O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Jorge Matheus Fernandes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226
Resumo: Um dos conceitos matemáticos mais importantes e indispensáveis que tem um papel central não só para matemática como para toda ciência é o conceito de função. As funções são presentes na descrição e estudo de grande parte dos fenômenos naturais quando o objetivo é avaliar quantitativamente os mesmos. Diante desta realidade, o conceito deve ocupar um lugar de destaque no Ensino Médio, porém, a grande maioria dos estudantes apresenta uma certa dificuldade na compreensão deste conceito, e isso é um grande desafio para os professores de matemática do Ensino Médio. Diante disso, surge a necessidade de buscar novas metodologias de ensino, por intermédio dos recursos digitais e a interdisciplinaridade, já que as metodologias tradicionais de ensino não conseguem mais manter os alunos motivados e concentrados o tempo todo. Neste trabalho, propomos uma abordagem integrada, entre funções e problemas de otimização, que combina a interdisciplinaridade com a metodologia ativa. Os resultados mostram que a abordagem interdisciplinar proposta pode ajudar significativamente os alunos do Ensino Médio a entenderem a importância do conceito de funções, deixando de ser algo abstrato e sem relevância.
id UTFPR-12_4b06454f86b1c2b3016f46ed0f1edc56
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30226
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-12-01T14:43:26Z2022-12-01T14:43:26Z2022-09-16CAMARGO, Jorge Matheus Fernandes de. O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226Um dos conceitos matemáticos mais importantes e indispensáveis que tem um papel central não só para matemática como para toda ciência é o conceito de função. As funções são presentes na descrição e estudo de grande parte dos fenômenos naturais quando o objetivo é avaliar quantitativamente os mesmos. Diante desta realidade, o conceito deve ocupar um lugar de destaque no Ensino Médio, porém, a grande maioria dos estudantes apresenta uma certa dificuldade na compreensão deste conceito, e isso é um grande desafio para os professores de matemática do Ensino Médio. Diante disso, surge a necessidade de buscar novas metodologias de ensino, por intermédio dos recursos digitais e a interdisciplinaridade, já que as metodologias tradicionais de ensino não conseguem mais manter os alunos motivados e concentrados o tempo todo. Neste trabalho, propomos uma abordagem integrada, entre funções e problemas de otimização, que combina a interdisciplinaridade com a metodologia ativa. Os resultados mostram que a abordagem interdisciplinar proposta pode ajudar significativamente os alunos do Ensino Médio a entenderem a importância do conceito de funções, deixando de ser algo abstrato e sem relevância.One of the most important and indispensable mathematical concepts that plays a central role, not only for mathematics, but for all science as well, is the concept of function. Functions are present in the description and study of most natural phenomena when the objective is to evaluate them quantitatively. Faced with this reality, this concept should occupy a place of prominence in High School, but, the vast majority of students have some difficulty in understanding the concept, and, this is a great challenge for high school mathematics teachers. Due to that, the necessity of seeking new teaching methods arises, through approaches that combine digital resources with interdisciplinarity, since traditional teaching methods can't keep students motivated and focused all of the time. In this work, we propose an integrated approach, between functions and optimization problems, which combines interdisciplinarity with active learning. The results show that the proposed interdisciplinary approach can significantly help high school students to understand the importance of the concept of functions, being no longer something abstract and irrelevant.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaFunções computáveisAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoRecursos eletrônicos de informaçãoComputable functionsInterdisciplinary approach in educationElectronic information resourcesO uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médioThe use of digital resources and optimization problems as an interdisciplinary approach in high schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCornélio ProcópioAshtiani, Alireza Mohebihttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662Andrade, Thiago Pinguello dehttp://lattes.cnpq.br/8824631510048176Ashtiani, Alireza Mohebihttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662Santos, Anderson Paiao doshttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569Borssoi, Joelmir Andrehttp://lattes.cnpq.br/6054221596474652Martins, Rogerio MendoncaTafazolian, Saeedhttp://lattes.cnpq.br/8452287693990992http://lattes.cnpq.br/9815993274354191Camargo, Jorge Matheus Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALinterdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdfapplication/pdf20473602http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/1/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf0d997eabc420371518a76975da60eceaMD51TEXTinterdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.txtinterdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.txtExtracted texttext/plain208962http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/2/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.txt3607ee948f602d986d0970c6f54218efMD52THUMBNAILinterdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.jpginterdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/3/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.jpg995a26cd09dc94169fa2272862e020d0MD531/302262022-12-02 04:06:56.09oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30226Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-12-02T06:06:56Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The use of digital resources and optimization problems as an interdisciplinary approach in high school
title O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio
spellingShingle O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio
Camargo, Jorge Matheus Fernandes de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Funções computáveis
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Recursos eletrônicos de informação
Computable functions
Interdisciplinary approach in education
Electronic information resources
Matemática
title_short O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio
title_full O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio
title_fullStr O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio
title_full_unstemmed O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio
title_sort O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio
author Camargo, Jorge Matheus Fernandes de
author_facet Camargo, Jorge Matheus Fernandes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ashtiani, Alireza Mohebi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5025709771742662
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Andrade, Thiago Pinguello de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8824631510048176
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ashtiani, Alireza Mohebi
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5025709771742662
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Anderson Paiao dos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5070545194057569
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Borssoi, Joelmir Andre
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6054221596474652
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Martins, Rogerio Mendonca
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Tafazolian, Saeed
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8452287693990992
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9815993274354191
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Jorge Matheus Fernandes de
contributor_str_mv Ashtiani, Alireza Mohebi
Andrade, Thiago Pinguello de
Ashtiani, Alireza Mohebi
Santos, Anderson Paiao dos
Borssoi, Joelmir Andre
Martins, Rogerio Mendonca
Tafazolian, Saeed
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Funções computáveis
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Recursos eletrônicos de informação
Computable functions
Interdisciplinary approach in education
Electronic information resources
Matemática
dc.subject.por.fl_str_mv Funções computáveis
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Recursos eletrônicos de informação
Computable functions
Interdisciplinary approach in education
Electronic information resources
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Matemática
description Um dos conceitos matemáticos mais importantes e indispensáveis que tem um papel central não só para matemática como para toda ciência é o conceito de função. As funções são presentes na descrição e estudo de grande parte dos fenômenos naturais quando o objetivo é avaliar quantitativamente os mesmos. Diante desta realidade, o conceito deve ocupar um lugar de destaque no Ensino Médio, porém, a grande maioria dos estudantes apresenta uma certa dificuldade na compreensão deste conceito, e isso é um grande desafio para os professores de matemática do Ensino Médio. Diante disso, surge a necessidade de buscar novas metodologias de ensino, por intermédio dos recursos digitais e a interdisciplinaridade, já que as metodologias tradicionais de ensino não conseguem mais manter os alunos motivados e concentrados o tempo todo. Neste trabalho, propomos uma abordagem integrada, entre funções e problemas de otimização, que combina a interdisciplinaridade com a metodologia ativa. Os resultados mostram que a abordagem interdisciplinar proposta pode ajudar significativamente os alunos do Ensino Médio a entenderem a importância do conceito de funções, deixando de ser algo abstrato e sem relevância.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T14:43:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-01T14:43:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMARGO, Jorge Matheus Fernandes de. O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226
identifier_str_mv CAMARGO, Jorge Matheus Fernandes de. O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/1/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/2/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/3/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d997eabc420371518a76975da60ecea
3607ee948f602d986d0970c6f54218ef
995a26cd09dc94169fa2272862e020d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923043640344576