Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Marcia Beatriz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/538
Resumo: No âmbito das organizações empresariais, é premente a necessidade constante de lançamento de novos produtos e serviços em função da redução do time to market, o que vem requerendo maior precisão nas decisões de portfólio de oportunidades de inovação. Em específico, as questões de portfólio vêm sendo tratadas primordialmente na gestão de produtos e projetos, o que acaba por ocorrer tardiamente no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), com preocupações concentradas na revisão ou gestão do portfólio de produtos e/ou projetos. Desta forma, há um descompasso entre a geração de oportunidades de inovações e o aproveitamento destas, como produtos e projetos, o que prejudica as organizações na identificação e valoração de suas inovações; na antecipação de oportunidades que venham a se tornar inovações; no equilíbrio das escolhas dentre vários critérios inclusive não financeiros; bem como, no direcionamento do portfólio a partir de uma estratégia harmônica. Visando instrumentalizar as organizações para suprir estas dificuldades, uma vez que elas carecem de métodos e técnicas que tratem o portfólio de forma mais ampla, o objetivo da pesquisa foi propor um Método de Referência na Geração do Portfólio de Oportunidades de Inovação (MERGE-OI), o que possibilitou que organizações empresariais brasileiras gerassem e selecionassem um portfólio de oportunidades de inovações de forma mais precisa, independente de seu porte e segmentação econômica. O MERGE-OI foi aplicado em cinco empresas representativas de três segmentos econômicos: alimentos e bebidas, construção civil e eletroeletrônico. A aplicação em campo permitiu validar a sua consistência e coerência. Quanto aos métodos, esta pesquisa é primordialmente observacional e de análise de conteúdo, sendo que, os mesmos foram empregados tanto como métodos quanto técnicas, o que consolidou o desenvolvimento da pesquisa em sete grandes etapas. Foram obtidos três grandes resultados advindos da pesquisa: o método de referência MERGE-OI (diagramas de atividades, entradas, saídas, documentos e arquitetura); a validação do MERGE-OI de acordo com critérios de redução de incerteza e utilidade, bem como, o portfólio de oportunidades de inovação das cinco empresas em que se aplicou o método em campo. De forma mais ampla, esta pesquisa trouxe à tona a importância da integração entre as disciplinas de gestão de inovação, gestão de produtos e gestão de projetos.
id UTFPR-12_2ae979be3cbfffb38bc9f833387f83ac
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/538
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2013-08-02T16:16:35Z2013-08-02T16:16:35Z2012-12-20CAVALCANTE, Marcia Beatriz. Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação. 2012. 248 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/538No âmbito das organizações empresariais, é premente a necessidade constante de lançamento de novos produtos e serviços em função da redução do time to market, o que vem requerendo maior precisão nas decisões de portfólio de oportunidades de inovação. Em específico, as questões de portfólio vêm sendo tratadas primordialmente na gestão de produtos e projetos, o que acaba por ocorrer tardiamente no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), com preocupações concentradas na revisão ou gestão do portfólio de produtos e/ou projetos. Desta forma, há um descompasso entre a geração de oportunidades de inovações e o aproveitamento destas, como produtos e projetos, o que prejudica as organizações na identificação e valoração de suas inovações; na antecipação de oportunidades que venham a se tornar inovações; no equilíbrio das escolhas dentre vários critérios inclusive não financeiros; bem como, no direcionamento do portfólio a partir de uma estratégia harmônica. Visando instrumentalizar as organizações para suprir estas dificuldades, uma vez que elas carecem de métodos e técnicas que tratem o portfólio de forma mais ampla, o objetivo da pesquisa foi propor um Método de Referência na Geração do Portfólio de Oportunidades de Inovação (MERGE-OI), o que possibilitou que organizações empresariais brasileiras gerassem e selecionassem um portfólio de oportunidades de inovações de forma mais precisa, independente de seu porte e segmentação econômica. O MERGE-OI foi aplicado em cinco empresas representativas de três segmentos econômicos: alimentos e bebidas, construção civil e eletroeletrônico. A aplicação em campo permitiu validar a sua consistência e coerência. Quanto aos métodos, esta pesquisa é primordialmente observacional e de análise de conteúdo, sendo que, os mesmos foram empregados tanto como métodos quanto técnicas, o que consolidou o desenvolvimento da pesquisa em sete grandes etapas. Foram obtidos três grandes resultados advindos da pesquisa: o método de referência MERGE-OI (diagramas de atividades, entradas, saídas, documentos e arquitetura); a validação do MERGE-OI de acordo com critérios de redução de incerteza e utilidade, bem como, o portfólio de oportunidades de inovação das cinco empresas em que se aplicou o método em campo. De forma mais ampla, esta pesquisa trouxe à tona a importância da integração entre as disciplinas de gestão de inovação, gestão de produtos e gestão de projetos.In the context of business organizations, there is an on-going need of products and services launch on a regular basis due to time to market shortening which has been taking better choices in portfolio decisions on innovation opportunities. In particular, the issues of portfolio has been considered primarily in product and project management, which usually occurs late in the product development process (PDP) focused on reviewing and managing the portfolio of products and projects. Therefore, there is a gap between the generation of innovation opportunities and its implementation as products or projects, which affects organizations in several aspects as identifying and valuing their innovations, detecting opportunities in earlier stages such that they can be turned into innovations, balancing choices among several criteria including non-financial as well as driving portfolio decisions from strategy. In order to overcome these difficulties, since there are a lack of methods and techniques that addresses the portfolio more broadly, this research goal was to propose a reference method for portfolio generation for innovation opportunities (MERGE-OI), which has enabled business organizations to create and select a portfolio of innovation opportunities with more assertiveness, whatever the size and market segmentation. The MERGE-OI was applied in five representatives enterprises on three economic sectors: food and beverage, construction and electronics. A field survey allowed the method to be validated in terms of consistency and coherence. Regarding the research method, this research is primarily observational and content analysis, an the same methods were employed as well as techniques, which consolidated the research development in seven major steps: each of with two main phases: pre-analysis and exploration, consolidating a research corpus based on documentary and research techniques. The three main results obtained were: the reference method MERGE-OI (activity diagrams, inputs, outputs, documents and architecture), the validation of MERGE-OI according to criteria such as usefulness and precision, as well as the portfolio of innovation opportunities in the five enterprises in which MERGE-OI was applied. More broadly, this research has highlighted the importance of integration among subjects such as innovation management, product management and project management.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaInovações tecnológicas - AdministraçãoPlanejamento estratégicoProdutos novosProjeto de produtoAvaliação - ProjetosPesquisa social - MetodologiaAnálise de conteúdo (Comunicação)Technological innovations - AdministrationStrategic planningNew productsProduct designEvaluation - DesignSocial sciences - Research - MethodologyContent analysis (Communication)Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCuritibaDoutoradoCarvalho, Hélio Gomes deCavalcante, Marcia Beatrizreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_PPTGE_D_Cavalcante, Marcia Beatriz_2012.pdf.jpgCT_PPTGE_D_Cavalcante, Marcia Beatriz_2012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/538/4/CT_PPTGE_D_Cavalcante%2c%20Marcia%20Beatriz_2012.pdf.jpg47e20083c6fb36b59abadcf7bc216363MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81322http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/538/2/license.txt09b0a3241f22735e6354fb43973fd9adMD52ORIGINALCT_PPTGE_D_Cavalcante, Marcia Beatriz_2012.pdfCT_PPTGE_D_Cavalcante, Marcia Beatriz_2012.pdfapplication/pdf3825372http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/538/1/CT_PPTGE_D_Cavalcante%2c%20Marcia%20Beatriz_2012.pdfe1e03158cda64b11864fb404de79d2daMD51TEXTCT_PPTGE_D_Cavalcante, Marcia Beatriz_2012.pdf.txtCT_PPTGE_D_Cavalcante, Marcia Beatriz_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain414548http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/538/3/CT_PPTGE_D_Cavalcante%2c%20Marcia%20Beatriz_2012.pdf.txtd89c98823f80852d48b0afd9b64af241MD531/5382015-03-07 03:10:01.712oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2015-03-07T06:10:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação
title Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação
spellingShingle Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação
Cavalcante, Marcia Beatriz
Inovações tecnológicas - Administração
Planejamento estratégico
Produtos novos
Projeto de produto
Avaliação - Projetos
Pesquisa social - Metodologia
Análise de conteúdo (Comunicação)
Technological innovations - Administration
Strategic planning
New products
Product design
Evaluation - Design
Social sciences - Research - Methodology
Content analysis (Communication)
title_short Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação
title_full Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação
title_fullStr Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação
title_full_unstemmed Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação
title_sort Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação
author Cavalcante, Marcia Beatriz
author_facet Cavalcante, Marcia Beatriz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Hélio Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Marcia Beatriz
contributor_str_mv Carvalho, Hélio Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Inovações tecnológicas - Administração
Planejamento estratégico
Produtos novos
Projeto de produto
Avaliação - Projetos
Pesquisa social - Metodologia
Análise de conteúdo (Comunicação)
Technological innovations - Administration
Strategic planning
New products
Product design
Evaluation - Design
Social sciences - Research - Methodology
Content analysis (Communication)
topic Inovações tecnológicas - Administração
Planejamento estratégico
Produtos novos
Projeto de produto
Avaliação - Projetos
Pesquisa social - Metodologia
Análise de conteúdo (Comunicação)
Technological innovations - Administration
Strategic planning
New products
Product design
Evaluation - Design
Social sciences - Research - Methodology
Content analysis (Communication)
description No âmbito das organizações empresariais, é premente a necessidade constante de lançamento de novos produtos e serviços em função da redução do time to market, o que vem requerendo maior precisão nas decisões de portfólio de oportunidades de inovação. Em específico, as questões de portfólio vêm sendo tratadas primordialmente na gestão de produtos e projetos, o que acaba por ocorrer tardiamente no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), com preocupações concentradas na revisão ou gestão do portfólio de produtos e/ou projetos. Desta forma, há um descompasso entre a geração de oportunidades de inovações e o aproveitamento destas, como produtos e projetos, o que prejudica as organizações na identificação e valoração de suas inovações; na antecipação de oportunidades que venham a se tornar inovações; no equilíbrio das escolhas dentre vários critérios inclusive não financeiros; bem como, no direcionamento do portfólio a partir de uma estratégia harmônica. Visando instrumentalizar as organizações para suprir estas dificuldades, uma vez que elas carecem de métodos e técnicas que tratem o portfólio de forma mais ampla, o objetivo da pesquisa foi propor um Método de Referência na Geração do Portfólio de Oportunidades de Inovação (MERGE-OI), o que possibilitou que organizações empresariais brasileiras gerassem e selecionassem um portfólio de oportunidades de inovações de forma mais precisa, independente de seu porte e segmentação econômica. O MERGE-OI foi aplicado em cinco empresas representativas de três segmentos econômicos: alimentos e bebidas, construção civil e eletroeletrônico. A aplicação em campo permitiu validar a sua consistência e coerência. Quanto aos métodos, esta pesquisa é primordialmente observacional e de análise de conteúdo, sendo que, os mesmos foram empregados tanto como métodos quanto técnicas, o que consolidou o desenvolvimento da pesquisa em sete grandes etapas. Foram obtidos três grandes resultados advindos da pesquisa: o método de referência MERGE-OI (diagramas de atividades, entradas, saídas, documentos e arquitetura); a validação do MERGE-OI de acordo com critérios de redução de incerteza e utilidade, bem como, o portfólio de oportunidades de inovação das cinco empresas em que se aplicou o método em campo. De forma mais ampla, esta pesquisa trouxe à tona a importância da integração entre as disciplinas de gestão de inovação, gestão de produtos e gestão de projetos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-02T16:16:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-02T16:16:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTE, Marcia Beatriz. Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação. 2012. 248 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/538
identifier_str_mv CAVALCANTE, Marcia Beatriz. Método de referência para geração do portfólio de oportunidades de inovação. 2012. 248 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/538/4/CT_PPTGE_D_Cavalcante%2c%20Marcia%20Beatriz_2012.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/538/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/538/1/CT_PPTGE_D_Cavalcante%2c%20Marcia%20Beatriz_2012.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/538/3/CT_PPTGE_D_Cavalcante%2c%20Marcia%20Beatriz_2012.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 47e20083c6fb36b59abadcf7bc216363
09b0a3241f22735e6354fb43973fd9ad
e1e03158cda64b11864fb404de79d2da
d89c98823f80852d48b0afd9b64af241
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923234235809792