Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10091 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na linha 203 da URBS. Foi calculado o consumo de energia e comparado com ônibus de tecnologias já existentes no mercado como o Elétrico e o à Combustão. Foram estudados os ônibus PHEV (suas diferentes configurações e funcionamento) e o BRT (sua implantação e característica) na linha 203 da URBS, Santa Cândida - Capão Raso. Estudos sobre tecnologias de veículos elétricos e do modelo de operação do sistema de transporte público permitiram estabelecer um modelo do ciclo de condução. Dados reais da operação da linha e de um ônibus foram aplicados para calcular a demanda de energia associada à operação e ao tipo de ônibus através de um modelo. Assim, comparou-se o resultado encontrado de energia total da rota utilizando parâmetros de eficiência dos motores de um ônibus totalmente elétrico, um híbrido e um à combustão. No geral, os resultados deste estudo de caso indicam que um veículo híbrido plug-in apresenta maior potencial benéfico de consumo de energia do que um à combustão e possui maior flexibilidade de implantação do que um totalmente elétrico. |
id |
UTFPR-12_4a8ab06b851bea6b4a85f6a7ea911d47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/10091 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-12T17:12:46Z2020-11-12T17:12:46Z2015-07-21ZAMPOLI, Anderson Weslley da Silva; ABIB, Bruno Miguel; DAQUILA, Felipe Moreira. Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10091Este trabalho apresenta uma análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na linha 203 da URBS. Foi calculado o consumo de energia e comparado com ônibus de tecnologias já existentes no mercado como o Elétrico e o à Combustão. Foram estudados os ônibus PHEV (suas diferentes configurações e funcionamento) e o BRT (sua implantação e característica) na linha 203 da URBS, Santa Cândida - Capão Raso. Estudos sobre tecnologias de veículos elétricos e do modelo de operação do sistema de transporte público permitiram estabelecer um modelo do ciclo de condução. Dados reais da operação da linha e de um ônibus foram aplicados para calcular a demanda de energia associada à operação e ao tipo de ônibus através de um modelo. Assim, comparou-se o resultado encontrado de energia total da rota utilizando parâmetros de eficiência dos motores de um ônibus totalmente elétrico, um híbrido e um à combustão. No geral, os resultados deste estudo de caso indicam que um veículo híbrido plug-in apresenta maior potencial benéfico de consumo de energia do que um à combustão e possui maior flexibilidade de implantação do que um totalmente elétrico.This monograph presents an analysis of power hybrid electric bus consumption in the city of Curitiba on line 203 of URBS. It was calculated the energy consumption and compared to existing bus technologies in the market as the electric and the combustion. Buses PHEV were studied (their different configurations and operation) and BRT (its implementation and feature) on line 203 of the URBS, Santa Candida – Capão Raso. Studies on electric vehicle technologies and the public transport system operation model allowed to establish a model of the driving cycle. Actual data of the line operation and of a bus were applied to calculate the energy demand associated with the operation and the type of bus through a model. Therefore, it was compared the results found for the total route energy using engines of efficiency parameters of a completely electric bus, a hybrid and combustion. In general, the results of this study indicate that a plug-in hybrid vehicle has higher potential beneficial power consumption than a combustion vehicle, and it has greater flexibility implantation than a fully electric.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso de Engenharia ElétricaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICATrolebusMotores elétricosMotores de combustão internaEnergia elétrica - ConsumoTransportesEngenharia elétricaTrolley busesElectric motorsInternal combustion enginesElectric power consumptionTransportationElectric engineeringAnálise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBSAnalysis power consumption of a hybrid electric bus In Curitiba city on line 203 from URBSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaFonseca, Keiko Verônica OnoRosa, Marcelo de OliveiraFonseca, Keiko Verônica OnoRosa, Marcelo de Oliveira.Zampoli, Anderson Weslley da SilvaAbib, Bruno MiguelDaquila, Felipe Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COELE_2015_2_02.pdfapplication/pdf2408466http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/1/CT_COELE_2015_2_02.pdf5ff07a2e99a88a9f496a4fd3eb172148MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COELE_2015_2_02.pdf.txtExtracted texttext/plain92776http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/3/CT_COELE_2015_2_02.pdf.txte707436a79880b3022219f2490f4e4efMD53THUMBNAILCT_COELE_2015_2_02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1360http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/4/CT_COELE_2015_2_02.pdf.jpg7fa3bdaa5e2af6ee6fa9af11eacc013bMD541/100912020-11-12 15:12:46.791oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T17:12:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Analysis power consumption of a hybrid electric bus In Curitiba city on line 203 from URBS |
title |
Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS |
spellingShingle |
Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS Zampoli, Anderson Weslley da Silva CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Trolebus Motores elétricos Motores de combustão interna Energia elétrica - Consumo Transportes Engenharia elétrica Trolley buses Electric motors Internal combustion engines Electric power consumption Transportation Electric engineering |
title_short |
Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS |
title_full |
Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS |
title_fullStr |
Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS |
title_full_unstemmed |
Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS |
title_sort |
Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS |
author |
Zampoli, Anderson Weslley da Silva |
author_facet |
Zampoli, Anderson Weslley da Silva Abib, Bruno Miguel Daquila, Felipe Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Abib, Bruno Miguel Daquila, Felipe Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Keiko Verônica Ono |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rosa, Marcelo de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fonseca, Keiko Verônica Ono |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rosa, Marcelo de Oliveira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zampoli, Anderson Weslley da Silva Abib, Bruno Miguel Daquila, Felipe Moreira |
contributor_str_mv |
Fonseca, Keiko Verônica Ono Rosa, Marcelo de Oliveira Fonseca, Keiko Verônica Ono Rosa, Marcelo de Oliveira . |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Trolebus Motores elétricos Motores de combustão interna Energia elétrica - Consumo Transportes Engenharia elétrica Trolley buses Electric motors Internal combustion engines Electric power consumption Transportation Electric engineering |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trolebus Motores elétricos Motores de combustão interna Energia elétrica - Consumo Transportes Engenharia elétrica Trolley buses Electric motors Internal combustion engines Electric power consumption Transportation Electric engineering |
description |
Este trabalho apresenta uma análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na linha 203 da URBS. Foi calculado o consumo de energia e comparado com ônibus de tecnologias já existentes no mercado como o Elétrico e o à Combustão. Foram estudados os ônibus PHEV (suas diferentes configurações e funcionamento) e o BRT (sua implantação e característica) na linha 203 da URBS, Santa Cândida - Capão Raso. Estudos sobre tecnologias de veículos elétricos e do modelo de operação do sistema de transporte público permitiram estabelecer um modelo do ciclo de condução. Dados reais da operação da linha e de um ônibus foram aplicados para calcular a demanda de energia associada à operação e ao tipo de ônibus através de um modelo. Assim, comparou-se o resultado encontrado de energia total da rota utilizando parâmetros de eficiência dos motores de um ônibus totalmente elétrico, um híbrido e um à combustão. No geral, os resultados deste estudo de caso indicam que um veículo híbrido plug-in apresenta maior potencial benéfico de consumo de energia do que um à combustão e possui maior flexibilidade de implantação do que um totalmente elétrico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-12T17:12:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-12T17:12:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZAMPOLI, Anderson Weslley da Silva; ABIB, Bruno Miguel; DAQUILA, Felipe Moreira. Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10091 |
identifier_str_mv |
ZAMPOLI, Anderson Weslley da Silva; ABIB, Bruno Miguel; DAQUILA, Felipe Moreira. Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Curso de Engenharia Elétrica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/1/CT_COELE_2015_2_02.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/3/CT_COELE_2015_2_02.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/4/CT_COELE_2015_2_02.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ff07a2e99a88a9f496a4fd3eb172148 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b e707436a79880b3022219f2490f4e4ef 7fa3bdaa5e2af6ee6fa9af11eacc013b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923071848087552 |