Cultura geek: analisando o consumidor nerd

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarenhas, Guilherme Anderson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7516
Resumo: Os nerds, atualmente se popularizaram devido a séries de televisão e filmes lançados, especialmente nos últimos dez anos. Por este motivo, a demanda de produtos voltados para estes consumidores cresceu. Contudo, ainda não é possível fazer afirmações quanto à preferência destes consumidores por camisetas, cartas, adornos, entre outros produtos disponíveis. Desta forma, o presente estudo objetiva compreender melhor as expectativas e os comportamentos dos nerds em relação aos produtos que compram, a fim de definir a motivação de consumo. Para tanto, foi explorado, via pesquisa netnográfica, um grupo de discussão montado ao redor do website Jovem Nerd.
id UTFPR-12_5faf81a1e4f5f4ba7c2ba245828b6da4
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7516
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-11T11:27:19Z2020-11-11T11:27:19Z2018-11-14MASCARENHAS, Guilherme Anderson. Cultura geek: analisando o consumidor nerd. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7516Os nerds, atualmente se popularizaram devido a séries de televisão e filmes lançados, especialmente nos últimos dez anos. Por este motivo, a demanda de produtos voltados para estes consumidores cresceu. Contudo, ainda não é possível fazer afirmações quanto à preferência destes consumidores por camisetas, cartas, adornos, entre outros produtos disponíveis. Desta forma, o presente estudo objetiva compreender melhor as expectativas e os comportamentos dos nerds em relação aos produtos que compram, a fim de definir a motivação de consumo. Para tanto, foi explorado, via pesquisa netnográfica, um grupo de discussão montado ao redor do website Jovem Nerd.Nerds, nowadays popularized because of television series and movies launched lately, especially in the last ten years. For this reason, the request for products for these customers rose. However, it is yet not possible to make assumptions around these customers likings for shirts, cards, adornments, among other available products. For this, the present study’s goal is to better understand nerds expectations and behavior in relation to the products they buy, aiming their motivation of consumption. Therefore, it was explored, through netnographic research, a discussion group around Jovem Nerd’s website.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em AdministraçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAONerds (Entusiastas de computador)Consumidores - PreferênciaComportamento do consumidorIdentidade (Psicologia)Geeks (Computer enthusiasts)Consumers' preferencesConsumer behaviorIdentity (Psychology)Cultura geek: analisando o consumidor nerdinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaCosta, Juliana Conceição Noschang daCosta, Juliana Conceição Noschang daNiada, Aurea Cristina MagalhãesCamargo, Shirlei MirandaMascarenhas, Guilherme Andersoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COADM_2018_2_02.pdfapplication/pdf4877811http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/1/CT_COADM_2018_2_02.pdf6361fc451c932cb0d6938478854e1226MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COADM_2018_2_02.pdf.txtExtracted texttext/plain113580http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/3/CT_COADM_2018_2_02.pdf.txt8028a03faf8570e4f52a0821858676a5MD53THUMBNAILCT_COADM_2018_2_02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/4/CT_COADM_2018_2_02.pdf.jpg58f91cdbe37e9f08e88692a03c7e9e81MD541/75162020-11-11 09:27:19.245oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T11:27:19Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura geek: analisando o consumidor nerd
title Cultura geek: analisando o consumidor nerd
spellingShingle Cultura geek: analisando o consumidor nerd
Mascarenhas, Guilherme Anderson
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Nerds (Entusiastas de computador)
Consumidores - Preferência
Comportamento do consumidor
Identidade (Psicologia)
Geeks (Computer enthusiasts)
Consumers' preferences
Consumer behavior
Identity (Psychology)
title_short Cultura geek: analisando o consumidor nerd
title_full Cultura geek: analisando o consumidor nerd
title_fullStr Cultura geek: analisando o consumidor nerd
title_full_unstemmed Cultura geek: analisando o consumidor nerd
title_sort Cultura geek: analisando o consumidor nerd
author Mascarenhas, Guilherme Anderson
author_facet Mascarenhas, Guilherme Anderson
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Juliana Conceição Noschang da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Costa, Juliana Conceição Noschang da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Niada, Aurea Cristina Magalhães
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Camargo, Shirlei Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascarenhas, Guilherme Anderson
contributor_str_mv Costa, Juliana Conceição Noschang da
Costa, Juliana Conceição Noschang da
Niada, Aurea Cristina Magalhães
Camargo, Shirlei Miranda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Nerds (Entusiastas de computador)
Consumidores - Preferência
Comportamento do consumidor
Identidade (Psicologia)
Geeks (Computer enthusiasts)
Consumers' preferences
Consumer behavior
Identity (Psychology)
dc.subject.por.fl_str_mv Nerds (Entusiastas de computador)
Consumidores - Preferência
Comportamento do consumidor
Identidade (Psicologia)
Geeks (Computer enthusiasts)
Consumers' preferences
Consumer behavior
Identity (Psychology)
description Os nerds, atualmente se popularizaram devido a séries de televisão e filmes lançados, especialmente nos últimos dez anos. Por este motivo, a demanda de produtos voltados para estes consumidores cresceu. Contudo, ainda não é possível fazer afirmações quanto à preferência destes consumidores por camisetas, cartas, adornos, entre outros produtos disponíveis. Desta forma, o presente estudo objetiva compreender melhor as expectativas e os comportamentos dos nerds em relação aos produtos que compram, a fim de definir a motivação de consumo. Para tanto, foi explorado, via pesquisa netnográfica, um grupo de discussão montado ao redor do website Jovem Nerd.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T11:27:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-11T11:27:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MASCARENHAS, Guilherme Anderson. Cultura geek: analisando o consumidor nerd. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7516
identifier_str_mv MASCARENHAS, Guilherme Anderson. Cultura geek: analisando o consumidor nerd. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Bacharelado em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/1/CT_COADM_2018_2_02.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/3/CT_COADM_2018_2_02.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/4/CT_COADM_2018_2_02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6361fc451c932cb0d6938478854e1226
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
8028a03faf8570e4f52a0821858676a5
58f91cdbe37e9f08e88692a03c7e9e81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922919199539200