Estudo de viabilidade da automação do processo de movimentação de portas em uma montadora de caminhões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Beatriz Bitencourt de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campese, Valéria Moro
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16244
Resumo: O atual mercado direciona-se para o cliente e para se manter competitivo é necessário garantir o melhor nível de atendimento possível, ou seja, entregar no tempo e na qualidade proposta o produto correto. Sendo assim, as atividades logísticas e de melhoria contínua passam a ser incrementadas nas decisões estratégicas das organizações, de maneira a sempre manter o equilíbrio ideal entre satisfazer o cliente e reduzir os custos. O estudo apresentado neste trabalho ocorreu em uma montadora de caminhões na movimentação de portas entre linhas de produção, devido a defasagem tecnológica existente na mesma, em comparação a outras montadoras. Sendo assim, o trabalho foi dividido em três frentes a de logística, melhoria continua e a do veículo autoguiado (AGV), que é um sistema que possibilita um melhor desempenho e custo benefício no processo de locomoção de peças. Para o estudo da logística identificou-se e analisou-se o layout de transporte de portas e o tempo utilizado no processo. Já para o estudo da melhoria continua, focou-se na melhoria a ser aplicada no layout. Cada AGV tem suas propriedades, vantagens e desvantagens e para cada caso utiliza-se o que se adequa melhor a situação estudada. Este tipo de sistema possibilita a melhoria de um processo totalmente manual, automatizando-o. O presente trabalho trata da análise das propriedades e viabilidade da instalação desse tipo de sistema em uma linha de portas de uma montadora de caminhões, verificando suas características e compreendendo seu funcionamento. Foi dividido em três partes, as quais são o mapeamento da situação inicial e verificação da aplicabilidade das tecnologias disponíveis e a aplicabilidade do projeto. Após identificação e análise do processo obteve-se um retorno sobre investimento de 24 anos e 7 meses e desta forma pode-se chegar à conclusão de que atualmente não há a necessidade da implementação da tecnologia, já que a empresa tem uma produção diária baixa e, portanto, a utilização da mão de obra humana é atualmente suficiente para o processo.
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O estudo apresentado neste trabalho ocorreu em uma montadora de caminhões na movimentação de portas entre linhas de produção, devido a defasagem tecnológica existente na mesma, em comparação a outras montadoras. Sendo assim, o trabalho foi dividido em três frentes a de logística, melhoria continua e a do veículo autoguiado (AGV), que é um sistema que possibilita um melhor desempenho e custo benefício no processo de locomoção de peças. Para o estudo da logística identificou-se e analisou-se o layout de transporte de portas e o tempo utilizado no processo. Já para o estudo da melhoria continua, focou-se na melhoria a ser aplicada no layout. Cada AGV tem suas propriedades, vantagens e desvantagens e para cada caso utiliza-se o que se adequa melhor a situação estudada. Este tipo de sistema possibilita a melhoria de um processo totalmente manual, automatizando-o. O presente trabalho trata da análise das propriedades e viabilidade da instalação desse tipo de sistema em uma linha de portas de uma montadora de caminhões, verificando suas características e compreendendo seu funcionamento. Foi dividido em três partes, as quais são o mapeamento da situação inicial e verificação da aplicabilidade das tecnologias disponíveis e a aplicabilidade do projeto. Após identificação e análise do processo obteve-se um retorno sobre investimento de 24 anos e 7 meses e desta forma pode-se chegar à conclusão de que atualmente não há a necessidade da implementação da tecnologia, já que a empresa tem uma produção diária baixa e, portanto, a utilização da mão de obra humana é atualmente suficiente para o processo.The current market is directed to the customer and to remain competitive it is necessary to guarantee the best level of service possible, that is, to deliver the correct product in time and in the proposed quality. As a result, logistic and continuous improvement activities are incremented in the strategic decisions of the organizations, in order to always maintain the ideal balance between satisfying the customer and reducing costs. The study presented in this work occurred in a truck assembler in the doors handling between production lines, due to the technological gap existing in the same, in comparison to other assemblers. Therefore, the work was divided into three fronts: logistics, continuous improvement and automatic guided vehicle (AGV), which is a system that allows better performance and cost-effectiveness in the process of locomotion of parts. For the study of logistics, it was identified and analyzed the doors handling layout and the time used in the process. Already for the study of continuous improvement, focused on the improvement to be applied in the layout. Each AGV has its properties, advantages and disadvantages and for each case it is used what is better suited to the studied situation. This type of system enables the improvement of a fully manual process, automating it. The present work deals with the analysis of the properties and feasibility of the installation of this type of system in a line of doors of a truck assembler, verifying its characteristics and understanding its operation. It was divided into three parts, which are the mapping of the initial situation and verification of the applicability of the available technologies and the applicability of the project. After identifying and analyzing the process, it was obtained a return on investment of 24 years and 7 months and in this way, can conclude that there is currently no need to implement the technology, since the company has a low daily production and, therefore, the use of human labor is currently sufficient for the process.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia ElétricaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de EletrônicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAAutomaçãoCaminhões - PortasControladores programáveisManuseio e transporte de materiaisGestão da qualidade totalAutomationTrucks - DoorsProgrammable controllersMaterials handlingTotal quality managementEstudo de viabilidade da automação do processo de movimentação de portas em uma montadora de caminhõesFeasibility study of the automation of the doors movement process in a truck assemblerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaMezzadri, FelipeMezzadri, FelipeJanzen, Frederic ConradBaumel, Rafael SchmidtSouza, Beatriz Bitencourt deCampese, Valéria Moroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16244/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPG_COELE_2019_1_02.pdfapplication/pdf1741407http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16244/2/PG_COELE_2019_1_02.pdfb554badbb5ac4d8e2172b43b03bb378dMD52TEXTPG_COELE_2019_1_02.pdf.txtExtracted texttext/plain89582http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16244/3/PG_COELE_2019_1_02.pdf.txt7961bf674f737a23758ef946efd4f56cMD53THUMBNAILPG_COELE_2019_1_02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1427http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16244/4/PG_COELE_2019_1_02.pdf.jpgd35863ca5c1944eb7a47ddfe78763b4aMD541/162442020-11-19 17:44:42.322oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T19:44:42Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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