Cultura geek: analisando o consumidor nerd
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7516 |
Resumo: | Os nerds, atualmente se popularizaram devido a séries de televisão e filmes lançados, especialmente nos últimos dez anos. Por este motivo, a demanda de produtos voltados para estes consumidores cresceu. Contudo, ainda não é possível fazer afirmações quanto à preferência destes consumidores por camisetas, cartas, adornos, entre outros produtos disponíveis. Desta forma, o presente estudo objetiva compreender melhor as expectativas e os comportamentos dos nerds em relação aos produtos que compram, a fim de definir a motivação de consumo. Para tanto, foi explorado, via pesquisa netnográfica, um grupo de discussão montado ao redor do website Jovem Nerd. |
id |
UTFPR-12_5faf81a1e4f5f4ba7c2ba245828b6da4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7516 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T11:27:19Z2020-11-11T11:27:19Z2018-11-14MASCARENHAS, Guilherme Anderson. Cultura geek: analisando o consumidor nerd. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7516Os nerds, atualmente se popularizaram devido a séries de televisão e filmes lançados, especialmente nos últimos dez anos. Por este motivo, a demanda de produtos voltados para estes consumidores cresceu. Contudo, ainda não é possível fazer afirmações quanto à preferência destes consumidores por camisetas, cartas, adornos, entre outros produtos disponíveis. Desta forma, o presente estudo objetiva compreender melhor as expectativas e os comportamentos dos nerds em relação aos produtos que compram, a fim de definir a motivação de consumo. Para tanto, foi explorado, via pesquisa netnográfica, um grupo de discussão montado ao redor do website Jovem Nerd.Nerds, nowadays popularized because of television series and movies launched lately, especially in the last ten years. For this reason, the request for products for these customers rose. However, it is yet not possible to make assumptions around these customers likings for shirts, cards, adornments, among other available products. For this, the present study’s goal is to better understand nerds expectations and behavior in relation to the products they buy, aiming their motivation of consumption. Therefore, it was explored, through netnographic research, a discussion group around Jovem Nerd’s website.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em AdministraçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAONerds (Entusiastas de computador)Consumidores - PreferênciaComportamento do consumidorIdentidade (Psicologia)Geeks (Computer enthusiasts)Consumers' preferencesConsumer behaviorIdentity (Psychology)Cultura geek: analisando o consumidor nerdinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaCosta, Juliana Conceição Noschang daCosta, Juliana Conceição Noschang daNiada, Aurea Cristina MagalhãesCamargo, Shirlei MirandaMascarenhas, Guilherme Andersoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COADM_2018_2_02.pdfapplication/pdf4877811http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/1/CT_COADM_2018_2_02.pdf6361fc451c932cb0d6938478854e1226MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COADM_2018_2_02.pdf.txtExtracted texttext/plain113580http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/3/CT_COADM_2018_2_02.pdf.txt8028a03faf8570e4f52a0821858676a5MD53THUMBNAILCT_COADM_2018_2_02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/4/CT_COADM_2018_2_02.pdf.jpg58f91cdbe37e9f08e88692a03c7e9e81MD541/75162020-11-11 09:27:19.245oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7516TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T11:27:19Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura geek: analisando o consumidor nerd |
title |
Cultura geek: analisando o consumidor nerd |
spellingShingle |
Cultura geek: analisando o consumidor nerd Mascarenhas, Guilherme Anderson CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Nerds (Entusiastas de computador) Consumidores - Preferência Comportamento do consumidor Identidade (Psicologia) Geeks (Computer enthusiasts) Consumers' preferences Consumer behavior Identity (Psychology) |
title_short |
Cultura geek: analisando o consumidor nerd |
title_full |
Cultura geek: analisando o consumidor nerd |
title_fullStr |
Cultura geek: analisando o consumidor nerd |
title_full_unstemmed |
Cultura geek: analisando o consumidor nerd |
title_sort |
Cultura geek: analisando o consumidor nerd |
author |
Mascarenhas, Guilherme Anderson |
author_facet |
Mascarenhas, Guilherme Anderson |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Juliana Conceição Noschang da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Juliana Conceição Noschang da |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Niada, Aurea Cristina Magalhães |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Camargo, Shirlei Miranda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mascarenhas, Guilherme Anderson |
contributor_str_mv |
Costa, Juliana Conceição Noschang da Costa, Juliana Conceição Noschang da Niada, Aurea Cristina Magalhães Camargo, Shirlei Miranda |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Nerds (Entusiastas de computador) Consumidores - Preferência Comportamento do consumidor Identidade (Psicologia) Geeks (Computer enthusiasts) Consumers' preferences Consumer behavior Identity (Psychology) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nerds (Entusiastas de computador) Consumidores - Preferência Comportamento do consumidor Identidade (Psicologia) Geeks (Computer enthusiasts) Consumers' preferences Consumer behavior Identity (Psychology) |
description |
Os nerds, atualmente se popularizaram devido a séries de televisão e filmes lançados, especialmente nos últimos dez anos. Por este motivo, a demanda de produtos voltados para estes consumidores cresceu. Contudo, ainda não é possível fazer afirmações quanto à preferência destes consumidores por camisetas, cartas, adornos, entre outros produtos disponíveis. Desta forma, o presente estudo objetiva compreender melhor as expectativas e os comportamentos dos nerds em relação aos produtos que compram, a fim de definir a motivação de consumo. Para tanto, foi explorado, via pesquisa netnográfica, um grupo de discussão montado ao redor do website Jovem Nerd. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T11:27:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-11T11:27:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MASCARENHAS, Guilherme Anderson. Cultura geek: analisando o consumidor nerd. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7516 |
identifier_str_mv |
MASCARENHAS, Guilherme Anderson. Cultura geek: analisando o consumidor nerd. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Bacharelado em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/1/CT_COADM_2018_2_02.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/3/CT_COADM_2018_2_02.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7516/4/CT_COADM_2018_2_02.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6361fc451c932cb0d6938478854e1226 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 8028a03faf8570e4f52a0821858676a5 58f91cdbe37e9f08e88692a03c7e9e81 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922919199539200 |