Arquitetura cliente-servidor em jogos multiplayer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picoli, Ivan Luiz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16842
Resumo: O desenvolvimento de jogos envolve diversas áreas do conhecimento. Um jogo que englobe a plataforma multiplayer possibilita que os jogadores interajam em um mesmo ambiente, vendo as ações executadas em computadores remotos controlados pelos outros jogadores e podendo estar localizados em lugares diferentes e distantes. Um jogo multiplayer é um sistema distribuído, e para que seus processos se comuniquem, é necessário o envio de mensagens através da rede. Desenvolver um padrão de mensagens que possibilite um maior desempenho do jogo é uma tarefa que exige uma análise prévia. Este trabalho propõe uma arquitetura de rede e um padrão de mensagens que minimiza o tráfego de rede em jogos multiplayer, e possibilita que os objetos dos jogadores remotos se mostremsincronizados em todos os clientes conectados no mesmo ambiente distribuído, tendo suas coordenadas corretas e movimentos realizados em tempo real.
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Este trabalho propõe uma arquitetura de rede e um padrão de mensagens que minimiza o tráfego de rede em jogos multiplayer, e possibilita que os objetos dos jogadores remotos se mostremsincronizados em todos os clientes conectados no mesmo ambiente distribuído, tendo suas coordenadas corretas e movimentos realizados em tempo real.Game developing involves several areas of knowledge. A multiplayer game allows users to interact in the same environment, seeing the actions executed on remote computers controlled by other players, who can be located in different and distant places. A multiplayer game is a distributed system and for their processes to communicate, it is required the dispatch of messages through the network. Developing a pattern of messages that allows a higher performance of the game is a task that requires a previous analysis. This work proposes a network architecture and a message pattern that decrease the network traffic in multiplayer games, and allow the remote objects of the players to show up synchronized on all clients connected to the same distributed environment, with their corrected coordinates and movements performed in real time.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de InformáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogos para computadorRedes de computadoresCliente/servidor (Computadores)Python (Linguagem de programação de computador)Computer gamesComputer networksClient/Server computingPython (Computer program language)Arquitetura cliente-servidor em jogos multiplayerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaKoscianski, AndréKoscianski, AndréGois, Lourival Aparecido deAlves, Gleifer VazPicoli, Ivan Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTPG_COADS_2011_2_06.pdf.txtExtracted texttext/plain116305http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16842/1/PG_COADS_2011_2_06.pdf.txta3f315bb14f9bd4dd82f829d4fb3dd89MD51THUMBNAILPG_COADS_2011_2_06.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16842/2/PG_COADS_2011_2_06.pdf.jpg5d29f0580b07d434d554ab337bbb04d5MD52ORIGINALPG_COADS_2011_2_06.pdfapplication/pdf1445431http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16842/3/PG_COADS_2011_2_06.pdf66f52053c9d0a5ec4f54955844b20144MD53LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16842/4/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD541/168422020-11-19 19:07:10.388oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T21:07:10Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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