Sistema gráfico interativo para desenhar expressões faciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pietsch, Vitor
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13881
Resumo: O estudo foca temas do campo da ilustração: a construção de expressões faciais de personagens humanos ou antropomórficos. A justificativa deve-se aos problemas encontrados na visualização das variáveis que compõem o rosto e que combinadas formarão as expressões desejadas. O estudo objetiva auxiliar designers e ilustradores a reproduzirem expressões faciais em ilustrações. A metodologia foi realizada por meio de pesquisa exploratória realizada com 37 pessoas pesquisadas, além disso foram analisados sistemas de combinação interativos, e materiais de apoio para ilustrar. Os resultados foram analisados de forma quali-quantitativa. Posteriormente foram produzidas alternativas de sistemas interativos baseadas nos materiais coletados, desta forma ajustando os protótipos até que fosse possível atender a escolha de representar as emoções de forma semi realista e poder usar o material escolhido. Sobre a identificação das emoções básicas e suas representações físicas no rosto humano, conclui-se que o rosto humano é capaz de produzir seis emoções básicas que regem todas as outras emoções, conhecidas como alegria, raiva, surpresa, medo, nojo e tristeza. As representações físicas do rosto são compostas de variáveis, sendo elas as sobrancelhas, olhos e boca, baseados nas teorias cientificas propostas por Charles Darwin e validados por Paul Ekman. A respeito de materiais de apoio, foi observado também que emoções básicas ou derivadas podem assumir percepções subjetivas dependendo da situação em que foram empregadas pelo ilustrador. Além disso, representações simplificadas tendem a transmitir o objetivo artístico de forma mais direta, uma vez que dão menos margem à interpretação. Em relação ao desenvolvimento de um sistema combinatório interativo, conclui-se a meta produzindo um sistema capaz de gerar expressões faciais, o sistema gráfico interativo é subdividido em 18 variáveis disponíveis para interagir. Para auxiliar o ilustrador a usar este sistema foi gerado um mapa de derivações faciais, o qual é possível identificar cada uma delas com o código gerado pela interação do sistema. O sistema gráfico interativo foi de suma importância para desenhar as expressões faciais, projetado para ser uma experiência de aprendizagem significativa, auxiliando o usuário a desenvolver e questionar o material e o que está sendo produzido por meio desta interação.
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Posteriormente foram produzidas alternativas de sistemas interativos baseadas nos materiais coletados, desta forma ajustando os protótipos até que fosse possível atender a escolha de representar as emoções de forma semi realista e poder usar o material escolhido. Sobre a identificação das emoções básicas e suas representações físicas no rosto humano, conclui-se que o rosto humano é capaz de produzir seis emoções básicas que regem todas as outras emoções, conhecidas como alegria, raiva, surpresa, medo, nojo e tristeza. As representações físicas do rosto são compostas de variáveis, sendo elas as sobrancelhas, olhos e boca, baseados nas teorias cientificas propostas por Charles Darwin e validados por Paul Ekman. A respeito de materiais de apoio, foi observado também que emoções básicas ou derivadas podem assumir percepções subjetivas dependendo da situação em que foram empregadas pelo ilustrador. Além disso, representações simplificadas tendem a transmitir o objetivo artístico de forma mais direta, uma vez que dão menos margem à interpretação. Em relação ao desenvolvimento de um sistema combinatório interativo, conclui-se a meta produzindo um sistema capaz de gerar expressões faciais, o sistema gráfico interativo é subdividido em 18 variáveis disponíveis para interagir. Para auxiliar o ilustrador a usar este sistema foi gerado um mapa de derivações faciais, o qual é possível identificar cada uma delas com o código gerado pela interação do sistema. O sistema gráfico interativo foi de suma importância para desenhar as expressões faciais, projetado para ser uma experiência de aprendizagem significativa, auxiliando o usuário a desenvolver e questionar o material e o que está sendo produzido por meio desta interação.The study focuses on the field of illustration: a constructing facial sciences of an anthropomorphic pages. The justification should be used in visualizing the variables that make up the face and the expressions formed as desired expressions. The study aims to assist designers and illustrators with new facial functions in illustrations. The goal was accomplished through exploratory research conducted with 37 people researched, in addition to being a concept of interactive combination, and supporting materials to illustrate. The were analyzed qualitatively and quantitatively. Subsequently, alternatives of interactive systems were constructed, bringing together the ways of behaving like semi-real emotions and being able to use the chosen material. On the identification of emotions and their physical representations on the human face, they conclude that human performance is capable of producing the six emotions that govern all other emotions, such as joy, anger, surprise, fear, sadness and sadness . Physical representations are composed of variables such as eyebrows, eyes and mouth, based on scientific theories by Charles Darwin and validated by Paul Ekman. Regarding supporting materials, it was also the one that promoted the leadership or the ability to assume subjective perceptions about the situation in which they were used by the illustrator. In addition, simplified representations tend to convey knowledge more directly, since they are less important to interpretation. In relation to the development of an interactive system, it is concluded that the goal is a system capable of generating the graphical functions, the graphical system is subdivided into 18 variables available to interact. To assist the illustrator in using this system, a map of facial derivations is presented, which can be identified with the source code of the system interaction. The graphic graphic was of paramount importance to call facial expressions, designed to be a meaningful learning experience, assist the user in developing and questioning the material and what is being produced through this interaction.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologia em Design GráficoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALDesenho industrialExpressãoLinguagem e emoçõesDesign, IndustrialExpressionLanguage and emotionsSistema gráfico interativo para desenhar expressões faciaisInteractive graphic system for drawing facial expressionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSouza, José Marconi Bezerra deVörös, Anna Lucia da Silva AraújoPaz, Líber EugênioSarro, Ed MarcosSouza, José Marconi Bezerra dePietsch, Vitorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CODEG_2018_2_19.pdfapplication/pdf8477497http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13881/1/CT_CODEG_2018_2_19.pdfa870d1a2db21e0d97915f9ea7d5d4e0dMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13881/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CODEG_2018_2_19.pdf.txtExtracted texttext/plain97998http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13881/3/CT_CODEG_2018_2_19.pdf.txtd9c92a181b7d0d5250123d1f4cceab39MD53THUMBNAILCT_CODEG_2018_2_19.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13881/4/CT_CODEG_2018_2_19.pdf.jpg4633b309c593b99ebb6a580c7be49dd1MD541/138812020-11-16 17:29:30.027oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T19:29:30Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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