ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicoladelli, José Martim
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/108
Resumo: O uso adequado de ambientes computacionais pode representar um aumento de qualidade e conforto no processo de ensino-aprendizagem de algumas disciplinas. Percebeu-se, através de pesquisa, a inexistência de ferramentas voltadas para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional que atendessem aos critérios estabelecidos para um ambiente de suporte ao aluno (ASA). Como consequência do resultado da pesquisa, este trabalho introduz o conceito e os requisitos básicos de um ASA, concebe e implementa uma ferramenta ASA voltada para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional, acompanhada de um plano de ensino opcional, e os coloca à disposição da comunidade acadêmica. Apresenta também estudos de casos sobre apresentações e usos da ferramenta em vários estágios de desenvolvimento, além da descrição de cada módulo e dos métodos e regras disponibilizados pela ferramenta. Pretende-se que a ferramenta ASA-CalcPro e o plano de ensino sugerido, sejam uma contribuição social positiva e um estímulo ao ensino-aprendizagem de cálculo proposicional.
id UTFPR-12_675e630eb86e6e19d6110da1b9d434d6
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/108
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2010-10-14T12:19:24Z2010-10-14T12:19:24Z200514/10/2010NICOLADELLI, José Martim. ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/108O uso adequado de ambientes computacionais pode representar um aumento de qualidade e conforto no processo de ensino-aprendizagem de algumas disciplinas. Percebeu-se, através de pesquisa, a inexistência de ferramentas voltadas para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional que atendessem aos critérios estabelecidos para um ambiente de suporte ao aluno (ASA). Como consequência do resultado da pesquisa, este trabalho introduz o conceito e os requisitos básicos de um ASA, concebe e implementa uma ferramenta ASA voltada para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional, acompanhada de um plano de ensino opcional, e os coloca à disposição da comunidade acadêmica. Apresenta também estudos de casos sobre apresentações e usos da ferramenta em vários estágios de desenvolvimento, além da descrição de cada módulo e dos métodos e regras disponibilizados pela ferramenta. Pretende-se que a ferramenta ASA-CalcPro e o plano de ensino sugerido, sejam uma contribuição social positiva e um estímulo ao ensino-aprendizagem de cálculo proposicional.The adequate use of computational environments can increase the quality and comfort of the teaching-learning process for some of the academic disciplines. A review of the literature reveals the lack of existing tools for the teaching-learning of the propositional calculus that conform to the criteria established for the student support environment (ambiente de suporte ao aluno (ASA)). As a consequence of this conclusion, the current thesis introduces the concept of, and the basic requirements for, an ASA, conceives and implements an ASA tool for the teaching-learning of the propositional calculus, together with an optional teaching plan, and puts both at the disposition of the academic community. The thesis also presents case studies of presentations and uses of the tool at various stages of its development, as well as a description of each module and of the methods and rules made available for use by the tool. It is hoped that the ASA-CalcPro tool and the suggested plan of study will make a positive social contribution and will be a stimulant for the teaching-learning of the propositional calculus.1,67 MBporCentro Federal de Educação Tecnológica do ParanáPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática IndustrialCálculo proposicionalLógica matemáticaPropositional calculusMathematical logicASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaMestreRenaux, Douglas Paulo BertrandNicoladelli, José Martiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTHUMBNAILCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdf.jpgCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/6/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdf.jpge5011a724dd33624e05dc63a8e5525b3MD56ORIGINALCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdfCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdfapplication/pdf1761144http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/1/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdfddeccb196624785bb4e35d6eb3546b26MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-846http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/2/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823509http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/3/license_text48ab91479b13b9dbe4e2714bad1ea773MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-820634http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/4/license_rdf0eef9b128240436dacde490572fa4f25MD54TEXTCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdf.txtCT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdf.txtExtracted texttext/plain170769http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/5/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdf.txt96052c4fe567017907ee70b0f99b0884MD551/1082021-12-15 22:17:00.679oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/108Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-12-16T00:17Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino
title ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino
spellingShingle ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino
Nicoladelli, José Martim
Cálculo proposicional
Lógica matemática
Propositional calculus
Mathematical logic
title_short ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino
title_full ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino
title_fullStr ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino
title_full_unstemmed ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino
title_sort ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino
author Nicoladelli, José Martim
author_facet Nicoladelli, José Martim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renaux, Douglas Paulo Bertrand
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicoladelli, José Martim
contributor_str_mv Renaux, Douglas Paulo Bertrand
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo proposicional
Lógica matemática
Propositional calculus
Mathematical logic
topic Cálculo proposicional
Lógica matemática
Propositional calculus
Mathematical logic
description O uso adequado de ambientes computacionais pode representar um aumento de qualidade e conforto no processo de ensino-aprendizagem de algumas disciplinas. Percebeu-se, através de pesquisa, a inexistência de ferramentas voltadas para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional que atendessem aos critérios estabelecidos para um ambiente de suporte ao aluno (ASA). Como consequência do resultado da pesquisa, este trabalho introduz o conceito e os requisitos básicos de um ASA, concebe e implementa uma ferramenta ASA voltada para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional, acompanhada de um plano de ensino opcional, e os coloca à disposição da comunidade acadêmica. Apresenta também estudos de casos sobre apresentações e usos da ferramenta em vários estágios de desenvolvimento, além da descrição de cada módulo e dos métodos e regras disponibilizados pela ferramenta. Pretende-se que a ferramenta ASA-CalcPro e o plano de ensino sugerido, sejam uma contribuição social positiva e um estímulo ao ensino-aprendizagem de cálculo proposicional.
publishDate 2005
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 14/10/2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-14T12:19:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-14T12:19:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NICOLADELLI, José Martim. ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/108
identifier_str_mv NICOLADELLI, José Martim. ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1,67 MB
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
publisher.none.fl_str_mv Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/6/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/1/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/2/license_url
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/3/license_text
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/4/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/108/5/CT_CPGEI_M_Nicoladelli%2c%20Jose%20Martim_2005.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e5011a724dd33624e05dc63a8e5525b3
ddeccb196624785bb4e35d6eb3546b26
0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf
48ab91479b13b9dbe4e2714bad1ea773
0eef9b128240436dacde490572fa4f25
96052c4fe567017907ee70b0f99b0884
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923057430167552