Jogo tríptico na formação inicial do professor de ciências: uma proposta de ensino de física sob o enfoque CTS que busca promover ACT
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4633 |
Resumo: | um tema gerador, que se fundamenta em Paulo Freire, e que se divide em três etapas: (i) a música controversa, (ii) o jornal ideológico e (iii) o júri simulado - desenvolvido num processo de colaboração e cooperação com graduandos de licenciatura em ciências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A temática do estudo advém da necessidade de se formar o futuro professor de ciências como um intelectual crítico e de oportunizar reflexões sobre problemas do ensino de ciências que dificultam e inviabilizam o processo de alfabetização científico-tecnológica - ACT. O estudo tem o objetivo de analisar contribuições, à promoção da ACT, que podem surgir na formação inicial do professor de ciências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná por meio da construção do jogo tríptico. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica de natureza aplicada e com abordagem qualitativa que utiliza procedimentos técnicos de pesquisa-ação. Os dados coletados são analisados buscando seguir orientações da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O estudo tem como população-alvo 28 graduandos da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A pesquisa foi realizada na mencionada universidade, na cidade de Ponta Grossa - PR. Durante onze encontros, realizou-se uma sequência didática que se dividiu em: atividades de formação colaborativa e planejamento e construção dos componentes do jogo tríptico. A pesquisa buscou o amparo teórico de Paulo Freire, que vislumbra a formação docente contemplada por uma reflexão direcionada à prática educativo-progressiva, favorável à autonomia de ser do indivíduo. Os resultados evidenciaram que a construção do jogo tríptico oportuniza um contato mais diversificado com as dimensões do conhecimento científico, valorizando atitudes e habilidades científico-investigativas que representam atributos importantes das dimensões procedimentais e atitudinais. Os resultados também mostraram uma valorização de conhecimentos contemporâneos, importantes à dimensão conceitual, como os assuntos de Física Nuclear, que contribuem para uma percepção atual da ciência no ensino de Física. O jogo tríptico apresentou um rico contexto de reflexão sobre a dimensão epistemológica da ciência, oportunizando perceber como a ciência nasce e se desenvolve e como pode ser influenciada por interferências externas; possibilitou um contato com eixos estruturantes e elementos de ACT e oportunizou uma sistematização de ações semelhantes à sequência de eventos de ensino, que melhor organiza os materiais CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade -, apontada por Aikenhead. Por isso, o jogo tríptico sinaliza na direção da formação integral do futuro professor de ciências ao valorizar a criticidade e a autonomia do mesmo e ao proporcionar uma educação como um processo de conscientização que o aproxima mais de um intelectual crítico e menos de um técnico da educação. |
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2020-01-10T18:58:29Z2020-01-10T18:58:29Z2019-11-22MELO, Marcos Gervanio de Azevedo. Jogo tríptico na formação inicial do professor de ciências: uma proposta de ensino de física sob o enfoque CTS que busca promover ACT. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4633um tema gerador, que se fundamenta em Paulo Freire, e que se divide em três etapas: (i) a música controversa, (ii) o jornal ideológico e (iii) o júri simulado - desenvolvido num processo de colaboração e cooperação com graduandos de licenciatura em ciências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A temática do estudo advém da necessidade de se formar o futuro professor de ciências como um intelectual crítico e de oportunizar reflexões sobre problemas do ensino de ciências que dificultam e inviabilizam o processo de alfabetização científico-tecnológica - ACT. O estudo tem o objetivo de analisar contribuições, à promoção da ACT, que podem surgir na formação inicial do professor de ciências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná por meio da construção do jogo tríptico. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica de natureza aplicada e com abordagem qualitativa que utiliza procedimentos técnicos de pesquisa-ação. Os dados coletados são analisados buscando seguir orientações da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O estudo tem como população-alvo 28 graduandos da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A pesquisa foi realizada na mencionada universidade, na cidade de Ponta Grossa - PR. Durante onze encontros, realizou-se uma sequência didática que se dividiu em: atividades de formação colaborativa e planejamento e construção dos componentes do jogo tríptico. A pesquisa buscou o amparo teórico de Paulo Freire, que vislumbra a formação docente contemplada por uma reflexão direcionada à prática educativo-progressiva, favorável à autonomia de ser do indivíduo. Os resultados evidenciaram que a construção do jogo tríptico oportuniza um contato mais diversificado com as dimensões do conhecimento científico, valorizando atitudes e habilidades científico-investigativas que representam atributos importantes das dimensões procedimentais e atitudinais. Os resultados também mostraram uma valorização de conhecimentos contemporâneos, importantes à dimensão conceitual, como os assuntos de Física Nuclear, que contribuem para uma percepção atual da ciência no ensino de Física. O jogo tríptico apresentou um rico contexto de reflexão sobre a dimensão epistemológica da ciência, oportunizando perceber como a ciência nasce e se desenvolve e como pode ser influenciada por interferências externas; possibilitou um contato com eixos estruturantes e elementos de ACT e oportunizou uma sistematização de ações semelhantes à sequência de eventos de ensino, que melhor organiza os materiais CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade -, apontada por Aikenhead. Por isso, o jogo tríptico sinaliza na direção da formação integral do futuro professor de ciências ao valorizar a criticidade e a autonomia do mesmo e ao proporcionar uma educação como um processo de conscientização que o aproxima mais de um intelectual crítico e menos de um técnico da educação.This thesis discusses the construction of the triptych game - a learning object supported by a generative theme, which is based on Paulo Freire, and which is divided into three stages: (i) the controversial music, (ii) the ideological journal and (iii) the mock jury - developed in a process of collaboration and cooperation with undergraduate students of science at the Federal Technological University of Paraná. The theme of the study comes from the need to train the future science teacher as a critical intellectual and to provide reflections on problems of science teaching that make the process of scientific and technological literacy difficult - STL. The study aims to analyze contributions to the promotion of STL, which may arise in the initial formation of the science teacher of the Federal Technological University of Paraná through the construction of the triptych game. It is a phenomenological research of applied nature and with a qualitative approach that uses technical procedures of action research. The collected data are analyzed in order to follow Laurence Bardin Content Analysis guidelines. The study has as target population 28 undergraduate students of the Interdisciplinary Degree in Natural Sciences of the Federal Technological University of Paraná. The research was conducted at the aforementioned university in Ponta Grossa - PR. During eleven meetings, there was a didactic sequence that was divided into: collaborative training activities and planning and construction of triptych game components. The research sought the theoretical support of Paulo Freire, who envisions the teaching formation contemplated by a reflection directed to the educative-progressive practice, favorable to the autonomy of being of the individual. The results showed that the construction of the triptych game provides a more diversified contact with the dimensions of scientific knowledge, valuing attitudes and scientific-investigative skills that represent important attributes of procedural and attitudinal dimensions. The results also showed an appreciation of contemporary knowledge, important to the conceptual dimension, such as Nuclear Physics subjects, which contribute to a current perception of science in Physics teaching. The triptych game presented a rich context of reflection on the epistemological dimension of science, allowing us to understand how science is born and develops and how it can be influenced by external interference; allowed a contact with structuring axes and elements of STL and provided a systematization of actions similar to the sequence of teaching events, which better organizes the materials STS - Science, Technology and Society - pointed out by Aikenhead. Therefore, the triptych game points towards the integral formation of the future science teacher by valuing his criticality and autonomy and providing education as a process of awareness that brings him closer to a critical intellectual and less to an education technician.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e TecnologiaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANASEngenharia/Tecnologia/GestãoFísica - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoTrípticosCiência - Aspectos sociaisTecnologia - Aspectos sociaisAlfabetizaçãoPhysics - Study and teachingTeachers, Training ofTriptychsScience - Social aspectsTechnology - Social aspectsLiteracyJogo tríptico na formação inicial do professor de ciências: uma proposta de ensino de física sob o enfoque CTS que busca promover ACTTriptych game in the initial formation of the science teacher: a proposal of physics teaching under the STS approach that seeks to promote STLinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPonta GrossaNeves, Marcos Cesar Danhonihttps://orcid.org/0000-0001-5209-4158http://lattes.cnpq.br/6514146095003486Silva, Sani de Carvalho Rutz dahttps://orcid.org/0000-0002-1548-5739http://lattes.cnpq.br/5694972079639390Heerdt, Bettinahttps://orcid.org/0000-0002-0428-136Xhttp://lattes.cnpq.br/6454387839993031Silva, Josie Agatha Parrilha dahttps://orcid.org/0000-0002-8778-6792http://lattes.cnpq.br/7528954595127003Batista, Michel Corcihttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721http://lattes.cnpq.br/4568162557688883Miquelin, Awdry Feisserhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780http://lattes.cnpq.br/9516464037261848Neves, Marcos Cesar Danhonihttps://orcid.org/0000-0001-5209-4158http://lattes.cnpq.br/6514146095003486http://lattes.cnpq.br/9969818415228417Melo, Marcos Gervanio de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALjogotripticoformacaoinicialprofessor.pdfjogotripticoformacaoinicialprofessor.pdfapplication/pdf9943748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4633/1/jogotripticoformacaoinicialprofessor.pdf4f808f1df243460f02bbd3443f374d18MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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