Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27945 |
Resumo: | Entender o comportamento dos ciclistas e sua relação com a infraestrutura viária urbana é essencial para desenvolver políticas públicas e infraestrutura adequadas para o modal cicloviário. Neste trabalho, foi realizado um estudo observacional do comportamento de ciclistas na cidade de Curitiba/PR a partir de um estudo naturalístico realizado com condutores de automóveis. Com o objetivo de analisar o comportamento de ciclistas no tocante a utilização da infraestrutura e comportamentos de risco, o estudo identificou 523 episódios em que havia ciclistas trafegando no trânsito da cidade, no total foram analisadas 182,39 horas de condução do estudo naturalístico. Os ciclistas foram classificados quanto ao gênero, comportamento no trânsito, utilização de equipamentos de segurança, utilização da infraestrutura viária e comportamento em cruzamentos. Para verificar diferenças no comportamentos dos ciclistas foram utilizados testes estatísticos com intervalo de confiança de 95% e 99%. Os resultados indicam que há maior predominância do gênero masculino no uso do modal, 93,4% dos ciclistas identificados eram homens e apenas 6,6% eram mulheres. O engajamento em atividades secundárias é baixo, identificado em apenas 0,4% da amostra. Em relação a utilização de equipamentos de segurança, verificou-se que 75,0% dos ciclistas não utilizavam capacete e 64,1% não utilizavam iluminação no período noturno. Neste período, a proporção de uso do capacete é 19,2% mais presente do que em relação ao diurno, no entanto há 24,2% maior desrespeito à sinalização semafórica do que no período diurno. Em apenas 23,7% dos episódios havia infraestrutura cicloviária adequada para os ciclistas, nestes episódios, 79,8% de fato a utilizavam. |
id |
UTFPR-12_646241dab36686a1d257e76eb5a40586 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27945 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-04-11T18:17:53Z2022-04-11T18:17:53Z2021-08-27STOSKI, John Cleyton. Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27945Entender o comportamento dos ciclistas e sua relação com a infraestrutura viária urbana é essencial para desenvolver políticas públicas e infraestrutura adequadas para o modal cicloviário. Neste trabalho, foi realizado um estudo observacional do comportamento de ciclistas na cidade de Curitiba/PR a partir de um estudo naturalístico realizado com condutores de automóveis. Com o objetivo de analisar o comportamento de ciclistas no tocante a utilização da infraestrutura e comportamentos de risco, o estudo identificou 523 episódios em que havia ciclistas trafegando no trânsito da cidade, no total foram analisadas 182,39 horas de condução do estudo naturalístico. Os ciclistas foram classificados quanto ao gênero, comportamento no trânsito, utilização de equipamentos de segurança, utilização da infraestrutura viária e comportamento em cruzamentos. Para verificar diferenças no comportamentos dos ciclistas foram utilizados testes estatísticos com intervalo de confiança de 95% e 99%. Os resultados indicam que há maior predominância do gênero masculino no uso do modal, 93,4% dos ciclistas identificados eram homens e apenas 6,6% eram mulheres. O engajamento em atividades secundárias é baixo, identificado em apenas 0,4% da amostra. Em relação a utilização de equipamentos de segurança, verificou-se que 75,0% dos ciclistas não utilizavam capacete e 64,1% não utilizavam iluminação no período noturno. Neste período, a proporção de uso do capacete é 19,2% mais presente do que em relação ao diurno, no entanto há 24,2% maior desrespeito à sinalização semafórica do que no período diurno. Em apenas 23,7% dos episódios havia infraestrutura cicloviária adequada para os ciclistas, nestes episódios, 79,8% de fato a utilizavam.Understanding the behavior of cyclists and their relationship with the urban road infrastructure is essential to develop public policies and adequate infrastructure for cycling. In this research, an observational study of the behavior of cyclists in the city of Curitiba/PR was carried out from a naturalistic study carried out with car drivers. In order to analyze the behavior of cyclists regarding the use of infrastructure and risk behaviors, the study identified 523 episodes in which there were cyclists traveling in the city’s traffic, in total 182.39 hours of driving in the naturalistic study were analyzed. Cyclists were classified according to gender, traffic behavior, use of safety equipment, use of road infrastructure and behavior at intersections. To verify differences in the behavior of cyclists, statistical tests with confidence intervals of 95% and 99% were used. The results indicate that there is a greater predominance of males in the use of the modal, 93.4% of the identified cyclists were men and only 6.6% were women. Engagement in secondary activities is low, identified in only 0.4% of the sample. Regarding the use of safety equipment, it was found that 75.0% of cyclists did not wear a helmet and 64.1% did not use lighting at night. During this period, the proportion of helmet use is 19.2% more present than in the daytime period, however there is 24.2% greater disrespect to traffic lights than in the daytime period. In only 23.7% of the episodes there was adequate cycling infrastructure for cyclists, in these episodes, 79.8% actually used it.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em Engenharia CivilUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILCiclistas - Comportamento - Curitiba (PR)CicloviasSegurança no trânsitoCyclists - Behavior - Curitiba (PR)Bicycle trailsTraffic safetyEstudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveisObservational study of cyclists' behavior from a naturalistic study with car driversinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaGadda, Tatiana Maria CecyBastos, Jorge TiagoGadda, Tatiana Maria CecyBastos, Jorge TiagoCorrêa, Janine NicolosiAmancio, Eduardo CesarStoski, John Cleytonreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27945/2/license_rdf4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27945/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALestudoobservacionalciclistascuritiba.pdfestudoobservacionalciclistascuritiba.pdfapplication/pdf7700905http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27945/1/estudoobservacionalciclistascuritiba.pdfaade288f783b1207a6c6dd0f7c4369a6MD51TEXTestudoobservacionalciclistascuritiba.pdf.txtestudoobservacionalciclistascuritiba.pdf.txtExtracted texttext/plain101606http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27945/4/estudoobservacionalciclistascuritiba.pdf.txta84b430ece7ad7c61147f876449e8f48MD54THUMBNAILestudoobservacionalciclistascuritiba.pdf.jpgestudoobservacionalciclistascuritiba.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1342http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27945/5/estudoobservacionalciclistascuritiba.pdf.jpg51dba1c1e5004ff10d0070d1ab73d576MD551/279452022-04-12 03:07:20.95oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-04-12T06:07:20Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Observational study of cyclists' behavior from a naturalistic study with car drivers |
title |
Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis |
spellingShingle |
Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis Stoski, John Cleyton CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Ciclistas - Comportamento - Curitiba (PR) Ciclovias Segurança no trânsito Cyclists - Behavior - Curitiba (PR) Bicycle trails Traffic safety |
title_short |
Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis |
title_full |
Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis |
title_fullStr |
Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis |
title_full_unstemmed |
Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis |
title_sort |
Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis |
author |
Stoski, John Cleyton |
author_facet |
Stoski, John Cleyton |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gadda, Tatiana Maria Cecy |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Bastos, Jorge Tiago |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gadda, Tatiana Maria Cecy |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bastos, Jorge Tiago |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Corrêa, Janine Nicolosi |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Amancio, Eduardo Cesar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stoski, John Cleyton |
contributor_str_mv |
Gadda, Tatiana Maria Cecy Bastos, Jorge Tiago Gadda, Tatiana Maria Cecy Bastos, Jorge Tiago Corrêa, Janine Nicolosi Amancio, Eduardo Cesar |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Ciclistas - Comportamento - Curitiba (PR) Ciclovias Segurança no trânsito Cyclists - Behavior - Curitiba (PR) Bicycle trails Traffic safety |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclistas - Comportamento - Curitiba (PR) Ciclovias Segurança no trânsito Cyclists - Behavior - Curitiba (PR) Bicycle trails Traffic safety |
description |
Entender o comportamento dos ciclistas e sua relação com a infraestrutura viária urbana é essencial para desenvolver políticas públicas e infraestrutura adequadas para o modal cicloviário. Neste trabalho, foi realizado um estudo observacional do comportamento de ciclistas na cidade de Curitiba/PR a partir de um estudo naturalístico realizado com condutores de automóveis. Com o objetivo de analisar o comportamento de ciclistas no tocante a utilização da infraestrutura e comportamentos de risco, o estudo identificou 523 episódios em que havia ciclistas trafegando no trânsito da cidade, no total foram analisadas 182,39 horas de condução do estudo naturalístico. Os ciclistas foram classificados quanto ao gênero, comportamento no trânsito, utilização de equipamentos de segurança, utilização da infraestrutura viária e comportamento em cruzamentos. Para verificar diferenças no comportamentos dos ciclistas foram utilizados testes estatísticos com intervalo de confiança de 95% e 99%. Os resultados indicam que há maior predominância do gênero masculino no uso do modal, 93,4% dos ciclistas identificados eram homens e apenas 6,6% eram mulheres. O engajamento em atividades secundárias é baixo, identificado em apenas 0,4% da amostra. Em relação a utilização de equipamentos de segurança, verificou-se que 75,0% dos ciclistas não utilizavam capacete e 64,1% não utilizavam iluminação no período noturno. Neste período, a proporção de uso do capacete é 19,2% mais presente do que em relação ao diurno, no entanto há 24,2% maior desrespeito à sinalização semafórica do que no período diurno. Em apenas 23,7% dos episódios havia infraestrutura cicloviária adequada para os ciclistas, nestes episódios, 79,8% de fato a utilizavam. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-11T18:17:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-11T18:17:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
STOSKI, John Cleyton. Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27945 |
identifier_str_mv |
STOSKI, John Cleyton. Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Bacharelado em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27945/2/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27945/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27945/1/estudoobservacionalciclistascuritiba.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27945/4/estudoobservacionalciclistascuritiba.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27945/5/estudoobservacionalciclistascuritiba.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b aade288f783b1207a6c6dd0f7c4369a6 a84b430ece7ad7c61147f876449e8f48 51dba1c1e5004ff10d0070d1ab73d576 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923188655259648 |