadores podem trazer diversos benefícios, como: estimulação mental ou entretenimento, porém, para os idosos, majoritariamente limita-se em considerar somente os benefícios terapêuticos. Tal realidade reforça a percepção de idosos como pessoas quem necessitam de cuidados e, geralmente, não levando em consideração o entretenimento. Este trabalho propõe a investigação, por meio de personas, das preferências dos idosos em relação aos jogos digitais para computadores. Para tanto, foi conduzido um processo de elaboração e aplicação de um questionário projetado considerando as particularidades deste publico. Como resultado, foi possível identificar dez agrupamentos entre os dados coletados, que por sua vez, nível propiciou a criação de três personas. Também foi possível analise de cinco hipóteses, criadas com base na literatura e percepções iniciais do autor deste trabalho de conclusão de curso, sobre as preferências dos idosos em relação à jogos de computadores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-12T12:04:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-12T12:04:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SHIOTANI, Alyson Nakamura. Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9301 |
identifier_str_mv |
SHIOTANI, Alyson Nakamura. Uma investigação sobre idosos e sua relação com jogos digitais no contexto brasileiro. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Curso Bacharelado em Sistemas de Informação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/1/CT_COSIS_2015_1_04.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/2/CT_COSIS_2015_1_04.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9301/4/CT_COSIS_2015_1_04.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3197319a2f53de0834fa3a60213135dc 38c033b32130bb2e5b8b101fdebee65e dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809 e98ffed7c2a02e3eda1dafd65f35950b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923083878400000 |