O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226 |
Resumo: | Um dos conceitos matemáticos mais importantes e indispensáveis que tem um papel central não só para matemática como para toda ciência é o conceito de função. As funções são presentes na descrição e estudo de grande parte dos fenômenos naturais quando o objetivo é avaliar quantitativamente os mesmos. Diante desta realidade, o conceito deve ocupar um lugar de destaque no Ensino Médio, porém, a grande maioria dos estudantes apresenta uma certa dificuldade na compreensão deste conceito, e isso é um grande desafio para os professores de matemática do Ensino Médio. Diante disso, surge a necessidade de buscar novas metodologias de ensino, por intermédio dos recursos digitais e a interdisciplinaridade, já que as metodologias tradicionais de ensino não conseguem mais manter os alunos motivados e concentrados o tempo todo. Neste trabalho, propomos uma abordagem integrada, entre funções e problemas de otimização, que combina a interdisciplinaridade com a metodologia ativa. Os resultados mostram que a abordagem interdisciplinar proposta pode ajudar significativamente os alunos do Ensino Médio a entenderem a importância do conceito de funções, deixando de ser algo abstrato e sem relevância. |
id |
UTFPR-12_4b06454f86b1c2b3016f46ed0f1edc56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30226 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-12-01T14:43:26Z2022-12-01T14:43:26Z2022-09-16CAMARGO, Jorge Matheus Fernandes de. O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226Um dos conceitos matemáticos mais importantes e indispensáveis que tem um papel central não só para matemática como para toda ciência é o conceito de função. As funções são presentes na descrição e estudo de grande parte dos fenômenos naturais quando o objetivo é avaliar quantitativamente os mesmos. Diante desta realidade, o conceito deve ocupar um lugar de destaque no Ensino Médio, porém, a grande maioria dos estudantes apresenta uma certa dificuldade na compreensão deste conceito, e isso é um grande desafio para os professores de matemática do Ensino Médio. Diante disso, surge a necessidade de buscar novas metodologias de ensino, por intermédio dos recursos digitais e a interdisciplinaridade, já que as metodologias tradicionais de ensino não conseguem mais manter os alunos motivados e concentrados o tempo todo. Neste trabalho, propomos uma abordagem integrada, entre funções e problemas de otimização, que combina a interdisciplinaridade com a metodologia ativa. Os resultados mostram que a abordagem interdisciplinar proposta pode ajudar significativamente os alunos do Ensino Médio a entenderem a importância do conceito de funções, deixando de ser algo abstrato e sem relevância.One of the most important and indispensable mathematical concepts that plays a central role, not only for mathematics, but for all science as well, is the concept of function. Functions are present in the description and study of most natural phenomena when the objective is to evaluate them quantitatively. Faced with this reality, this concept should occupy a place of prominence in High School, but, the vast majority of students have some difficulty in understanding the concept, and, this is a great challenge for high school mathematics teachers. Due to that, the necessity of seeking new teaching methods arises, through approaches that combine digital resources with interdisciplinarity, since traditional teaching methods can't keep students motivated and focused all of the time. In this work, we propose an integrated approach, between functions and optimization problems, which combines interdisciplinarity with active learning. The results show that the proposed interdisciplinary approach can significantly help high school students to understand the importance of the concept of functions, being no longer something abstract and irrelevant.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaFunções computáveisAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoRecursos eletrônicos de informaçãoComputable functionsInterdisciplinary approach in educationElectronic information resourcesO uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médioThe use of digital resources and optimization problems as an interdisciplinary approach in high schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCornélio ProcópioAshtiani, Alireza Mohebihttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662Andrade, Thiago Pinguello dehttp://lattes.cnpq.br/8824631510048176Ashtiani, Alireza Mohebihttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662Santos, Anderson Paiao doshttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569Borssoi, Joelmir Andrehttp://lattes.cnpq.br/6054221596474652Martins, Rogerio MendoncaTafazolian, Saeedhttp://lattes.cnpq.br/8452287693990992http://lattes.cnpq.br/9815993274354191Camargo, Jorge Matheus Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALinterdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdfapplication/pdf20473602http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/1/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf0d997eabc420371518a76975da60eceaMD51TEXTinterdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.txtinterdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.txtExtracted texttext/plain208962http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/2/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.txt3607ee948f602d986d0970c6f54218efMD52THUMBNAILinterdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.jpginterdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/3/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.jpg995a26cd09dc94169fa2272862e020d0MD531/302262022-12-02 04:06:56.09oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30226Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-12-02T06:06:56Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The use of digital resources and optimization problems as an interdisciplinary approach in high school |
title |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
spellingShingle |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio Camargo, Jorge Matheus Fernandes de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Funções computáveis Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Recursos eletrônicos de informação Computable functions Interdisciplinary approach in education Electronic information resources Matemática |
title_short |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
title_full |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
title_fullStr |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
title_sort |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
author |
Camargo, Jorge Matheus Fernandes de |
author_facet |
Camargo, Jorge Matheus Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ashtiani, Alireza Mohebi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Andrade, Thiago Pinguello de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8824631510048176 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ashtiani, Alireza Mohebi |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos, Anderson Paiao dos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Borssoi, Joelmir Andre |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6054221596474652 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Martins, Rogerio Mendonca |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Tafazolian, Saeed |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8452287693990992 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9815993274354191 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Jorge Matheus Fernandes de |
contributor_str_mv |
Ashtiani, Alireza Mohebi Andrade, Thiago Pinguello de Ashtiani, Alireza Mohebi Santos, Anderson Paiao dos Borssoi, Joelmir Andre Martins, Rogerio Mendonca Tafazolian, Saeed |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Funções computáveis Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Recursos eletrônicos de informação Computable functions Interdisciplinary approach in education Electronic information resources Matemática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funções computáveis Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Recursos eletrônicos de informação Computable functions Interdisciplinary approach in education Electronic information resources |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática |
description |
Um dos conceitos matemáticos mais importantes e indispensáveis que tem um papel central não só para matemática como para toda ciência é o conceito de função. As funções são presentes na descrição e estudo de grande parte dos fenômenos naturais quando o objetivo é avaliar quantitativamente os mesmos. Diante desta realidade, o conceito deve ocupar um lugar de destaque no Ensino Médio, porém, a grande maioria dos estudantes apresenta uma certa dificuldade na compreensão deste conceito, e isso é um grande desafio para os professores de matemática do Ensino Médio. Diante disso, surge a necessidade de buscar novas metodologias de ensino, por intermédio dos recursos digitais e a interdisciplinaridade, já que as metodologias tradicionais de ensino não conseguem mais manter os alunos motivados e concentrados o tempo todo. Neste trabalho, propomos uma abordagem integrada, entre funções e problemas de otimização, que combina a interdisciplinaridade com a metodologia ativa. Os resultados mostram que a abordagem interdisciplinar proposta pode ajudar significativamente os alunos do Ensino Médio a entenderem a importância do conceito de funções, deixando de ser algo abstrato e sem relevância. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-01T14:43:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-01T14:43:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMARGO, Jorge Matheus Fernandes de. O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226 |
identifier_str_mv |
CAMARGO, Jorge Matheus Fernandes de. O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/1/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/2/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30226/3/interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d997eabc420371518a76975da60ecea 3607ee948f602d986d0970c6f54218ef 995a26cd09dc94169fa2272862e020d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923043640344576 |