ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/108 |
Resumo: | O uso adequado de ambientes computacionais pode representar um aumento de qualidade e conforto no processo de ensino-aprendizagem de algumas disciplinas. Percebeu-se, através de pesquisa, a inexistência de ferramentas voltadas para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional que atendessem aos critérios estabelecidos para um ambiente de suporte ao aluno (ASA). Como consequência do resultado da pesquisa, este trabalho introduz o conceito e os requisitos básicos de um ASA, concebe e implementa uma ferramenta ASA voltada para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional, acompanhada de um plano de ensino opcional, e os coloca à disposição da comunidade acadêmica. Apresenta também estudos de casos sobre apresentações e usos da ferramenta em vários estágios de desenvolvimento, além da descrição de cada módulo e dos métodos e regras disponibilizados pela ferramenta. Pretende-se que a ferramenta ASA-CalcPro e o plano de ensino sugerido, sejam uma contribuição social positiva e um estímulo ao ensino-aprendizagem de cálculo proposicional. |
id |
UTFPR-12_675e630eb86e6e19d6110da1b9d434d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/108 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2010-10-14T12:19:24Z2010-10-14T12:19:24Z200514/10/2010NICOLADELLI, José Martim. ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/108O uso adequado de ambientes computacionais pode representar um aumento de qualidade e conforto no processo de ensino-aprendizagem de algumas disciplinas. Percebeu-se, através de pesquisa, a inexistência de ferramentas voltadas para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional que atendessem aos critérios estabelecidos para um ambiente de suporte ao aluno (ASA). Como consequência do resultado da pesquisa, este trabalho introduz o conceito e os requisitos básicos de um ASA, concebe e implementa uma ferramenta ASA voltada para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional, acompanhada de um plano de ensino opcional, e os coloca à disposição da comunidade acadêmica. Apresenta também estudos de casos sobre apresentações e usos da ferramenta em vários estágios de desenvolvimento, além da descrição de cada módulo e dos métodos e regras disponibilizados pela ferramenta. Pretende-se que a ferramenta ASA-CalcPro e o plano de ensino sugerido, sejam uma contribuição social positiva e um estímulo ao ensino-aprendizagem de cálculo proposicional.The adequate use of computational environments can increase the quality and comfort of the teaching-learning process for some of the academic disciplines. A review of the literature reveals the lack of existing tools for the teaching-learning of the propositional calculus that conform to the criteria established for the student support environment (ambiente de suporte ao aluno (ASA)). As a consequence of this conclusion, the current thesis introduces the concept of, and the basic requirements for, an ASA, conceives and implements an ASA tool for the teaching-learning of the propositional calculus, together with an optional teaching plan, and puts both at the disposition of the academic community. The thesis also presents case studies of presentations and uses of the tool at various stages of its development, as well as a description of each module and of the methods and rules made available for use by the tool. It is hoped that the ASA-CalcPro tool and the suggested plan of study will make a positive social contribution and will be a stimulant for the teaching-learning of the propositional calculus.1,67 MBporCentro Federal de Educação Tecnológica do ParanáPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática IndustrialCálculo proposicionalLógica matemáticaPropositional calculusMathematical logicASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaMestreRenaux, Douglas Paulo BertrandNicoladelli, José Martiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTHUMBNAILCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdf.jpgCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/6/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdf.jpge5011a724dd33624e05dc63a8e5525b3MD56ORIGINALCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdfCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdfapplication/pdf1761144http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/1/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdfddeccb196624785bb4e35d6eb3546b26MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-846http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/2/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823509http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/3/license_text48ab91479b13b9dbe4e2714bad1ea773MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-820634http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/4/license_rdf0eef9b128240436dacde490572fa4f25MD54TEXTCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdf.txtCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdf.txtExtracted texttext/plain170769http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/5/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdf.txt96052c4fe567017907ee70b0f99b0884MD551/1082021-12-15 22:17:00.679oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/108Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-12-16T00:17Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino |
title |
ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino |
spellingShingle |
ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino Nicoladelli, José Martim Cálculo proposicional Lógica matemática Propositional calculus Mathematical logic |
title_short |
ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino |
title_full |
ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino |
title_fullStr |
ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino |
title_full_unstemmed |
ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino |
title_sort |
ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino |
author |
Nicoladelli, José Martim |
author_facet |
Nicoladelli, José Martim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Renaux, Douglas Paulo Bertrand |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicoladelli, José Martim |
contributor_str_mv |
Renaux, Douglas Paulo Bertrand |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo proposicional Lógica matemática Propositional calculus Mathematical logic |
topic |
Cálculo proposicional Lógica matemática Propositional calculus Mathematical logic |
description |
O uso adequado de ambientes computacionais pode representar um aumento de qualidade e conforto no processo de ensino-aprendizagem de algumas disciplinas. Percebeu-se, através de pesquisa, a inexistência de ferramentas voltadas para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional que atendessem aos critérios estabelecidos para um ambiente de suporte ao aluno (ASA). Como consequência do resultado da pesquisa, este trabalho introduz o conceito e os requisitos básicos de um ASA, concebe e implementa uma ferramenta ASA voltada para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional, acompanhada de um plano de ensino opcional, e os coloca à disposição da comunidade acadêmica. Apresenta também estudos de casos sobre apresentações e usos da ferramenta em vários estágios de desenvolvimento, além da descrição de cada módulo e dos métodos e regras disponibilizados pela ferramenta. Pretende-se que a ferramenta ASA-CalcPro e o plano de ensino sugerido, sejam uma contribuição social positiva e um estímulo ao ensino-aprendizagem de cálculo proposicional. |
publishDate |
2005 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
14/10/2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-14T12:19:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-10-14T12:19:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NICOLADELLI, José Martim. ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/108 |
identifier_str_mv |
NICOLADELLI, José Martim. ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1,67 MB |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/6/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/1/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/2/license_url http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/3/license_text http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/4/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/5/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e5011a724dd33624e05dc63a8e5525b3 ddeccb196624785bb4e35d6eb3546b26 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf 48ab91479b13b9dbe4e2714bad1ea773 0eef9b128240436dacde490572fa4f25 96052c4fe567017907ee70b0f99b0884 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923057430167552 |