Uma proposta de jogo de tabuleiro para auxiliar o ensino da disciplina de redes de computadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Julio Cesar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5423
Resumo: As atividades executadas por um analista de redes em um data center são complexas e abstrusas do ponto de vista de um aluno iniciante na área. Tais atividades envolvem a configuração de servidores e equipamentos e além disso a conectividade entre componentes passivos e ativos da rede. Este trabalho apresenta o NABG, um jogo de tabuleiro cujo propósito está em introduzir os alunos na área de redes de computadores, voltado para atividade de Data Centers. Os alunos obtiveram um conhecimento teórico e prático essencial em Redes de Computadores após jogar o NABG. Este conhecimento foi mensurado pelos docentes das disciplinas de redes de computadores que afirmaram um aumento de 8% na avaliação dos alunos. A questão de pesquisa aponta para a eficácia do NABG. Qual o ganho de conhecimento em redes de computadores dos alunos que jogaram NABG? É importante ressaltar que trata-se de alunos dos períodos iniciais que ainda não detém conhecimentos básicos em computação. Foram executados dois testes experimentais que modificaram o jogo de tabuleiro. Porém, o principal método foi o método experimental. Este último, relatado com mais rigor neste trabalho, foi conduzido a um conjunto de dissentes dos cursos de informática do DACOM da UTFPR/CP em conjunto com os docentes da área de redes. Após o teste experimental foi incluído no jogo uma tabela de pontuação contemplando a conectividade entre componentes passivos e ativos da rede. Esta tabela foi relatada pelos professores como essencial e o conhecimento descrito nela foi permeada nos alunos durante o jogo. Além disso, notou-se uma interatividade maior entre os alunos, proveniente da mecânica do jogo aplicada. Consequentemente, além de aumentar o interesse pela área, os alunos elaboraram questões mais complexas. Os docentes constataram que após jogar, os alunos apresentaram dúvidas mais apuradas durante a disciplina.
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Este conhecimento foi mensurado pelos docentes das disciplinas de redes de computadores que afirmaram um aumento de 8% na avaliação dos alunos. A questão de pesquisa aponta para a eficácia do NABG. Qual o ganho de conhecimento em redes de computadores dos alunos que jogaram NABG? É importante ressaltar que trata-se de alunos dos períodos iniciais que ainda não detém conhecimentos básicos em computação. Foram executados dois testes experimentais que modificaram o jogo de tabuleiro. Porém, o principal método foi o método experimental. Este último, relatado com mais rigor neste trabalho, foi conduzido a um conjunto de dissentes dos cursos de informática do DACOM da UTFPR/CP em conjunto com os docentes da área de redes. Após o teste experimental foi incluído no jogo uma tabela de pontuação contemplando a conectividade entre componentes passivos e ativos da rede. Esta tabela foi relatada pelos professores como essencial e o conhecimento descrito nela foi permeada nos alunos durante o jogo. Além disso, notou-se uma interatividade maior entre os alunos, proveniente da mecânica do jogo aplicada. Consequentemente, além de aumentar o interesse pela área, os alunos elaboraram questões mais complexas. Os docentes constataram que após jogar, os alunos apresentaram dúvidas mais apuradas durante a disciplina.The activities performed by a network analyst in a data center are complex and abstruse from the point of view of a student new to the field. Such activities involve the configuration of servers and equipment and in addition the connectivity between passive and active components of the network. This paper presents NABG, a board game whose purpose is to introduce students to the area of computer networks, focused on data center activities. The students obtained an essential theoretical and practical knowledge in Computer Networks playing the NABG. This knowledge was measured by professors from the computer network disciplines who stated an 8% increase in student assessment. The research question points to the effectiveness of the NABG. What is the knowledge gain in computer networks of students who played NABG? It is important to emphasize that these are students from the initial periods who do not yet have basic knowledge in certain areas. There were two experimental tests that modified the board game. However, the main method was the experimental method. The latter, reported more rigorously in this work, was taken to a group of students from UTFPR / CP's DACOM computer courses together with teachers in the area of networks. After the experimental test, a score table was included in the game, contemplating the connectivity between passive and active components of the network. This table was reported by the teachers as essential and the knowledge described in it was permeated by the students during the game. In addition, there was greater interactivity among students, resulting from the applied game mechanics. Consequently, in addition to increasing interest in the area, students have elaborated more complex questions. The teachers found that after playing, students dissipated more accurate during the course.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOCiência da ComputaçãoRedes de computadoresJogos de tabuleiroAnálise de interação na educaçãoComputer networksBoard gamesInteraction analysis in educationUma proposta de jogo de tabuleiro para auxiliar o ensino da disciplina de redes de computadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCornélio ProcópioFabri, José Augustohttp://lattes.cnpq.br/1834856723867705Erario, Alexandre Lhttp://lattes.cnpq.br/7312882427932239Fabri, José Augustohttp://lattes.cnpq.br/1834856723867705Gois, Lourival Aparecido dehttp://lattes.cnpq.br/6240013151229068Jorge, Rodrigo Funabashihttp://lattes.cnpq.br/0202530885441422Ramos, Julio Cesarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCP_PPGI_M_RAMOS,_JULIO_CESAR_2020_.pdfapplication/pdf2982067http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5423/1/CP_PPGI_M_RAMOS%2c_JULIO_CESAR_2020_.pdf0c115b1a766f57daf9290a5f972ece4fMD51TEXTCP_PPGI_M_RAMOS,_JULIO_CESAR_2020_.pdf.txtCP_PPGI_M_RAMOS,_JULIO_CESAR_2020_.pdf.txtExtracted texttext/plain107239http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5423/2/CP_PPGI_M_RAMOS%2c_JULIO_CESAR_2020_.pdf.txtdb2bb95256136fe9866108e65ce6d3f7MD52THUMBNAILCP_PPGI_M_RAMOS,_JULIO_CESAR_2020_.pdf.jpgCP_PPGI_M_RAMOS,_JULIO_CESAR_2020_.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5423/3/CP_PPGI_M_RAMOS%2c_JULIO_CESAR_2020_.pdf.jpg168796d0682737f8dc739bdee03a2c62MD531/54232021-12-16 18:45:01.41oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5423Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-12-16T20:45:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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