A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Simone de Fatima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5421
Resumo: Esta dissertação trata do desenvolvimento de atividades para a Educação Financeira em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo é contribuir com a formação cidadã de cada estudante, com o intuito de melhorar o letramento financeiro com atividades presentes no cotidiano. A educação financeira é importante para autonomia e tomadas de decisões, afetando diretamente o desenvolvimento econômico da sociedade; assim, é muito importante que ela se inicie já na Educação Básica. Este trabalho apresenta uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os conteúdos de matemática financeira/educação financeira previstos para cada ano escolar. Também integram este trabalho, cinco atividades que podem ser aplicadas e exploradas no ensino da Educação Financeira. Tais atividades foram aplicadas à turma do 9º ano B, da Escola Estadual Horácio Soares, na cidade de Ourinhos-SP. Após aplicação e análise das atividades, podemos constatar a necessidade de inserir a Educação Financeira na prática docente, a fim de proporcionar o letramento financeiro dos estudantes, fazendo uso da matemática financeira como ferramenta para tomada de decisões. Nas reflexões proporcionadas por este trabalho, percebemos, pela devolutiva dos próprios alunos participantes das atividades aplicadas, a necessidade de aprender mais sobre temas relacionados à sua vida financeira e, assim, estarem melhor preparados para a vida.
id UTFPR-12_2628f3f9c8ad672857ef05ab1b67567c
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5421
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-03T17:20:28Z2020-11-03T17:20:28Z2020-08-21FREITAS, Simone de Fatima. A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5421Esta dissertação trata do desenvolvimento de atividades para a Educação Financeira em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo é contribuir com a formação cidadã de cada estudante, com o intuito de melhorar o letramento financeiro com atividades presentes no cotidiano. A educação financeira é importante para autonomia e tomadas de decisões, afetando diretamente o desenvolvimento econômico da sociedade; assim, é muito importante que ela se inicie já na Educação Básica. Este trabalho apresenta uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os conteúdos de matemática financeira/educação financeira previstos para cada ano escolar. Também integram este trabalho, cinco atividades que podem ser aplicadas e exploradas no ensino da Educação Financeira. Tais atividades foram aplicadas à turma do 9º ano B, da Escola Estadual Horácio Soares, na cidade de Ourinhos-SP. Após aplicação e análise das atividades, podemos constatar a necessidade de inserir a Educação Financeira na prática docente, a fim de proporcionar o letramento financeiro dos estudantes, fazendo uso da matemática financeira como ferramenta para tomada de decisões. Nas reflexões proporcionadas por este trabalho, percebemos, pela devolutiva dos próprios alunos participantes das atividades aplicadas, a necessidade de aprender mais sobre temas relacionados à sua vida financeira e, assim, estarem melhor preparados para a vida.This dissertation deals with the development of activities for Financial Education in a class of 9th grade of elementary School. Its goal objective is to contribute to the citizen formation of each student, in order to improve financial literacy with activities present in daily life. Financial Education is important for autonomy and decision making, affecting directly the economic development of society, thus, it is very important that it starts already in Basic Education. This paper presents a Common National Curriculum Base (CNCB) analysis of the and the contents of financial mathematics/financial education planned for each school year. This work is also part of five activities that can be applied and explored in the teaching of Financial Education. Such activities were applied to the 9th grade B class, from the Horácio Soares state school, in the city of Ourinhos-SP. After application and analyzing of the activities we can see the need to insert Financial Education in teaching practice, in order to provide students with financial literacy, making use of financial mathematics as a tool for decision making. In the reflections provided by this work, we perceive, by the return of the students themselves participating in the applied activities, the need to learn more about topics related to their financial life and thus be better prepared for life.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaEducação financeiraMatemática financeiraLetramentoJurosFinancial literacyBusiness mathematicsInterestA educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCornélio ProcópioMartinez, Andre Luis Machadohttp://lattes.cnpq.br/3020385248940550Martinez, Andre Luis Machadohttp://lattes.cnpq.br/3020385248940550Bressan, Glaucia Mariahttp://lattes.cnpq.br/2648513655629475Silva, Jair dahttp://lattes.cnpq.br/60572239942699980000-0001-7617-9121.http://lattes.cnpq.br/0381004584075869Freitas, Simone de Fatimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCP_PROFMAT_M_Freitas,_Simone_de_Fatima_2020.pdfapplication/pdf2944952http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5421/1/CP_PROFMAT_M_Freitas%2c_Simone_de_Fatima_2020.pdfc3d262e1cc917fdbe570e58020a535d7MD51TEXTCP_PROFMAT_M_Freitas,_Simone_de_Fatima_2020.pdf.txtCP_PROFMAT_M_Freitas,_Simone_de_Fatima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain180731http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5421/2/CP_PROFMAT_M_Freitas%2c_Simone_de_Fatima_2020.pdf.txt2f278272eb8273beb76eec8a0cc507a1MD52THUMBNAILCP_PROFMAT_M_Freitas,_Simone_de_Fatima_2020.pdf.jpgCP_PROFMAT_M_Freitas,_Simone_de_Fatima_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5421/3/CP_PROFMAT_M_Freitas%2c_Simone_de_Fatima_2020.pdf.jpgd04775ca3239d9e9be6fadce477c7613MD531/54212020-11-04 04:01:30.88oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5421Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-04T06:01:30Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano
title A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano
spellingShingle A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano
Freitas, Simone de Fatima
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação financeira
Matemática financeira
Letramento
Juros
Financial literacy
Business mathematics
Interest
Matemática
title_short A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano
title_full A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano
title_fullStr A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano
title_full_unstemmed A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano
title_sort A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano
author Freitas, Simone de Fatima
author_facet Freitas, Simone de Fatima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martinez, Andre Luis Machado
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3020385248940550
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martinez, Andre Luis Machado
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3020385248940550
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bressan, Glaucia Maria
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2648513655629475
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Jair da
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6057223994269998
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0000-0001-7617-9121.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0381004584075869
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Simone de Fatima
contributor_str_mv Martinez, Andre Luis Machado
Martinez, Andre Luis Machado
Bressan, Glaucia Maria
Silva, Jair da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação financeira
Matemática financeira
Letramento
Juros
Financial literacy
Business mathematics
Interest
Matemática
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Matemática financeira
Letramento
Juros
Financial literacy
Business mathematics
Interest
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Matemática
description Esta dissertação trata do desenvolvimento de atividades para a Educação Financeira em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo é contribuir com a formação cidadã de cada estudante, com o intuito de melhorar o letramento financeiro com atividades presentes no cotidiano. A educação financeira é importante para autonomia e tomadas de decisões, afetando diretamente o desenvolvimento econômico da sociedade; assim, é muito importante que ela se inicie já na Educação Básica. Este trabalho apresenta uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os conteúdos de matemática financeira/educação financeira previstos para cada ano escolar. Também integram este trabalho, cinco atividades que podem ser aplicadas e exploradas no ensino da Educação Financeira. Tais atividades foram aplicadas à turma do 9º ano B, da Escola Estadual Horácio Soares, na cidade de Ourinhos-SP. Após aplicação e análise das atividades, podemos constatar a necessidade de inserir a Educação Financeira na prática docente, a fim de proporcionar o letramento financeiro dos estudantes, fazendo uso da matemática financeira como ferramenta para tomada de decisões. Nas reflexões proporcionadas por este trabalho, percebemos, pela devolutiva dos próprios alunos participantes das atividades aplicadas, a necessidade de aprender mais sobre temas relacionados à sua vida financeira e, assim, estarem melhor preparados para a vida.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-03T17:20:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-03T17:20:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Simone de Fatima. A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5421
identifier_str_mv FREITAS, Simone de Fatima. A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5421/1/CP_PROFMAT_M_Freitas%2c_Simone_de_Fatima_2020.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5421/2/CP_PROFMAT_M_Freitas%2c_Simone_de_Fatima_2020.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5421/3/CP_PROFMAT_M_Freitas%2c_Simone_de_Fatima_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c3d262e1cc917fdbe570e58020a535d7
2f278272eb8273beb76eec8a0cc507a1
d04775ca3239d9e9be6fadce477c7613
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922921200222208