Ferrovias: resistências, lembranças e esperanças nas narrativas de ferroviários e ferroviárias aposentados(as) da RFFSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prohmann, Mariana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30303
Resumo: O presente texto tem por objetivo analisar as narrativas a respeito do transporte ferroviário no imaginário sociotécnico de ferroviários(as) aposentados(as) da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – RFFSA (1957 a 1996) e alguns de seus familiares, a partir de entrevistas orais. A tese formulada é de que as narrativas de ferroviários(as) aposentados(as) da RFFSA auxiliam a construir um imaginário sociotécnico que experimentou um momento de transformações tecnológicas e responde ativamente a uma luta social, materializada pelas práticas do dia a dia, nas formas de pensar e se posicionar diante da nova configuração do transporte ferroviário. A hipótese é de que a memória coletiva – no que diz respeito ao imaginário sociotécnico dessas pessoas sobre o período em que trabalharam na RFFSA – constitui-se como uma forma de resistência a partir do próprio embate sociopolítico e econômico ocorrido no período analisado, em que o processo de privatização colocou as ferrovias brasileiras em uma situação de abandono e houve uma precarização de políticas voltadas para este setor no país. A metodologia foi a coleta, a transcrição e a sistematização de entrevistas realizadas pela proponente desta pesquisa entre 2018 a 2020 com ferroviários(as) aposentados da RFFSA e alguns de seus familiares (no total de 14 pessoas participantes), em diálogo com concepções do campo da Linguagem e da História Oral e sua metodologia. A essas entrevistas, somaram-se as análises de entrevistas realizadas ao longo de 2017 e 2018 pela equipe do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torrres, no município de Araucária, que também utilizou o método da História Oral com ferroviários aposentados que lá vivem ou viveram (um total de 10 entrevistados). Tais entrevistas deram corpo ao projeto Ferroviários de Araucária: a história que ajudaram trilhar, cuja referência neste trabalho será citada pelos nomes das entrevistadoras e dos ferroviários participantes. Os principais resultados alcançados com essa pesquisa foram com relação ao campo de investigação: a contribuição para a discussão da história ferroviária e da metodologia oral, a partir da problematização e reflexão deste método de pesquisa na sua relação com a linguagem, a discussão e olhar sobre a mulher no contexto ferroviário e sobre a mulher ferroviária, a abordagem da noção de imaginários sociotécnicos a partir das vivências de ferroviários aposentados e as formas como eles conceberam a privatização da RFFSA bem como as possibilidades futuras. A interação e permanente engajamento da proponente com atividades ferroviárias, resultou na constituição um acervo midiático, que se encontram nos acervos das instituições que possibilitaram a realização desta pesquisa, bem como a cópia impressa deste documento em cada uma delas.
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spelling 2022-12-14T21:19:55Z2022-12-14T21:19:55Z2022-03-30PROHMANN, Mariana. Ferrovias: resistências, lembranças e esperanças nas narrativas de ferroviários e ferroviárias aposentados(as) da RFFSA. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30303O presente texto tem por objetivo analisar as narrativas a respeito do transporte ferroviário no imaginário sociotécnico de ferroviários(as) aposentados(as) da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – RFFSA (1957 a 1996) e alguns de seus familiares, a partir de entrevistas orais. A tese formulada é de que as narrativas de ferroviários(as) aposentados(as) da RFFSA auxiliam a construir um imaginário sociotécnico que experimentou um momento de transformações tecnológicas e responde ativamente a uma luta social, materializada pelas práticas do dia a dia, nas formas de pensar e se posicionar diante da nova configuração do transporte ferroviário. A hipótese é de que a memória coletiva – no que diz respeito ao imaginário sociotécnico dessas pessoas sobre o período em que trabalharam na RFFSA – constitui-se como uma forma de resistência a partir do próprio embate sociopolítico e econômico ocorrido no período analisado, em que o processo de privatização colocou as ferrovias brasileiras em uma situação de abandono e houve uma precarização de políticas voltadas para este setor no país. 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A interação e permanente engajamento da proponente com atividades ferroviárias, resultou na constituição um acervo midiático, que se encontram nos acervos das instituições que possibilitaram a realização desta pesquisa, bem como a cópia impressa deste documento em cada uma delas.The presente essay has the objective of giving an interpretation about the narratives and discursive representations about rail transport in the sociotechnical imaginary of retired railway workers of the Brazilian railway company (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – RFFSA (1957 a 1996) and some of their relatives, from oral interviews. The thesis formulated is that the narratives and discursive representations about the RFFSA help in the construction of a sociotechnical imaginary that, as told by the subjects of this research, participates from a moment of technological transition and actively responds in a social struggle that appears discursively (that is, in the narratives of the people interviewed) on ways of thinking and taking positions with regard to the Brazilian railway system. The methodology was the collection, transcription and systematization of interviews conducted by the proponent of this research between 2018 and 2020 with retired railway workers from the RFFSA and some of their relatives (a total of 14 participants), in dialogue with conceptions of the field of Language and Oral History and its methodology. Among with the interviews conducted throughout 2017 and 2018 by the team of the Historycal Archive Archelau de Almeida Torrres, in the municipality of Araucaria, which also used the Oral History method with retired railway workers who live or lived there (a total of 10 interviewees), and who gave body to the Project Ferroviários de Araucária: a história que ajudaram a trilhar. The results achieved by the research were, in relation to the investigation field: the contribution to the discussions for the history of railways history and the oral methodology, trough the problematic and reflection of this method in its relation with the language, the discussion and view about women in the railwaz context and about the railways women workers, the approach of the idea of sociotechnical imaginaries from the living experience of retired railway workers and their waz of understanding the privatization process of RFFSA, as such the possibilities for the future. Besides that, the constant interaction and engajement from this researcher with railsways activities, resulted in the constitution of an audiovisual archive, that can be found at the institutions that made possible the development of this research, and also one copie of this document for each one of them.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASSociais e HumanidadesFerroviáriosFerroviáriasMemória coletivaHistória oralTradição oralAposentadosFerrovias - HistóriaCulturaRede Ferroviária Federal (Brasil)Railroads - EmployeesWomen railroad employeesCollective memoryOral historyOral traditionRetireesRailroads - HistoryCultureRede Ferroviária Federal (Brazil)Ferrovias: resistências, lembranças e esperanças nas narrativas de ferroviários e ferroviárias aposentados(as) da RFFSARailways: resistance, memories and hopes in the narratives of retired rail workers of Rede de Viação Paraná Santa Catarina (RFFSA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCuritibaQueluz, Gilson Leandrohttps://orcid.org/0000-0002-0728-1218http://lattes.cnpq.br/9402463923848550Matiello, Catianehttp://lattes.cnpq.br/2375317985182818Queluz, Gilson Leandrohttps://orcid.org/0000-0002-0728-1218http://lattes.cnpq.br/9402463923848550Possas, Lidia Maria Viannahttps://orcid.org/0000-0002-0072-0230http://lattes.cnpq.br/8407424457814716Merkle, Luiz Ernestohttps://orcid.org/0000-0002-4153-1102http://lattes.cnpq.br/2227304067293085Amorim, Mário Lopeshttps://orcid.org/0000-0001-6610-7909http://lattes.cnpq.br/5344824750599654https://orcid.org/0000-0001-7162-9584http://lattes.cnpq.br/3378971448930503Prohmann, Marianareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALferroviasnarrativasaposentadosrffsa.pdfapplication/pdf5565900http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30303/1/ferroviasnarrativasaposentadosrffsa.pdfb73fad851b513b4ed12a1a6bd7a83736MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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