Avaliação de cenários para redução da poluição do ar no centro de Londrina-PR
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12123 |
Resumo: | O estudo foi realizado no município de Londrina-PR, com o objetivo geral de analisar o comportamento de determinados poluentes atmosféricos em um cânion urbano, assim como as concentrações de fundo, para validar um modelo de dispersão de poluentes e propor cenários de melhoria da qualidade do ar. Foram coletados dados dos poluentes black carbon (BC), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado fino (MP2,5), com equipamentos nos dois lados do cânion, no teto de um prédio localizado na região central e no campus da Universidade Tecnológica Federal do Pananá, sendo estes dois últimos utilizados como locais representativos de concentração de fundo urbana e dados meteorológicos. O trânsito influenciou diretamente o comportamento desses poluentes, principalmente o NOx e o BC, que são derivados da combustão incompleta de combustíveis fósseis, apresentando dois picos diários que se assemelham aos picos de fluxo dos ônibus urbanos dentro do cânion, às 7h e às 18h. Para a modelagem, foi utilizado o Operational Street Pollution Model (OSPM), que simula as concentrações de poluentes dos dois lados do cânion, utilizando entrada de dados como a meteorologia, concentrações de fundo, geometria do cânion, frota veicular do município e o fluxo diário de veículos. Após a validação do modelo, vários cenários foram tratados visando melhorar a qualidade do ar no cânion, como por exemplo a modernização ou eletrificação da frota, cenários de gerenciamento de trânsito como limitar o fluxo de ônibus e até mesmo de carros. Também foi possível quantificar o impacto causado pela implementação de carros a diesel na frota londrinense, visto que as emissões deste tipo de motor contribuem para a poluição veicular. |
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2020-11-16T11:01:05Z2020-11-16T11:01:05Z2018-06-29LANDI, Thiago Alves Pereira. Avaliação de cenários para redução da poluição do ar no centro de Londrina-PR. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12123O estudo foi realizado no município de Londrina-PR, com o objetivo geral de analisar o comportamento de determinados poluentes atmosféricos em um cânion urbano, assim como as concentrações de fundo, para validar um modelo de dispersão de poluentes e propor cenários de melhoria da qualidade do ar. Foram coletados dados dos poluentes black carbon (BC), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado fino (MP2,5), com equipamentos nos dois lados do cânion, no teto de um prédio localizado na região central e no campus da Universidade Tecnológica Federal do Pananá, sendo estes dois últimos utilizados como locais representativos de concentração de fundo urbana e dados meteorológicos. O trânsito influenciou diretamente o comportamento desses poluentes, principalmente o NOx e o BC, que são derivados da combustão incompleta de combustíveis fósseis, apresentando dois picos diários que se assemelham aos picos de fluxo dos ônibus urbanos dentro do cânion, às 7h e às 18h. Para a modelagem, foi utilizado o Operational Street Pollution Model (OSPM), que simula as concentrações de poluentes dos dois lados do cânion, utilizando entrada de dados como a meteorologia, concentrações de fundo, geometria do cânion, frota veicular do município e o fluxo diário de veículos. Após a validação do modelo, vários cenários foram tratados visando melhorar a qualidade do ar no cânion, como por exemplo a modernização ou eletrificação da frota, cenários de gerenciamento de trânsito como limitar o fluxo de ônibus e até mesmo de carros. Também foi possível quantificar o impacto causado pela implementação de carros a diesel na frota londrinense, visto que as emissões deste tipo de motor contribuem para a poluição veicular.The study was conducted in the city of Londrina-PR, with the general objective of analyzing the behavior of certain atmospheric pollutants in an urban canyon, as well as the background concentrations, to validate a dispersion model of pollutants and propose scenarios of quality improvement donate. Data were collected on black carbon (BC), nitrogen oxides (NOx) and fine particulate matter (MP2.5), with equipment on both sides of the canyon, on the roof of a building located in the central region and on the campus of the Technological University Federal of Pananá, these last two being used as representative sites of concentration of urban background and meteorological data. It is expected that traffic directly influences the behavior of these pollutants, mainly NOx and BC, which are derived from the incomplete combustion of fossil fuels, presenting two daily peaks that resemble the peak flows of urban buses inside the canyon at 7:00 a.m. and at 6:00 p.m. For the modeling, the Operational Street Pollution Model (OSPM), which simulates pollutant concentrations on both sides of the canyon, will be used using data input such as meteorology, background concentrations, canyon geometry, county vehicular fleet and flow of vehicles. After the validation of the model, several scenarios will be dealt with in order to improve the air quality in the canyon, such as the modernization or electrification of the fleet, traffic management scenarios such as limiting the flow of buses and even cars. It will also be possible to quantify the impact caused by the implementation of diesel cars in the London fleet, since the emissions of this type of motor contributes to the vehicular pollution.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaEngenharia ambientalUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIAAr - Poluição - MediçãoAr - Controle de qualidadePoluição - Londrina-PRAir - Pollution - MeasurementAir quality managementPollution - Londrina-PRAvaliação de cenários para redução da poluição do ar no centro de Londrina-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLondrinaKrecl, PatriciaTheodoro, Joseane Débora PeruçoSantos, Maurício Moreira dosKrecl, PatriciaLandi, Thiago Alves Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALLD_COEAM_2018_1_13.pdfapplication/pdf2507986http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12123/1/LD_COEAM_2018_1_13.pdfec7d05b5d4a833f1ab6e7a355e137debMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12123/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTLD_COEAM_2018_1_13.pdf.txtExtracted texttext/plain95320http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12123/3/LD_COEAM_2018_1_13.pdf.txtb633f5c9a0ec979e3fefce4fa2c6a205MD53THUMBNAILLD_COEAM_2018_1_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12123/4/LD_COEAM_2018_1_13.pdf.jpg425c71f5538c1f2f4c721dc41c5779e0MD541/121232020-11-16 09:01:05.677oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T11:01:05Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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O estudo foi realizado no município de Londrina-PR, com o objetivo geral de analisar o comportamento de determinados poluentes atmosféricos em um cânion urbano, assim como as concentrações de fundo, para validar um modelo de dispersão de poluentes e propor cenários de melhoria da qualidade do ar. Foram coletados dados dos poluentes black carbon (BC), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado fino (MP2,5), com equipamentos nos dois lados do cânion, no teto de um prédio localizado na região central e no campus da Universidade Tecnológica Federal do Pananá, sendo estes dois últimos utilizados como locais representativos de concentração de fundo urbana e dados meteorológicos. O trânsito influenciou diretamente o comportamento desses poluentes, principalmente o NOx e o BC, que são derivados da combustão incompleta de combustíveis fósseis, apresentando dois picos diários que se assemelham aos picos de fluxo dos ônibus urbanos dentro do cânion, às 7h e às 18h. Para a modelagem, foi utilizado o Operational Street Pollution Model (OSPM), que simula as concentrações de poluentes dos dois lados do cânion, utilizando entrada de dados como a meteorologia, concentrações de fundo, geometria do cânion, frota veicular do município e o fluxo diário de veículos. Após a validação do modelo, vários cenários foram tratados visando melhorar a qualidade do ar no cânion, como por exemplo a modernização ou eletrificação da frota, cenários de gerenciamento de trânsito como limitar o fluxo de ônibus e até mesmo de carros. Também foi possível quantificar o impacto causado pela implementação de carros a diesel na frota londrinense, visto que as emissões deste tipo de motor contribuem para a poluição veicular. |
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