Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zampoli, Anderson Weslley da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Abib, Bruno Miguel, Daquila, Felipe Moreira
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10091
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na linha 203 da URBS. Foi calculado o consumo de energia e comparado com ônibus de tecnologias já existentes no mercado como o Elétrico e o à Combustão. Foram estudados os ônibus PHEV (suas diferentes configurações e funcionamento) e o BRT (sua implantação e característica) na linha 203 da URBS, Santa Cândida - Capão Raso. Estudos sobre tecnologias de veículos elétricos e do modelo de operação do sistema de transporte público permitiram estabelecer um modelo do ciclo de condução. Dados reais da operação da linha e de um ônibus foram aplicados para calcular a demanda de energia associada à operação e ao tipo de ônibus através de um modelo. Assim, comparou-se o resultado encontrado de energia total da rota utilizando parâmetros de eficiência dos motores de um ônibus totalmente elétrico, um híbrido e um à combustão. No geral, os resultados deste estudo de caso indicam que um veículo híbrido plug-in apresenta maior potencial benéfico de consumo de energia do que um à combustão e possui maior flexibilidade de implantação do que um totalmente elétrico.
id UTFPR-12_4a8ab06b851bea6b4a85f6a7ea911d47
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/10091
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-12T17:12:46Z2020-11-12T17:12:46Z2015-07-21ZAMPOLI, Anderson Weslley da Silva; ABIB, Bruno Miguel; DAQUILA, Felipe Moreira. Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10091Este trabalho apresenta uma análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na linha 203 da URBS. Foi calculado o consumo de energia e comparado com ônibus de tecnologias já existentes no mercado como o Elétrico e o à Combustão. Foram estudados os ônibus PHEV (suas diferentes configurações e funcionamento) e o BRT (sua implantação e característica) na linha 203 da URBS, Santa Cândida - Capão Raso. Estudos sobre tecnologias de veículos elétricos e do modelo de operação do sistema de transporte público permitiram estabelecer um modelo do ciclo de condução. Dados reais da operação da linha e de um ônibus foram aplicados para calcular a demanda de energia associada à operação e ao tipo de ônibus através de um modelo. Assim, comparou-se o resultado encontrado de energia total da rota utilizando parâmetros de eficiência dos motores de um ônibus totalmente elétrico, um híbrido e um à combustão. No geral, os resultados deste estudo de caso indicam que um veículo híbrido plug-in apresenta maior potencial benéfico de consumo de energia do que um à combustão e possui maior flexibilidade de implantação do que um totalmente elétrico.This monograph presents an analysis of power hybrid electric bus consumption in the city of Curitiba on line 203 of URBS. It was calculated the energy consumption and compared to existing bus technologies in the market as the electric and the combustion. Buses PHEV were studied (their different configurations and operation) and BRT (its implementation and feature) on line 203 of the URBS, Santa Candida – Capão Raso. Studies on electric vehicle technologies and the public transport system operation model allowed to establish a model of the driving cycle. Actual data of the line operation and of a bus were applied to calculate the energy demand associated with the operation and the type of bus through a model. Therefore, it was compared the results found for the total route energy using engines of efficiency parameters of a completely electric bus, a hybrid and combustion. In general, the results of this study indicate that a plug-in hybrid vehicle has higher potential beneficial power consumption than a combustion vehicle, and it has greater flexibility implantation than a fully electric.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso de Engenharia ElétricaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICATrolebusMotores elétricosMotores de combustão internaEnergia elétrica - ConsumoTransportesEngenharia elétricaTrolley busesElectric motorsInternal combustion enginesElectric power consumptionTransportationElectric engineeringAnálise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBSAnalysis power consumption of a hybrid electric bus In Curitiba city on line 203 from URBSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaFonseca, Keiko Verônica OnoRosa, Marcelo de OliveiraFonseca, Keiko Verônica OnoRosa, Marcelo de Oliveira.Zampoli, Anderson Weslley da SilvaAbib, Bruno MiguelDaquila, Felipe Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COELE_2015_2_02.pdfapplication/pdf2408466http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/1/CT_COELE_2015_2_02.pdf5ff07a2e99a88a9f496a4fd3eb172148MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COELE_2015_2_02.pdf.txtExtracted texttext/plain92776http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/3/CT_COELE_2015_2_02.pdf.txte707436a79880b3022219f2490f4e4efMD53THUMBNAILCT_COELE_2015_2_02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1360http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/4/CT_COELE_2015_2_02.pdf.jpg7fa3bdaa5e2af6ee6fa9af11eacc013bMD541/100912020-11-12 15:12:46.791oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T17:12:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis power consumption of a hybrid electric bus In Curitiba city on line 203 from URBS
title Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS
spellingShingle Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS
Zampoli, Anderson Weslley da Silva
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Trolebus
Motores elétricos
Motores de combustão interna
Energia elétrica - Consumo
Transportes
Engenharia elétrica
Trolley buses
Electric motors
Internal combustion engines
Electric power consumption
Transportation
Electric engineering
title_short Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS
title_full Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS
title_fullStr Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS
title_full_unstemmed Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS
title_sort Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS
author Zampoli, Anderson Weslley da Silva
author_facet Zampoli, Anderson Weslley da Silva
Abib, Bruno Miguel
Daquila, Felipe Moreira
author_role author
author2 Abib, Bruno Miguel
Daquila, Felipe Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Keiko Verônica Ono
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rosa, Marcelo de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fonseca, Keiko Verônica Ono
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosa, Marcelo de Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv .
dc.contributor.author.fl_str_mv Zampoli, Anderson Weslley da Silva
Abib, Bruno Miguel
Daquila, Felipe Moreira
contributor_str_mv Fonseca, Keiko Verônica Ono
Rosa, Marcelo de Oliveira
Fonseca, Keiko Verônica Ono
Rosa, Marcelo de Oliveira
.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Trolebus
Motores elétricos
Motores de combustão interna
Energia elétrica - Consumo
Transportes
Engenharia elétrica
Trolley buses
Electric motors
Internal combustion engines
Electric power consumption
Transportation
Electric engineering
dc.subject.por.fl_str_mv Trolebus
Motores elétricos
Motores de combustão interna
Energia elétrica - Consumo
Transportes
Engenharia elétrica
Trolley buses
Electric motors
Internal combustion engines
Electric power consumption
Transportation
Electric engineering
description Este trabalho apresenta uma análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na linha 203 da URBS. Foi calculado o consumo de energia e comparado com ônibus de tecnologias já existentes no mercado como o Elétrico e o à Combustão. Foram estudados os ônibus PHEV (suas diferentes configurações e funcionamento) e o BRT (sua implantação e característica) na linha 203 da URBS, Santa Cândida - Capão Raso. Estudos sobre tecnologias de veículos elétricos e do modelo de operação do sistema de transporte público permitiram estabelecer um modelo do ciclo de condução. Dados reais da operação da linha e de um ônibus foram aplicados para calcular a demanda de energia associada à operação e ao tipo de ônibus através de um modelo. Assim, comparou-se o resultado encontrado de energia total da rota utilizando parâmetros de eficiência dos motores de um ônibus totalmente elétrico, um híbrido e um à combustão. No geral, os resultados deste estudo de caso indicam que um veículo híbrido plug-in apresenta maior potencial benéfico de consumo de energia do que um à combustão e possui maior flexibilidade de implantação do que um totalmente elétrico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-12T17:12:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-12T17:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZAMPOLI, Anderson Weslley da Silva; ABIB, Bruno Miguel; DAQUILA, Felipe Moreira. Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10091
identifier_str_mv ZAMPOLI, Anderson Weslley da Silva; ABIB, Bruno Miguel; DAQUILA, Felipe Moreira. Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Curso de Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/1/CT_COELE_2015_2_02.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/3/CT_COELE_2015_2_02.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10091/4/CT_COELE_2015_2_02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ff07a2e99a88a9f496a4fd3eb172148
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
e707436a79880b3022219f2490f4e4ef
7fa3bdaa5e2af6ee6fa9af11eacc013b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923071848087552