Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Marcelo Carvalho da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807
Resumo: As questões ambientais tornaram-se ao longo dos anos uma das grandes preocupações mundiais, em especial, questões relacionadas aos níveis de emissões gerado pelas frotas veiculares, devido ao aumento do número de veículos. O mercado automotivo por sua vez, através de normas regulamentadoras e incentivos, investem cada vez mais em soluções para reduzir os níveis de emissões de seus veículos, ou até mesmo, projetos de veículos com emissões zero, caso dos veículos 100% elétricos. O desenvolvimento de novos projetos para atender as normas regulamentadoras parte normalmente pelo sistema de tração dos veículos, pois são os principais emissores de poluentes devido a queima do combustível. Com o sistema de tração aperfeiçoado e sistemas de pós tratamento implementado, faz se necessário, otimizar os equipamentos auxiliares, com o intuído de reduzir ainda mais a demanda de potência do motor a combustão do veículo e consequentemente, reduzindo os níveis de emissões e melhorando a eficiência. Este trabalho tem como foco um dos equipamentos auxiliares do veículo, o sistema de direção elétrica assistida, utilizada tanto em veículos pesados tradicionais, como em veículos híbridos e 100% elétrico. Será apresentado o dimensionamento, comunicação e montagem do sistema de direção elétrica assistida em um veículo hibrido utilizado no transporte de pessoas. Será realizado ainda um teste funcional, com o objetivo de otimizar sua eficiência e funcionamento comparado aos sistemas convencionais acoplados ao motor a combustão.
id UTFPR-12_24ed2cee39007acc09053e0517417882
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19807
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-24T10:38:50Z2020-11-24T10:38:50Z2015-12-15ROSA, Marcelo Carvalho da Rosa. Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807As questões ambientais tornaram-se ao longo dos anos uma das grandes preocupações mundiais, em especial, questões relacionadas aos níveis de emissões gerado pelas frotas veiculares, devido ao aumento do número de veículos. O mercado automotivo por sua vez, através de normas regulamentadoras e incentivos, investem cada vez mais em soluções para reduzir os níveis de emissões de seus veículos, ou até mesmo, projetos de veículos com emissões zero, caso dos veículos 100% elétricos. O desenvolvimento de novos projetos para atender as normas regulamentadoras parte normalmente pelo sistema de tração dos veículos, pois são os principais emissores de poluentes devido a queima do combustível. Com o sistema de tração aperfeiçoado e sistemas de pós tratamento implementado, faz se necessário, otimizar os equipamentos auxiliares, com o intuído de reduzir ainda mais a demanda de potência do motor a combustão do veículo e consequentemente, reduzindo os níveis de emissões e melhorando a eficiência. Este trabalho tem como foco um dos equipamentos auxiliares do veículo, o sistema de direção elétrica assistida, utilizada tanto em veículos pesados tradicionais, como em veículos híbridos e 100% elétrico. Será apresentado o dimensionamento, comunicação e montagem do sistema de direção elétrica assistida em um veículo hibrido utilizado no transporte de pessoas. Será realizado ainda um teste funcional, com o objetivo de otimizar sua eficiência e funcionamento comparado aos sistemas convencionais acoplados ao motor a combustão.Environmental issues have become over the years one of the major global concerns, in particular, issues related to the emissions generated by the vehicular fleet in the cities, due to the increased number of vehicles. The automotive market in turn, through regulatory incentives and regulations, are increasingly investing in solutions to reduce emission levels of their vehicles, or even, projects of vehicle with zero emission, for exemple, vehicles 100% electric. The development of new projects to meet the regulatory standards of the vehicles, normally starts with the drive system, as they are the major emitters of pollutants due to burning fuel. With the improved drive system and implementation of a after treatment systems, it is necessary, to optimize the auxiliary equipment of the vehicle, with the intuited to further reduce engine power demand and consequently, reducing emissions levels and improving the efficiency. The focus of this paper is over one of the auxiliary equipment of the vehicle, the electric hydraulic power steering system for heavy vehicles, used in conventional internal combustion engine (ICE) vehicles, such as, electric vehicles (EVs), hybrid electric vehicles (HEVs) and plug-in hybrid electric vehicles (PHEVs). The paper will present the dimensioning, communication and the assembly of electric hydraulic power steering system in a hybrid bus. It will further be realized a functional test, with the aim of optimizing the efficiency and operation compared to conventional systems coupled to the conventional internal combustion engine.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Sistemas Embarcados para a Indústria AutomotivaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSDireção de veículos a motorMotores de combustão internaEnergia - Fontes alternativasInversores elétricosMotor vehicle drivingInternal combustion enginesRenewable energy sourcesElectric invertersSistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSchneider, Guilherme AlceuSchneider, Guilherme AlceuSchneider, Guilherme AlceuSchneider, Guilherme AlceuRosa, Marcelo Carvalho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CESEB_II_2014_01.pdfapplication/pdf1503868http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/1/CT_CESEB_II_2014_01.pdf967d22cf9161bd80d4b94e4d37c0326fMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CESEB_II_2014_01.pdf.txtExtracted texttext/plain61105http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/3/CT_CESEB_II_2014_01.pdf.txtfb9f647438782259887c17cd1119dbb9MD53THUMBNAILCT_CESEB_II_2014_01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/4/CT_CESEB_II_2014_01.pdf.jpg10f6859c9533af7a93cec62cc8d91e6cMD541/198072020-11-24 08:38:51.258oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-24T10:38:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico
title Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico
spellingShingle Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico
Rosa, Marcelo Carvalho da
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS
Direção de veículos a motor
Motores de combustão interna
Energia - Fontes alternativas
Inversores elétricos
Motor vehicle driving
Internal combustion engines
Renewable energy sources
Electric inverters
title_short Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico
title_full Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico
title_fullStr Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico
title_full_unstemmed Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico
title_sort Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico
author Rosa, Marcelo Carvalho da
author_facet Rosa, Marcelo Carvalho da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Guilherme Alceu
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Schneider, Guilherme Alceu
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Schneider, Guilherme Alceu
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Schneider, Guilherme Alceu
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Marcelo Carvalho da
contributor_str_mv Schneider, Guilherme Alceu
Schneider, Guilherme Alceu
Schneider, Guilherme Alceu
Schneider, Guilherme Alceu
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS
Direção de veículos a motor
Motores de combustão interna
Energia - Fontes alternativas
Inversores elétricos
Motor vehicle driving
Internal combustion engines
Renewable energy sources
Electric inverters
dc.subject.por.fl_str_mv Direção de veículos a motor
Motores de combustão interna
Energia - Fontes alternativas
Inversores elétricos
Motor vehicle driving
Internal combustion engines
Renewable energy sources
Electric inverters
description As questões ambientais tornaram-se ao longo dos anos uma das grandes preocupações mundiais, em especial, questões relacionadas aos níveis de emissões gerado pelas frotas veiculares, devido ao aumento do número de veículos. O mercado automotivo por sua vez, através de normas regulamentadoras e incentivos, investem cada vez mais em soluções para reduzir os níveis de emissões de seus veículos, ou até mesmo, projetos de veículos com emissões zero, caso dos veículos 100% elétricos. O desenvolvimento de novos projetos para atender as normas regulamentadoras parte normalmente pelo sistema de tração dos veículos, pois são os principais emissores de poluentes devido a queima do combustível. Com o sistema de tração aperfeiçoado e sistemas de pós tratamento implementado, faz se necessário, otimizar os equipamentos auxiliares, com o intuído de reduzir ainda mais a demanda de potência do motor a combustão do veículo e consequentemente, reduzindo os níveis de emissões e melhorando a eficiência. Este trabalho tem como foco um dos equipamentos auxiliares do veículo, o sistema de direção elétrica assistida, utilizada tanto em veículos pesados tradicionais, como em veículos híbridos e 100% elétrico. Será apresentado o dimensionamento, comunicação e montagem do sistema de direção elétrica assistida em um veículo hibrido utilizado no transporte de pessoas. Será realizado ainda um teste funcional, com o objetivo de otimizar sua eficiência e funcionamento comparado aos sistemas convencionais acoplados ao motor a combustão.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-24T10:38:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-24T10:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSA, Marcelo Carvalho da Rosa. Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807
identifier_str_mv ROSA, Marcelo Carvalho da Rosa. Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/1/CT_CESEB_II_2014_01.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/3/CT_CESEB_II_2014_01.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/4/CT_CESEB_II_2014_01.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 967d22cf9161bd80d4b94e4d37c0326f
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
fb9f647438782259887c17cd1119dbb9
10f6859c9533af7a93cec62cc8d91e6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923021453524992