Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Roberta Marcelino de Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25681
Resumo: Acompanha: Pense fora da caixa em CDI.
id UTFPR-12_57f739c6effcf6271180666366fe72cc
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25681
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-08-06T23:47:26Z2021-08-06T23:47:26Z2021-06-09ALVES, Roberta Marcelino de Almeida. Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25681Acompanha: Pense fora da caixa em CDI.Esta dissertação analisa uma proposta de processo de avaliação alinhada com um Ambiente de Ensino e de Aprendizagem pautado em Episódios de Resolução de Tarefas. A pesquisa foi desenvolvida junto à disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no Ensino Superior, em condições reais de ensino, em uma turma regular do curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Londrina. Elencou-se como objetivo geral da pesquisa analisar um processo avaliativo que esteja alinhado à proposta de trabalho com episódios de resolução de tarefas em aulas de CDI, articulando uma avaliação que oportuniza a aprendizagem e uma avaliação somativa. Desse modo, as questões de pesquisa são: Em que medida a organização do processo de ensino diferenciado possibilitou uma articulação entre uma avaliação que oportuniza a aprendizagem e uma avaliação somativa? E quais oportunidades de aprendizagem são reconhecidas pelos estudantes ao vivenciarem esse processo de avaliação? No decorrer do 2º semestre de 2019, foram previstos 8 momentos formais de avaliação, além da organização de um portfólio no decorrer de todo o semestre, com configurações diversificadas, como: parte individual, parte em dupla ou trio; com consulta ou sem consulta e com ou sem uso de computador. Para fins de análise, tomaram-se recortes da produção escrita e trechos de diálogos entre os estudantes em alguns desses instrumentos. Da análise realizada, infere-se que, em vários momentos, essa articulação foi possível em função da natureza dos instrumentos elaborados. Em síntese, no processo avaliativo, foram reconhecidas características, tais como: apresentar uma natureza educativa/didática; ser parte ativa do currículo; conter diversos instrumentos de avaliação; proporcionar a comunicação entre professor e aluno, aluno e professor e aluno e aluno, e como consequência, possibilitar aos estudantes a regulação da sua aprendizagem. Por se tratar de um mestrado no âmbito profissional, disponibilizamos como resultado de nossa proposta de pesquisa um material com a intenção de compartilhar com professores e público em geral, possibilidades de "pensar fora da caixa" no âmbito da avaliação na disciplina de CDI, favorecendo uma mudança de mentalidade e "do modo de fazê-la".This dissertation analyzes a proposal for an evaluation process aligned with a Teaching and Learning Environment based on Task Resolution Episodes. The research was developed in the Differential and Integral Calculus (DIC) discipline in Higher Education, under real teaching conditions, in a regular Production Engineering course class at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Londrina campus. The general objective of the research was to analyze an evaluation process that is aligned with the work proposal with episodes of task resolution in DIC classes, articulating an evaluation that provides opportunities for learning and a summative assessment. Thus, the research questions are: To what extent has the organization of the differentiated teaching process enabled an articulation between an assessment that provides opportunities for learning and a summative evaluation? And what learning opportunities are recognized by students when they experience this evaluation process? During the 2nd semester of 2019, 8 formal evaluation moments were foreseen, in addition to the organization of a portfolio throughout the semester, with diversified configurations, such as individual part, part in pairs or trios; with consultation or without consultation and with or without computer use. For analysis purposes, excerpts from written production and excerpts from dialogues between students in some of these instruments were taken. From the analysis performed, it is inferred that, at various times, this articulation was possible due to the nature of the elaborated instruments. In summary, in the evaluation process, characteristics were recognized, such as: presenting an educational/didactic nature; be an active part of the curriculum; contain several assessment tools; provide communication between teacher and student, student and teacher and student and student, and as a consequence, enable students to regulate their learning. As it is a master's degree in the professional scope, we make available as a result of our research proposal a material to share with teachers and the general public possibilities of "thinking outside the box" within the scope of assessment in the DIC discipline, favoring a change in mentality and "the way of doing it".porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática - Estudo e ensinoCálculo diferencialCálculo integralAvaliação de Potencial de AprendizagemAvaliação educacionalMathematics - Study and teachingDifferential calculusIntegral calculusLearning Potential Assessment DeviceEducation - EvaluationAnálise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefasAnalysis of an assessment process aligned to a teaching and learning environment of calculus based on task resolution episodesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaTrevisan, André Luishttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912http://lattes.cnpq.br/3166010229447391Mendes, Marcele Tavareshttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525http://lattes.cnpq.br/3399032085207656Trevisan, André Luishttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912http://lattes.cnpq.br/3166010229447391Nasser, Lilian0000-0001-6050-4807http://lattes.cnpq.br/4694849346110414Pedrochi Junior, Osmarhttps://orcid.org/0000-0001-6241-117Xhttp://lattes.cnpq.br/7374439487346065https://orcid.org/0000-0002-2963-7510http://lattes.cnpq.br/4252677773641601Alves, Roberta Marcelino de Almeidareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALprocessoavaliativoensinocalculo.pdfapplication/pdf11304255http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/1/processoavaliativoensinocalculo.pdfd242661b169d21df9de43eb7d3f84576MD51processoavaliativoensinocalculo_produto.pdfapplication/pdf12651666http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/2/processoavaliativoensinocalculo_produto.pdfe58d8261d64bc2c5b3cfe7603e999722MD52TEXTprocessoavaliativoensinocalculo.pdf.txtprocessoavaliativoensinocalculo.pdf.txtExtracted texttext/plain277279http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/3/processoavaliativoensinocalculo.pdf.txt3b310c4cf194052c134af5e87117c5ceMD53processoavaliativoensinocalculo_produto.pdf.txtprocessoavaliativoensinocalculo_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain32128http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/5/processoavaliativoensinocalculo_produto.pdf.txt2b319c4bd1c4b92bd4e2e2b05beea851MD55THUMBNAILprocessoavaliativoensinocalculo.pdf.jpgprocessoavaliativoensinocalculo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1448http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/4/processoavaliativoensinocalculo.pdf.jpg374565870c78b4c5d4a4161c7f0b8a90MD54processoavaliativoensinocalculo_produto.pdf.jpgprocessoavaliativoensinocalculo_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2560http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/6/processoavaliativoensinocalculo_produto.pdf.jpg9986edfe8d08ed48211e1ed9776ce970MD561/256812021-08-07 03:06:20.353oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25681Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-08-07T06:06:20Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of an assessment process aligned to a teaching and learning environment of calculus based on task resolution episodes
title Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas
spellingShingle Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas
Alves, Roberta Marcelino de Almeida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática - Estudo e ensino
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Avaliação educacional
Mathematics - Study and teaching
Differential calculus
Integral calculus
Learning Potential Assessment Device
Education - Evaluation
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas
title_full Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas
title_fullStr Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas
title_full_unstemmed Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas
title_sort Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas
author Alves, Roberta Marcelino de Almeida
author_facet Alves, Roberta Marcelino de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trevisan, André Luis
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8732-1912
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3166010229447391
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mendes, Marcele Tavares
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6844-6525
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3399032085207656
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8732-1912
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3166010229447391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nasser, Lilian
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0000-0001-6050-4807
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4694849346110414
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pedrochi Junior, Osmar
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6241-117X
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7374439487346065
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2963-7510
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4252677773641601
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Roberta Marcelino de Almeida
contributor_str_mv Trevisan, André Luis
Mendes, Marcele Tavares
Trevisan, André Luis
Nasser, Lilian
Pedrochi Junior, Osmar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática - Estudo e ensino
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Avaliação educacional
Mathematics - Study and teaching
Differential calculus
Integral calculus
Learning Potential Assessment Device
Education - Evaluation
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Avaliação educacional
Mathematics - Study and teaching
Differential calculus
Integral calculus
Learning Potential Assessment Device
Education - Evaluation
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Pense fora da caixa em CDI.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-06T23:47:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-06T23:47:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Roberta Marcelino de Almeida. Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25681
identifier_str_mv ALVES, Roberta Marcelino de Almeida. Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/1/processoavaliativoensinocalculo.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/2/processoavaliativoensinocalculo_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/3/processoavaliativoensinocalculo.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/5/processoavaliativoensinocalculo_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/4/processoavaliativoensinocalculo.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25681/6/processoavaliativoensinocalculo_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d242661b169d21df9de43eb7d3f84576
e58d8261d64bc2c5b3cfe7603e999722
3b310c4cf194052c134af5e87117c5ce
2b319c4bd1c4b92bd4e2e2b05beea851
374565870c78b4c5d4a4161c7f0b8a90
9986edfe8d08ed48211e1ed9776ce970
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923048690286592