Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fabio André Garaluz dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25897
Resumo: A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) provocou profundas reformulações na educação brasileira. A BNCC define um conjunto de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos da educação básica impactando diretamente no trabalho do professor, que deverá periodicamente efetuar uma avaliação da evolução das habilidades dos alunos. Fatores como a alta carga horária em sala de aula e grande quantitativo de alunos colocam em risco a eficácia da avaliação, principalmente no que se refere a avaliação diagnóstica. Face a isso, a criação de uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar este processo proporcionando facilidade na elaboração, aplicação e interpretação dos resultados das avaliações considerando as competências e habilidades propostas na BNCC segue como objetivo deste estudo. Apesar das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da ferramenta, causadas principalmente pela pandemia, como a impossibilidade de reuniões presenciais e aulas temporariamente suspensas, a plataforma proposta permitiu o acompanhamento nas principais etapas da avaliação diagnóstica, proporcionando ao professor informações relevantes para elaboração de uma avaliação que corresponda proporcionalmente ao conteúdo ministrado em sala de aula. O protocolo de desenvolvimento de questões da aplicação, baseadas em habilidades, proporcionou ao professor ser mais objetivo na elaboração das questões e na construção das avaliações. Os relatórios de desempenho dos alunos possibilitaram a obtenção das informações de forma ágil durante o processo de ensino aprendizagem, permitindo intervenções de conteúdo e aplicação de avaliações individuais focadas nas habilidades que não foram desenvolvidas satisfatoriamente. Como complemento, futuros estudos com o uso aprofundado em sala de aula, o aprimoramento das funcionalidades e a implementação do módulo de gestão poderão contribuir significativamente no processo de ensino aprendizagem.
id UTFPR-12_49811a301a0a2597eb79d23ea4ee2f9d
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25897
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-09-01T18:45:44Z2023-08-172021-09-01T18:45:44Z2021-08-17SANTOS, Fabio André Garaluz dos. Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular. 2021. Dissertação (Mestrado em Inovações Tecnológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25897A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) provocou profundas reformulações na educação brasileira. A BNCC define um conjunto de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos da educação básica impactando diretamente no trabalho do professor, que deverá periodicamente efetuar uma avaliação da evolução das habilidades dos alunos. Fatores como a alta carga horária em sala de aula e grande quantitativo de alunos colocam em risco a eficácia da avaliação, principalmente no que se refere a avaliação diagnóstica. Face a isso, a criação de uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar este processo proporcionando facilidade na elaboração, aplicação e interpretação dos resultados das avaliações considerando as competências e habilidades propostas na BNCC segue como objetivo deste estudo. Apesar das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da ferramenta, causadas principalmente pela pandemia, como a impossibilidade de reuniões presenciais e aulas temporariamente suspensas, a plataforma proposta permitiu o acompanhamento nas principais etapas da avaliação diagnóstica, proporcionando ao professor informações relevantes para elaboração de uma avaliação que corresponda proporcionalmente ao conteúdo ministrado em sala de aula. O protocolo de desenvolvimento de questões da aplicação, baseadas em habilidades, proporcionou ao professor ser mais objetivo na elaboração das questões e na construção das avaliações. Os relatórios de desempenho dos alunos possibilitaram a obtenção das informações de forma ágil durante o processo de ensino aprendizagem, permitindo intervenções de conteúdo e aplicação de avaliações individuais focadas nas habilidades que não foram desenvolvidas satisfatoriamente. Como complemento, futuros estudos com o uso aprofundado em sala de aula, o aprimoramento das funcionalidades e a implementação do módulo de gestão poderão contribuir significativamente no processo de ensino aprendizagem.The approval of the National Common Curricular Base (BNCC) created profound changes in Brazilian education. The BNCC defines a set of competences and skills to be developed by students of basic education, directly impacting the teacher´s work, who should periodically evaluate the students' skills evolution. Factors such as numerous hours in the classroom and a large number of students put the effectiveness of the assessment at risk, especially with regard to diagnostic assessment. In view of this, the creation of a technological tool capable of assisting this process providing an easier elaboration, application and interpretation of the evaluation´s result considering the competences and skills proposed in the BNCC continues as the objective of this study. Despite the difficulties encountered during the software development, mainly caused by the pandemic, such as the impossibility of in-person meetings and temporarily suspended classes, the proposed platform allowed to monitoring the main stages of the diagnostic assessment, providing the teacher relevant information to prepare an assessment that matches proportionally to the content taught in the classroom. The application question development protocol, based on skills, allowed the teacher to be more objective while elaborated questions and assessments. Student performance reports made it possible to obtain information quickly during the teachinglearning process, allowing content interventions and application of individual tests focused on skills that were not developed as expected. Additionally, future studies with in-depth use in the classroom can significantly improve the teaching-learning process through the improvement of functionalities and the management module's implementation.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoInovações TecnológicasUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIASEngenharia/Tecnologia/GestãoTecnologia da informaçãoSoftwareInovações tecnológicasEducação básicaInformation technologyComputer softwareTechnological innovationsUma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricularA computational platform to assist in the diagnostic evaluation of students in the development of the skills and competences of curricular common national baseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCampo MourãoCardoso, Flávia Aparecida Reitzhttps://orcid.org/ 0000-0002-0432-9191http://lattes.cnpq.br/2663975071704461Cardoso, Flávia Aparecida Reitzhttps://orcid.org/ 0000-0002-0432-9191http://lattes.cnpq.br/2663975071704461Dias Júnior, José Barbosahttps://orcid.org/ 0000-0003-4465-4316http://lattes.cnpq.br/9175997990682339Cunha, Marcio Rodrigues dahttps://orcid.org/ 0000-0001-7506-4488http://lattes.cnpq.br/0516286832674015Roberto, Rafael Liberatohttps://orcid.org/ 0000-0001-5943-1663http://lattes.cnpq.br/7833556006473564https://orcid.org/0000-0002-5491-4559http://lattes.cnpq.br/2747626874611692Santos, Fabio André Garaluz dosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALplataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdfapplication/pdf3175075http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25897/1/plataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdfc0b7ff53eb8eb54508b5c070fb0ab936MD51TEXTplataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdf.txtplataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdf.txtExtracted texttext/plain70666http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25897/2/plataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdf.txt024995c426f4f844be7255fd777e4177MD52THUMBNAILplataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdf.jpgplataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25897/3/plataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdf.jpgf6ad72563d066514152e7396a018a694MD531/258972021-09-02 03:05:49.737oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25897Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-09-02T06:05:49Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A computational platform to assist in the diagnostic evaluation of students in the development of the skills and competences of curricular common national base
title Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular
spellingShingle Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular
Santos, Fabio André Garaluz dos
CNPQ::ENGENHARIAS
Tecnologia da informação
Software
Inovações tecnológicas
Educação básica
Information technology
Computer software
Technological innovations
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular
title_full Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular
title_fullStr Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular
title_full_unstemmed Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular
title_sort Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular
author Santos, Fabio André Garaluz dos
author_facet Santos, Fabio André Garaluz dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Flávia Aparecida Reitz
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-0432-9191
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2663975071704461
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso, Flávia Aparecida Reitz
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-0432-9191
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2663975071704461
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dias Júnior, José Barbosa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0003-4465-4316
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9175997990682339
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cunha, Marcio Rodrigues da
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-7506-4488
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0516286832674015
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Roberto, Rafael Liberato
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-5943-1663
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7833556006473564
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5491-4559
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2747626874611692
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fabio André Garaluz dos
contributor_str_mv Cardoso, Flávia Aparecida Reitz
Cardoso, Flávia Aparecida Reitz
Dias Júnior, José Barbosa
Cunha, Marcio Rodrigues da
Roberto, Rafael Liberato
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Tecnologia da informação
Software
Inovações tecnológicas
Educação básica
Information technology
Computer software
Technological innovations
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Software
Inovações tecnológicas
Educação básica
Information technology
Computer software
Technological innovations
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) provocou profundas reformulações na educação brasileira. A BNCC define um conjunto de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos da educação básica impactando diretamente no trabalho do professor, que deverá periodicamente efetuar uma avaliação da evolução das habilidades dos alunos. Fatores como a alta carga horária em sala de aula e grande quantitativo de alunos colocam em risco a eficácia da avaliação, principalmente no que se refere a avaliação diagnóstica. Face a isso, a criação de uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar este processo proporcionando facilidade na elaboração, aplicação e interpretação dos resultados das avaliações considerando as competências e habilidades propostas na BNCC segue como objetivo deste estudo. Apesar das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da ferramenta, causadas principalmente pela pandemia, como a impossibilidade de reuniões presenciais e aulas temporariamente suspensas, a plataforma proposta permitiu o acompanhamento nas principais etapas da avaliação diagnóstica, proporcionando ao professor informações relevantes para elaboração de uma avaliação que corresponda proporcionalmente ao conteúdo ministrado em sala de aula. O protocolo de desenvolvimento de questões da aplicação, baseadas em habilidades, proporcionou ao professor ser mais objetivo na elaboração das questões e na construção das avaliações. Os relatórios de desempenho dos alunos possibilitaram a obtenção das informações de forma ágil durante o processo de ensino aprendizagem, permitindo intervenções de conteúdo e aplicação de avaliações individuais focadas nas habilidades que não foram desenvolvidas satisfatoriamente. Como complemento, futuros estudos com o uso aprofundado em sala de aula, o aprimoramento das funcionalidades e a implementação do módulo de gestão poderão contribuir significativamente no processo de ensino aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-01T18:45:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-01T18:45:44Z
2023-08-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Fabio André Garaluz dos. Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular. 2021. Dissertação (Mestrado em Inovações Tecnológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25897
identifier_str_mv SANTOS, Fabio André Garaluz dos. Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular. 2021. Dissertação (Mestrado em Inovações Tecnológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.publisher.program.fl_str_mv Inovações Tecnológicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25897/1/plataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25897/2/plataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25897/3/plataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c0b7ff53eb8eb54508b5c070fb0ab936
024995c426f4f844be7255fd777e4177
f6ad72563d066514152e7396a018a694
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923258465255424