Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Willyan Weiss Ilha dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15070
Resumo: O cronotacógrafo é um dispositivo utilizado para registrar informações de viagem dos veı́culos. Entre essas informações é possı́vel destacar velocidade instantânea, velocidade média, distância percorrida, tempo de viagem, entre outros dados do veı́culo. Por ser um equipamento de importância fundamental na fiscalização de frotas, a verificação do dispositivo se torna essencial na hora de manter o veı́culo regularizado. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia(Inmetro) estipula um intervalo de verificação de 2 anos, a fim de certificar que o veı́culo e o cronotacógrafos estejam devidamente calibrados. A constante K é o parâmetro utilizado para efetuar o sincronismo do dispositivo com o veı́culo. Essa constante carrega a informação da quantidade de pulsos que o sensor de velocidade envia para o cronotacógrafo, na distância de 1000 metros. Dessa forma, esse trabalho teve como propósito apresentar uma nova metodologia para obter a constante K do cronotracógrafo eletrônico EC 1318. Partindo do princı́pio de funcionamento do dispositivo até seus métodos de aferição, com o intuito de desenvolver um equipamento capaz de adquirir o parâmetro desejado, utilizando um dispositivo de posição global(GPS). O método de utilizar o dispositivo de GPS como referência de distância, se mostrou eficaz dentro dos requisitos estabelecidos para realizar os ensaios. A utilização do sistema proposto tornou o equipamento desenvolvido um artificio, no momento de se obter a constante k. Dentre os vários ensaios realizados os melhores resultados obtidos permaneceram na margem de erro admissı́vel pelo Inmetro, margem essa de 1%. Com isso a metodologia proposta satisfez o objetivo principal de obter a constante K.
id UTFPR-12_457ab67fc4531f8238fec32e8e4d1e67
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/15070
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-18T17:42:03Z2020-11-18T17:42:03Z2017-06-08SANTOS, Willyan Weiss Ilha dos. Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15070O cronotacógrafo é um dispositivo utilizado para registrar informações de viagem dos veı́culos. Entre essas informações é possı́vel destacar velocidade instantânea, velocidade média, distância percorrida, tempo de viagem, entre outros dados do veı́culo. Por ser um equipamento de importância fundamental na fiscalização de frotas, a verificação do dispositivo se torna essencial na hora de manter o veı́culo regularizado. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia(Inmetro) estipula um intervalo de verificação de 2 anos, a fim de certificar que o veı́culo e o cronotacógrafos estejam devidamente calibrados. A constante K é o parâmetro utilizado para efetuar o sincronismo do dispositivo com o veı́culo. Essa constante carrega a informação da quantidade de pulsos que o sensor de velocidade envia para o cronotacógrafo, na distância de 1000 metros. Dessa forma, esse trabalho teve como propósito apresentar uma nova metodologia para obter a constante K do cronotracógrafo eletrônico EC 1318. Partindo do princı́pio de funcionamento do dispositivo até seus métodos de aferição, com o intuito de desenvolver um equipamento capaz de adquirir o parâmetro desejado, utilizando um dispositivo de posição global(GPS). O método de utilizar o dispositivo de GPS como referência de distância, se mostrou eficaz dentro dos requisitos estabelecidos para realizar os ensaios. A utilização do sistema proposto tornou o equipamento desenvolvido um artificio, no momento de se obter a constante k. Dentre os vários ensaios realizados os melhores resultados obtidos permaneceram na margem de erro admissı́vel pelo Inmetro, margem essa de 1%. Com isso a metodologia proposta satisfez o objetivo principal de obter a constante K.The tachograph is a device used to register vehicle travel information. Out of all information available about the vehicle, it is possible to highlight, instant velocity, mean velocity, distance travelled and travel time. For being a device of fundamental importance in fleet inspection, the verification of the device becomes essential when it comes to keeping the vehicle regularized. The National Institute of Metrology, Standardization and Industrial Quality (Inmetro) sets a 2 year inspection interval, in order to certify that the vehicle and the tachograph are properly calibrated. The constant K is the parameter used to conduct the synchrony between the vehicle and the device. This constants holds the data about the pulse quantity, that the velocity sensor sends to the tachograph, in the distance of 1000 meters. Currently, the method used to obtain the parameter K is through the use of a 20 meter track. Therefore, as this project progresses, a new methodology will be presented in order to obtain the constant K of the electronic tachograph EC 1318.Starting from the operation principles of the device until its gauging methods, with the intent of developing an equipment capable of acquiring the desired parameter, using a global positioning device (GPS). The method of using the GPS device as a reference for the distance, was shown to be effective within the established requirements to conduct the tests. The use of the proposed system turned the equipment developed an artifice, at the moment of obtaining the constant k. Among the several tests performed the best results obtained remained within the permissible margin of error by Inmetro. A margin of 1%. Hence the proposed methodology satisfies the main goal of obtaining the constant KporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia ElétricaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de ElétricaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICADetectoresSistema de Posicionamento GlobalMicrocontroladoresDetectorsGlobal Positioning SystemMicrocontrollersSistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318System of adjustment indication of constant K of electronic tachograph EC 1318info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoOrtiz, Jorge Luis RoelOrtiz, Jorge Luis RoelTorrico, César Rafael ClaureBertotti, Fábio LuizSantos, Willyan Weiss Ilha dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_COELT_2017_1_16.pdfapplication/pdf19654603http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15070/1/PB_COELT_2017_1_16.pdf29b5648f82742d1173ea0028124aa38bMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15070/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_COELT_2017_1_16.pdf.txtExtracted texttext/plain94863http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15070/3/PB_COELT_2017_1_16.pdf.txt5fbb1309ff1ec50acb368971a0fbab68MD53THUMBNAILPB_COELT_2017_1_16.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1369http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15070/4/PB_COELT_2017_1_16.pdf.jpgf0272dc5f3e9dd84bdacaaeaecd10a7bMD541/150702020-11-18 15:42:03.693oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T17:42:03Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv System of adjustment indication of constant K of electronic tachograph EC 1318
title Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318
spellingShingle Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318
Santos, Willyan Weiss Ilha dos
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Detectores
Sistema de Posicionamento Global
Microcontroladores
Detectors
Global Positioning System
Microcontrollers
title_short Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318
title_full Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318
title_fullStr Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318
title_full_unstemmed Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318
title_sort Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318
author Santos, Willyan Weiss Ilha dos
author_facet Santos, Willyan Weiss Ilha dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ortiz, Jorge Luis Roel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ortiz, Jorge Luis Roel
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Torrico, César Rafael Claure
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bertotti, Fábio Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Willyan Weiss Ilha dos
contributor_str_mv Ortiz, Jorge Luis Roel
Ortiz, Jorge Luis Roel
Torrico, César Rafael Claure
Bertotti, Fábio Luiz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Detectores
Sistema de Posicionamento Global
Microcontroladores
Detectors
Global Positioning System
Microcontrollers
dc.subject.por.fl_str_mv Detectores
Sistema de Posicionamento Global
Microcontroladores
Detectors
Global Positioning System
Microcontrollers
description O cronotacógrafo é um dispositivo utilizado para registrar informações de viagem dos veı́culos. Entre essas informações é possı́vel destacar velocidade instantânea, velocidade média, distância percorrida, tempo de viagem, entre outros dados do veı́culo. Por ser um equipamento de importância fundamental na fiscalização de frotas, a verificação do dispositivo se torna essencial na hora de manter o veı́culo regularizado. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia(Inmetro) estipula um intervalo de verificação de 2 anos, a fim de certificar que o veı́culo e o cronotacógrafos estejam devidamente calibrados. A constante K é o parâmetro utilizado para efetuar o sincronismo do dispositivo com o veı́culo. Essa constante carrega a informação da quantidade de pulsos que o sensor de velocidade envia para o cronotacógrafo, na distância de 1000 metros. Dessa forma, esse trabalho teve como propósito apresentar uma nova metodologia para obter a constante K do cronotracógrafo eletrônico EC 1318. Partindo do princı́pio de funcionamento do dispositivo até seus métodos de aferição, com o intuito de desenvolver um equipamento capaz de adquirir o parâmetro desejado, utilizando um dispositivo de posição global(GPS). O método de utilizar o dispositivo de GPS como referência de distância, se mostrou eficaz dentro dos requisitos estabelecidos para realizar os ensaios. A utilização do sistema proposto tornou o equipamento desenvolvido um artificio, no momento de se obter a constante k. Dentre os vários ensaios realizados os melhores resultados obtidos permaneceram na margem de erro admissı́vel pelo Inmetro, margem essa de 1%. Com isso a metodologia proposta satisfez o objetivo principal de obter a constante K.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-18T17:42:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-18T17:42:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Willyan Weiss Ilha dos. Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15070
identifier_str_mv SANTOS, Willyan Weiss Ilha dos. Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Elétrica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15070/1/PB_COELT_2017_1_16.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15070/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15070/3/PB_COELT_2017_1_16.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15070/4/PB_COELT_2017_1_16.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 29b5648f82742d1173ea0028124aa38b
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
5fbb1309ff1ec50acb368971a0fbab68
f0272dc5f3e9dd84bdacaaeaecd10a7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923098569998336