Avaliação da trafegabilidade da estrada rural Peabiru I, Toledo - PR
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15712 |
Resumo: | As Estradas rurais são obras relevantes para o desenvolvimento socioeconômico de determinada região, porém, grande parte do sistema rodoviário rural não possui boas condições de trafegabilidade. Este trabalho analisou a trafegabilidade de uma estrada rural localizada no município de Toledo, Paraná, no distrito de Vila Nova. O trecho selecionado foi a Linha Peabiru I, composto por cerca de 2,4 Km de estrada rural não pavimentada e 1,5 Km de estrada pavimentada. Utilizou-se do método proposto por Baesso e Golçalves (2003) para a análise do trecho não pavimentado e as Normas do DNIT 005/2003 – Terminologia e 006/2003 – Procedimento para a análise do trecho pavimentado. Levantou-se os defeitos que influenciam nas condições de superfície de rolamento das estradas e avaliou a severidade de cada trecho, tanto pavimentado, como o não pavimentado. Complementarmente foram feitas entrevistas com os moradores locais que cotidianamente usam a estrada. Concluiu-se que o trecho pavimentado em estudo possui classificação Boa e o trecho não pavimentado classificação Regular. Recomenda-se que o trecho passe por manutenção leve para se evitar o agravamento da situação com o intuito de proporcionar uma maior durabilidade e conforto aos usuários, além na redução de custos de manutenção por parte do setor público. |
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2020-11-19T12:36:48Z2020-11-19T12:36:48Z2017-06-06PITILIN, Giovani Richard. Avaliação da trafegabilidade da estrada rural Peabiru I, Toledo – PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15712As Estradas rurais são obras relevantes para o desenvolvimento socioeconômico de determinada região, porém, grande parte do sistema rodoviário rural não possui boas condições de trafegabilidade. Este trabalho analisou a trafegabilidade de uma estrada rural localizada no município de Toledo, Paraná, no distrito de Vila Nova. O trecho selecionado foi a Linha Peabiru I, composto por cerca de 2,4 Km de estrada rural não pavimentada e 1,5 Km de estrada pavimentada. Utilizou-se do método proposto por Baesso e Golçalves (2003) para a análise do trecho não pavimentado e as Normas do DNIT 005/2003 – Terminologia e 006/2003 – Procedimento para a análise do trecho pavimentado. Levantou-se os defeitos que influenciam nas condições de superfície de rolamento das estradas e avaliou a severidade de cada trecho, tanto pavimentado, como o não pavimentado. Complementarmente foram feitas entrevistas com os moradores locais que cotidianamente usam a estrada. Concluiu-se que o trecho pavimentado em estudo possui classificação Boa e o trecho não pavimentado classificação Regular. Recomenda-se que o trecho passe por manutenção leve para se evitar o agravamento da situação com o intuito de proporcionar uma maior durabilidade e conforto aos usuários, além na redução de custos de manutenção por parte do setor público.Rural roads are important works for the socioeconomic development of a region, however, much of the rural road system does not have good condition trafficability. This work analyzed the trafficability of a rural road located in the municipality of Toledo, Paraná, in the district of Vila Nova. The section selected for study was the Linha Peabiru I, composed of approximately for 2.4 km of unpaved road and 1.5 km of paved road. Using the method proposed by Baesso and Golçalves (2003) for the test of the unpaved stretch and the Norms of DNIT 005/2003 - Terminology and 006/2003 - Procedure for analysis of the paved stretch. The defects that influenced the rolling surface conditions of the roads were raised and evaluated the severity of each section, both paved and unpaved. In addition, interviews were conducted with local residents who daily use the road. It was concluded that the paved section under study has a Good classification and the unpaved section Regular classification. It is recommended that the section go through maintenance to avoid the worsening of the situation in order to provide greater durability and comfort to users, in addition to reducing maintenance costs by the public sector.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáToledoEngenharia CivilUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESEstradas ruraisEngenharia de tráfegoEstradas - Manutenção e reparosRural roadsTraffic engineeringRoads - Maintenance and repairAvaliação da trafegabilidade da estrada rural Peabiru I, Toledo - PREvaluation of trafegability of the rural road Peabiru I, Toledo- PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisToledoOliveira, Patrícia Casarotto deSilva, Elmagno Catarino SantosRocha Junior, Weimar Freire daOliveira, Patrícia Casarotto dePitilin, Giovani Richardinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15712/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALtrafegabilidadeestradaruralpeabiru.pdfapplication/pdf6933244http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15712/2/trafegabilidadeestradaruralpeabiru.pdff81dd5fdb3507ef71a2c74edb06ac774MD52TEXTtrafegabilidadeestradaruralpeabiru.pdf.txtExtracted texttext/plain111857http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15712/3/trafegabilidadeestradaruralpeabiru.pdf.txt377475bb2beddcf356649564260a0612MD53THUMBNAILtrafegabilidadeestradaruralpeabiru.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1328http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15712/4/trafegabilidadeestradaruralpeabiru.pdf.jpg8a1b099329891e5c9b0aa6e3f7debcafMD541/157122020-11-19 10:36:49.072oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T12:36:49Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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