Implantação de um programa de manutenção centrada em confiabilidade para veículos pesados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buch, Everson
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18730
Resumo: A necessidade de mobilidade para proporcionar um ensino de qualidade em municípios distantes dos grandes centros urbanos exige uma estrutura robusta de carretas adaptadas como Unidades Móveis e caminhões dedicados a transportar estas carretas por todo o estado. Os custos envolvidos neste processo logístico precisam ser reduzidos e a estrutura otimizada para ofertar os cursos com valores atrativos ao cliente. Para reduzir estes custos o primeiro ponto é ter uma equipe reduzida e altamente eficiente, bem como uma quantidade mínima de caminhões utilizados na movimentação das carretas, não sendo possível ter backups em caso de falha. Aliado a isto, também é necessário considerar as condições das estradas e rodovias do estado, que interferem diretamente na degradação dos veículos. As falhas nos veículos e as manutenções não programadas geram atrasos e cancelamentos de cursos, que por sua vez impactam na satisfação do cliente e na credibilidade da instituição. Neste contexto, o presente trabalho utiliza a norma SAE JA1011 (1999) para criar uma estrutura mínima necessária à implantação de um programa de Manutenção Centrada em Confiabilidade na área de ações móveis da empresa, com o objetivo de reduzir as manutenções não planejadas, bem como aumentar a confiabilidade dos sistemas, reduzindo os riscos para a operação. As análises e os resultados obtidos, e aqui demonstrados, comprovam que é possível aplicar as ferramentas da MCC sem adicionar custos que tornem a implantação inviável economicamente, uma vez que a norma não exige ferramentas específicas e direciona a forma de realizar a análise dos sistemas, bem como conduzir a criação de uma política de gerenciamento das falhas. Ainda que não totalmente implantado o sistema, é possível se obter vantagens com a adequação da estrutura e a padronização das atividades de manutenção seguindo as etapas descritas na norma.
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spelling 2020-11-23T12:02:52Z2020-11-23T12:02:52Z2019-10-04BUCH, Everson. Implantação de um programa de manutenção centrada em confiabilidade para veículos pesados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18730A necessidade de mobilidade para proporcionar um ensino de qualidade em municípios distantes dos grandes centros urbanos exige uma estrutura robusta de carretas adaptadas como Unidades Móveis e caminhões dedicados a transportar estas carretas por todo o estado. Os custos envolvidos neste processo logístico precisam ser reduzidos e a estrutura otimizada para ofertar os cursos com valores atrativos ao cliente. Para reduzir estes custos o primeiro ponto é ter uma equipe reduzida e altamente eficiente, bem como uma quantidade mínima de caminhões utilizados na movimentação das carretas, não sendo possível ter backups em caso de falha. Aliado a isto, também é necessário considerar as condições das estradas e rodovias do estado, que interferem diretamente na degradação dos veículos. As falhas nos veículos e as manutenções não programadas geram atrasos e cancelamentos de cursos, que por sua vez impactam na satisfação do cliente e na credibilidade da instituição. Neste contexto, o presente trabalho utiliza a norma SAE JA1011 (1999) para criar uma estrutura mínima necessária à implantação de um programa de Manutenção Centrada em Confiabilidade na área de ações móveis da empresa, com o objetivo de reduzir as manutenções não planejadas, bem como aumentar a confiabilidade dos sistemas, reduzindo os riscos para a operação. As análises e os resultados obtidos, e aqui demonstrados, comprovam que é possível aplicar as ferramentas da MCC sem adicionar custos que tornem a implantação inviável economicamente, uma vez que a norma não exige ferramentas específicas e direciona a forma de realizar a análise dos sistemas, bem como conduzir a criação de uma política de gerenciamento das falhas. Ainda que não totalmente implantado o sistema, é possível se obter vantagens com a adequação da estrutura e a padronização das atividades de manutenção seguindo as etapas descritas na norma.The need for mobility to provide education with quality in cities far from large urban centers requires a robust structure of adapted trailers such as Mobile Units and dedicated trucks to transport these trailers throughout the state. These logistics process costs need to be reduced and the structure optimized to offer courses with attractive price to customers. In order to reduce costs, the first point is having a reduced and highly efficient team, as well as a minimum number of trucks used to move the trailers, not being possible to have backups in case of failure. Allied to this, it’s also necessary to consider the conditions of the state's roads and highways, which interfere directly in vehicles degradation. Vehicle failures and unscheduled maintenance lead to delays and courses cancellations, which in turn impact customer satisfaction and the institution's credibility. In this context, this academic work uses the SAE JA1011 (1999) standard to create a minimum structure necessary for a Reliability Centered Maintenance program implementation in the company's mobile actions area, in order to reduce unplanned maintenance and increase the reliability of systems, reducing risks to operation. The analysis and results obtained demonstrate that it is possible to apply MCC tools without adding costs, which could make it economically unviable, as the standard does not require specific tools and points out how to perform systems analysis and to lead to the creation of a failure management policy. Although the system is not yet fully implemented, it is possible to obtain advantages with the adequacy of the structure and the standardization of maintenance activities following the steps described in the standard.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Engenharia da ConfiabilidadeUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOConfiabilidade (Engenharia)ManutençãoCaminhõesVeículos a motor - Frotas - AnálisesReliability (Engineering)MaintenanceTrucksMotor vehicle fleets - AnalysisImplantação de um programa de manutenção centrada em confiabilidade para veículos pesadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaRigoni, EmersonRigoni, EmersonParis, Wanderson StaelRodrigues, MarceloBuch, Eversoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CEEC_VII_2019_04.pdfapplication/pdf2432792http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18730/1/CT_CEEC_VII_2019_04.pdf3fff42416d082e58f40f5fd3544ab5abMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18730/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CEEC_VII_2019_04.pdf.txtExtracted texttext/plain238011http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18730/3/CT_CEEC_VII_2019_04.pdf.txtd2ea734a89ae8bedf2abbcf48cd5a1c7MD53THUMBNAILCT_CEEC_VII_2019_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18730/4/CT_CEEC_VII_2019_04.pdf.jpg83650981a31667cec7e06dcc6613f345MD541/187302020-11-23 10:02:53.04oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T12:02:53Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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