Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Migliorini, Rafaela Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5284
Resumo: Acompanha produção técnica: Joseph Wright e a Gruta das Encantadas - Caderno didático para o ensino de ciências
id UTFPR-12_53aca323791c05d9117309c75564c3f7
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5284
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-10-22T23:28:48Z2020-10-22T23:28:48Z2020-07-02MIGLIORINI, Rafaela Alves. Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5284Acompanha produção técnica: Joseph Wright e a Gruta das Encantadas - Caderno didático para o ensino de ciênciasEsta dissertação trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e aplicada, que tem como objetivo investigar as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências. Pensando em promover a alfabetização científica e visual a partir da leitura de imagem, sendo assim, selecionamos quatro telas do pintor Joseph Wright que representam uma gruta perto de Nápoles (ITA) pintada em 1774, e três fotos da Gruta das Encantadas-Ilha do Mel Paraná-BR. A partir da seleção das fotos e das telas, desenvolvemos 4 sequências didáticas para o ensino de ciências voltada para segundo ciclo do ensino fundamental, baseada na temática grutas a qual foi aplicada com estudantes do contra turno no Instituto João XXIII, instituição que atende crianças e adolescentes na cidade de Ponta Grossa. A coleta de dados se deu por meio de observações, gravações em áudios, registros fotográficos e dos materiais produzidos pelos estudantes. Os principais resultados evidenciaram que ao problematizar e realizar a leitura das telas de Joseph Wright e das fotografias da Gruta das Encantadas, foi uma estratégia eficaz para proporcionar o conhecimento no âmbito científico, desenvolver habilidades de leitura de imagem, de maneira e reestabelecer a ligação entre ciências e artes. Ao proporcionar estes conhecimentos possibilitou-se também o desenvolvimento pessoal, da racionalidade, da sensibilidade, da criatividade e de uma consciência ambiental nos estudantes, voltada principalmente para a proteção de ambientes cavernícolas. Partindo destes resultados elaboramos um caderno didático para o professor, com a finalidade de oferecer sugestões de trabalho em sala e difundir práticas que envolvam obras de arte, fotografias e ambientes cavernícolas para o desenvolvimento do conhecimento artístico e científico.This dissertation is a research with a qualitative, exploratory, descriptive and applied approach, which aims to investigate the potential of an interrelated proposal for science teaching. Thinking about promoting scientific and visual literacy through image reading, therefore, we selected four paintings by the painter Joseph Wright that represent a cave near Naples (ITA) painted in 1774, and three photos of the Gruta das Encantadas-Ilha do Mel Paraná -BR. From the selection of photos and screens, we developed 4 didactic sequences for the teaching of Sciences focused on the second cycle of elementary education, based on the thematic caves which was applied to students of the shift at the João XXIII Institute, an institution that serves children and teenagers in the city of Ponta Grossa. Data collection took place through observations, audio recordings, photographic records and materials produced by students. The main results showed that, when problematizing and reading Joseph Wright's canvases and the photographs of Gruta das Encantadas, it was an effective strategy to provide scientific knowledge, develop image reading skills, and reestablish the connection between science and arts. By providing this knowledge, personal development, rationality, sensitivity, creativity and environmental awareness among students were also made possible, mainly focused on the protection of cave environments. Based on these results, we prepared a didactic notebook for the teacher, with the purpose of offering suggestions for classroom work and disseminating practices involving works of art, photographs and cave environments for the development of artistic and scientific knowledge.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e TecnologiaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANASEngenharia/Tecnologia/GestãoInterpretação de imagensAlfabetização visualCiência - Estudo e ensinoMel, Ilha do (PR)Picture interpretationVisual literacyScience - Study and teachingJoseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaMiquelin, Awdry Feisserhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780http://lattes.cnpq.br/9516464037261848Coelho, Adriane Marie Salmhttp://lattes.cnpq.br/9997774512162913Miquelin, Awdry Feisserhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780http://lattes.cnpq.br/9516464037261848Neves, Marcos Cesar Danhonihttps://orcid.org/0000-0002-3724-5373http://lattes.cnpq.br/6514146095003486Malacarne, Vilmarhttps://orcid.org/0000-0002-5222-4722http://lattes.cnpq.br/2174433445359774https://orcid.org/0000-0001-5426-3269http://lattes.cnpq.br/7512587790894471Migliorini, Rafaela Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALjosephwrightgrutaencantadas.pdfapplication/pdf5845565http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/1/josephwrightgrutaencantadas.pdf204e62e79169d7691e5727e9462f4636MD51josephwrightgrutaencantadas_1.pdfapplication/pdf1937340http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/2/josephwrightgrutaencantadas_1.pdf663e77e39df7f3fd33b541ad652846c4MD52TEXTjosephwrightgrutaencantadas.pdf.txtjosephwrightgrutaencantadas.pdf.txtExtracted texttext/plain249504http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/3/josephwrightgrutaencantadas.pdf.txt210fac949af3b6e0b42f31b537f198abMD53josephwrightgrutaencantadas_1.pdf.txtjosephwrightgrutaencantadas_1.pdf.txtExtracted texttext/plain46771http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/5/josephwrightgrutaencantadas_1.pdf.txtf68a8ba78a4e3b1ef478b936a288fe12MD55THUMBNAILjosephwrightgrutaencantadas.pdf.jpgjosephwrightgrutaencantadas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/4/josephwrightgrutaencantadas.pdf.jpgddf83ef8c8f439f1e30ab1a5b2725c3fMD54josephwrightgrutaencantadas_1.pdf.jpgjosephwrightgrutaencantadas_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1455http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/6/josephwrightgrutaencantadas_1.pdf.jpgf678ee3261aa542a6664f4de6f33c42fMD561/52842020-10-23 03:01:09.847oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5284Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-10-23T06:01:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências
title Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências
spellingShingle Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências
Migliorini, Rafaela Alves
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Interpretação de imagens
Alfabetização visual
Ciência - Estudo e ensino
Mel, Ilha do (PR)
Picture interpretation
Visual literacy
Science - Study and teaching
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências
title_full Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências
title_fullStr Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências
title_sort Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências
author Migliorini, Rafaela Alves
author_facet Migliorini, Rafaela Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miquelin, Awdry Feisser
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7459-3780
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9516464037261848
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Coelho, Adriane Marie Salm
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9997774512162913
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miquelin, Awdry Feisser
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7459-3780
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9516464037261848
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Neves, Marcos Cesar Danhoni
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3724-5373
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6514146095003486
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Malacarne, Vilmar
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5222-4722
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2174433445359774
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5426-3269
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7512587790894471
dc.contributor.author.fl_str_mv Migliorini, Rafaela Alves
contributor_str_mv Miquelin, Awdry Feisser
Coelho, Adriane Marie Salm
Miquelin, Awdry Feisser
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Malacarne, Vilmar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Interpretação de imagens
Alfabetização visual
Ciência - Estudo e ensino
Mel, Ilha do (PR)
Picture interpretation
Visual literacy
Science - Study and teaching
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Interpretação de imagens
Alfabetização visual
Ciência - Estudo e ensino
Mel, Ilha do (PR)
Picture interpretation
Visual literacy
Science - Study and teaching
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha produção técnica: Joseph Wright e a Gruta das Encantadas - Caderno didático para o ensino de ciências
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-22T23:28:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-22T23:28:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIGLIORINI, Rafaela Alves. Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5284
identifier_str_mv MIGLIORINI, Rafaela Alves. Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/1/josephwrightgrutaencantadas.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/2/josephwrightgrutaencantadas_1.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/3/josephwrightgrutaencantadas.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/5/josephwrightgrutaencantadas_1.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/4/josephwrightgrutaencantadas.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5284/6/josephwrightgrutaencantadas_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 204e62e79169d7691e5727e9462f4636
663e77e39df7f3fd33b541ad652846c4
210fac949af3b6e0b42f31b537f198ab
f68a8ba78a4e3b1ef478b936a288fe12
ddf83ef8c8f439f1e30ab1a5b2725c3f
f678ee3261aa542a6664f4de6f33c42f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923126580609024