Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807 |
Resumo: | As questões ambientais tornaram-se ao longo dos anos uma das grandes preocupações mundiais, em especial, questões relacionadas aos níveis de emissões gerado pelas frotas veiculares, devido ao aumento do número de veículos. O mercado automotivo por sua vez, através de normas regulamentadoras e incentivos, investem cada vez mais em soluções para reduzir os níveis de emissões de seus veículos, ou até mesmo, projetos de veículos com emissões zero, caso dos veículos 100% elétricos. O desenvolvimento de novos projetos para atender as normas regulamentadoras parte normalmente pelo sistema de tração dos veículos, pois são os principais emissores de poluentes devido a queima do combustível. Com o sistema de tração aperfeiçoado e sistemas de pós tratamento implementado, faz se necessário, otimizar os equipamentos auxiliares, com o intuído de reduzir ainda mais a demanda de potência do motor a combustão do veículo e consequentemente, reduzindo os níveis de emissões e melhorando a eficiência. Este trabalho tem como foco um dos equipamentos auxiliares do veículo, o sistema de direção elétrica assistida, utilizada tanto em veículos pesados tradicionais, como em veículos híbridos e 100% elétrico. Será apresentado o dimensionamento, comunicação e montagem do sistema de direção elétrica assistida em um veículo hibrido utilizado no transporte de pessoas. Será realizado ainda um teste funcional, com o objetivo de otimizar sua eficiência e funcionamento comparado aos sistemas convencionais acoplados ao motor a combustão. |
id |
UTFPR-12_24ed2cee39007acc09053e0517417882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19807 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-24T10:38:50Z2020-11-24T10:38:50Z2015-12-15ROSA, Marcelo Carvalho da Rosa. Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807As questões ambientais tornaram-se ao longo dos anos uma das grandes preocupações mundiais, em especial, questões relacionadas aos níveis de emissões gerado pelas frotas veiculares, devido ao aumento do número de veículos. O mercado automotivo por sua vez, através de normas regulamentadoras e incentivos, investem cada vez mais em soluções para reduzir os níveis de emissões de seus veículos, ou até mesmo, projetos de veículos com emissões zero, caso dos veículos 100% elétricos. O desenvolvimento de novos projetos para atender as normas regulamentadoras parte normalmente pelo sistema de tração dos veículos, pois são os principais emissores de poluentes devido a queima do combustível. Com o sistema de tração aperfeiçoado e sistemas de pós tratamento implementado, faz se necessário, otimizar os equipamentos auxiliares, com o intuído de reduzir ainda mais a demanda de potência do motor a combustão do veículo e consequentemente, reduzindo os níveis de emissões e melhorando a eficiência. Este trabalho tem como foco um dos equipamentos auxiliares do veículo, o sistema de direção elétrica assistida, utilizada tanto em veículos pesados tradicionais, como em veículos híbridos e 100% elétrico. Será apresentado o dimensionamento, comunicação e montagem do sistema de direção elétrica assistida em um veículo hibrido utilizado no transporte de pessoas. Será realizado ainda um teste funcional, com o objetivo de otimizar sua eficiência e funcionamento comparado aos sistemas convencionais acoplados ao motor a combustão.Environmental issues have become over the years one of the major global concerns, in particular, issues related to the emissions generated by the vehicular fleet in the cities, due to the increased number of vehicles. The automotive market in turn, through regulatory incentives and regulations, are increasingly investing in solutions to reduce emission levels of their vehicles, or even, projects of vehicle with zero emission, for exemple, vehicles 100% electric. The development of new projects to meet the regulatory standards of the vehicles, normally starts with the drive system, as they are the major emitters of pollutants due to burning fuel. With the improved drive system and implementation of a after treatment systems, it is necessary, to optimize the auxiliary equipment of the vehicle, with the intuited to further reduce engine power demand and consequently, reducing emissions levels and improving the efficiency. The focus of this paper is over one of the auxiliary equipment of the vehicle, the electric hydraulic power steering system for heavy vehicles, used in conventional internal combustion engine (ICE) vehicles, such as, electric vehicles (EVs), hybrid electric vehicles (HEVs) and plug-in hybrid electric vehicles (PHEVs). The paper will present the dimensioning, communication and the assembly of electric hydraulic power steering system in a hybrid bus. It will further be realized a functional test, with the aim of optimizing the efficiency and operation compared to conventional systems coupled to the conventional internal combustion engine.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Sistemas Embarcados para a Indústria AutomotivaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSDireção de veículos a motorMotores de combustão internaEnergia - Fontes alternativasInversores elétricosMotor vehicle drivingInternal combustion enginesRenewable energy sourcesElectric invertersSistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSchneider, Guilherme AlceuSchneider, Guilherme AlceuSchneider, Guilherme AlceuSchneider, Guilherme AlceuRosa, Marcelo Carvalho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CESEB_II_2014_01.pdfapplication/pdf1503868http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/1/CT_CESEB_II_2014_01.pdf967d22cf9161bd80d4b94e4d37c0326fMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CESEB_II_2014_01.pdf.txtExtracted texttext/plain61105http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/3/CT_CESEB_II_2014_01.pdf.txtfb9f647438782259887c17cd1119dbb9MD53THUMBNAILCT_CESEB_II_2014_01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/4/CT_CESEB_II_2014_01.pdf.jpg10f6859c9533af7a93cec62cc8d91e6cMD541/198072020-11-24 08:38:51.258oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-24T10:38:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico |
title |
Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico |
spellingShingle |
Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico Rosa, Marcelo Carvalho da CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS Direção de veículos a motor Motores de combustão interna Energia - Fontes alternativas Inversores elétricos Motor vehicle driving Internal combustion engines Renewable energy sources Electric inverters |
title_short |
Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico |
title_full |
Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico |
title_fullStr |
Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico |
title_full_unstemmed |
Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico |
title_sort |
Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico |
author |
Rosa, Marcelo Carvalho da |
author_facet |
Rosa, Marcelo Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Guilherme Alceu |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Schneider, Guilherme Alceu |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Schneider, Guilherme Alceu |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Schneider, Guilherme Alceu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Marcelo Carvalho da |
contributor_str_mv |
Schneider, Guilherme Alceu Schneider, Guilherme Alceu Schneider, Guilherme Alceu Schneider, Guilherme Alceu |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS Direção de veículos a motor Motores de combustão interna Energia - Fontes alternativas Inversores elétricos Motor vehicle driving Internal combustion engines Renewable energy sources Electric inverters |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direção de veículos a motor Motores de combustão interna Energia - Fontes alternativas Inversores elétricos Motor vehicle driving Internal combustion engines Renewable energy sources Electric inverters |
description |
As questões ambientais tornaram-se ao longo dos anos uma das grandes preocupações mundiais, em especial, questões relacionadas aos níveis de emissões gerado pelas frotas veiculares, devido ao aumento do número de veículos. O mercado automotivo por sua vez, através de normas regulamentadoras e incentivos, investem cada vez mais em soluções para reduzir os níveis de emissões de seus veículos, ou até mesmo, projetos de veículos com emissões zero, caso dos veículos 100% elétricos. O desenvolvimento de novos projetos para atender as normas regulamentadoras parte normalmente pelo sistema de tração dos veículos, pois são os principais emissores de poluentes devido a queima do combustível. Com o sistema de tração aperfeiçoado e sistemas de pós tratamento implementado, faz se necessário, otimizar os equipamentos auxiliares, com o intuído de reduzir ainda mais a demanda de potência do motor a combustão do veículo e consequentemente, reduzindo os níveis de emissões e melhorando a eficiência. Este trabalho tem como foco um dos equipamentos auxiliares do veículo, o sistema de direção elétrica assistida, utilizada tanto em veículos pesados tradicionais, como em veículos híbridos e 100% elétrico. Será apresentado o dimensionamento, comunicação e montagem do sistema de direção elétrica assistida em um veículo hibrido utilizado no transporte de pessoas. Será realizado ainda um teste funcional, com o objetivo de otimizar sua eficiência e funcionamento comparado aos sistemas convencionais acoplados ao motor a combustão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-24T10:38:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-24T10:38:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSA, Marcelo Carvalho da Rosa. Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807 |
identifier_str_mv |
ROSA, Marcelo Carvalho da Rosa. Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/1/CT_CESEB_II_2014_01.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/3/CT_CESEB_II_2014_01.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19807/4/CT_CESEB_II_2014_01.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
967d22cf9161bd80d4b94e4d37c0326f b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b fb9f647438782259887c17cd1119dbb9 10f6859c9533af7a93cec62cc8d91e6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923021453524992 |