Aplicação de algoritmo para recuperação de casos no problema de condução de trens de carga
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15993 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal utilizar a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) no intuito de auxiliar na condução de trens de carga. RBC é composto de etapas, entre elas a recuperação de casos similares à um problema, reuso de casos recuperados para gerar uma solução candidata à aplicada, revisão e retenção da solução aplicável. Neste trabalho o foco dar-se-á sobre a etapa de recuperação de casos, a qual utiliza uma base de casos, composta por casos e suas respectivas soluções, e algoritmos para selecionar casos que mais se assemelhem com um determinado problema. Os casos recuperados são utilizados e tratados pelas outras etapas do método RBC. No domínio e aplicação trabalhados, cada caso corresponde à um conjunto de características referentes ao deslocamento de um trem em uma via férrea. Com a implementação de algoritmos de recuperação, espera-se obter melhorias no desempenho da condução de trens, assim como diminuição de combustível gasto e consequentemente diminuição da poluição causada pela queima desse combustível. As melhorias poderão ser alcançadas uma vez que, ao se deparar com o problema de conduzir um trem em um trecho de via, a técnica de RBC irá recuperar um conjunto de ações possíveis a partir da base de casos disponível e o condutor poderá aplicar estas ações. |
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2020-11-19T18:25:08Z2020-11-19T18:25:08Z2019-06-12STREISKY, Matheus. Aplicação de algoritmo para recuperação de casos no problema de condução de trens de carga. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15993Este trabalho tem como objetivo principal utilizar a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) no intuito de auxiliar na condução de trens de carga. RBC é composto de etapas, entre elas a recuperação de casos similares à um problema, reuso de casos recuperados para gerar uma solução candidata à aplicada, revisão e retenção da solução aplicável. Neste trabalho o foco dar-se-á sobre a etapa de recuperação de casos, a qual utiliza uma base de casos, composta por casos e suas respectivas soluções, e algoritmos para selecionar casos que mais se assemelhem com um determinado problema. Os casos recuperados são utilizados e tratados pelas outras etapas do método RBC. No domínio e aplicação trabalhados, cada caso corresponde à um conjunto de características referentes ao deslocamento de um trem em uma via férrea. Com a implementação de algoritmos de recuperação, espera-se obter melhorias no desempenho da condução de trens, assim como diminuição de combustível gasto e consequentemente diminuição da poluição causada pela queima desse combustível. As melhorias poderão ser alcançadas uma vez que, ao se deparar com o problema de conduzir um trem em um trecho de via, a técnica de RBC irá recuperar um conjunto de ações possíveis a partir da base de casos disponível e o condutor poderá aplicar estas ações.This paper has as main objective to use the Case Based Reasoning technique in order to help in freight trains conduction. CBR is composed of steps, like similar cases retrieval, reuse of retrieved cases in order to generate a candidate solution to the applied one, review and retention of the applicable solution. In this work, the focus will be on the data retrieval step, which uses a case base composed by cases and theirs respective solutions, and algorithms to select the most similar cases to a determined problem. The retrieved cases are used and treated by the other steps of the CBR method. On the focused domain, each case corresponds to a set of traits that refer to a displacement of a train in a railway. With the implementation of the retrieval algorithm improvements are hoped in the train's conduction performance, just like the decrease of fuel expense and consequently a decrease in the pollution caused by it. The improvements can be reached because, once facing the train conduction problem in a part of a railway, the CBR technique will retrieve a set of possible actions from the available case base and the train conductor can apply these actions.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de InformáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOTransporte ferroviário de cargaAlgorítmosCombustíveis - EconomiaRailroads - FreightAlgorithmsFuel - EconomicsAplicação de algoritmo para recuperação de casos no problema de condução de trens de cargaApplication of algorithms for cases retrieval in the problem of freight trains conductioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaBorges, André PinzBorges, André PinzKoscianski, AndréAlves, Gleifer VazStreisky, Matheusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15993/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPG_COCIC_2019_1_07.pdfapplication/pdf1691990http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15993/2/PG_COCIC_2019_1_07.pdf398536165ffc409f9a9128a349f1a4aaMD52TEXTPG_COCIC_2019_1_07.pdf.txtExtracted texttext/plain167980http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15993/3/PG_COCIC_2019_1_07.pdf.txtf73c992ab9d9327616023413c1223d78MD53THUMBNAILPG_COCIC_2019_1_07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15993/4/PG_COCIC_2019_1_07.pdf.jpgec28c46ca5f1c18e664d88b22630f857MD541/159932020-11-19 16:25:08.832oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/15993TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T18:25:08Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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