Utilização do software de otimização gams na proposição de investimentos na malha dutoviária brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11516 |
Resumo: | Uma das maiores dificuldades da indústria petroquímica atualmente é a logística de transporte de suas matérias primas e produtos, pois estão sempre dependendo do meio de transporte disponível, o qual muitas vezes não consiste no melhor ou mais barato. No Brasil, o transporte de cargas é majoritariamente rodoviário, no entanto, para a indústria petroquímica, este está entre os mais desfavoráveis modais de transporte, visto que, as distâncias das entregas e os volumes transportados por elas se mostram expressivamente maiores que muitas outras indústrias. O transporte dutoviário é um dos mais vantajosos para o transporte de líquidos e gases, devido ao seu baixo índice de acidentes, baixo custo de operação e capacidade de transportar grandes volumes por grandes distâncias. Entretanto, o seu custo inicial se mostra relativamente alto em comparação com os demais modais de transporte. Tendo em vista os fatos apresentados, no presente trabalho propôs-se alguns oleodutos em território brasileiro, a fim de, com o auxílio do software de otimização General Algebraic Modeling System (GAMS), encontrar quais dutos teriam um maior retorno financeiro ao país, e com isso identificar oportunidades de investimento na malha dutoviária brasileira. |
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2020-11-13T17:50:29Z2020-11-13T17:50:29Z2018-06-13SILVA, Paulo Turino. Utilização do software de otimização gams na proposição de investimentos na malha dutoviária brasileira. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11516Uma das maiores dificuldades da indústria petroquímica atualmente é a logística de transporte de suas matérias primas e produtos, pois estão sempre dependendo do meio de transporte disponível, o qual muitas vezes não consiste no melhor ou mais barato. No Brasil, o transporte de cargas é majoritariamente rodoviário, no entanto, para a indústria petroquímica, este está entre os mais desfavoráveis modais de transporte, visto que, as distâncias das entregas e os volumes transportados por elas se mostram expressivamente maiores que muitas outras indústrias. O transporte dutoviário é um dos mais vantajosos para o transporte de líquidos e gases, devido ao seu baixo índice de acidentes, baixo custo de operação e capacidade de transportar grandes volumes por grandes distâncias. Entretanto, o seu custo inicial se mostra relativamente alto em comparação com os demais modais de transporte. Tendo em vista os fatos apresentados, no presente trabalho propôs-se alguns oleodutos em território brasileiro, a fim de, com o auxílio do software de otimização General Algebraic Modeling System (GAMS), encontrar quais dutos teriam um maior retorno financeiro ao país, e com isso identificar oportunidades de investimento na malha dutoviária brasileira.One of the biggest difficulties of the petrochemical industry today is the logistics of transporting their raw materials and products, because they are always depending on the means of transport available, often do not consist of the best or the cheapest. In Brazil, the transportation of goods is mostly road, however, for de petrochemical industry, this is among the most unfavorable modes of transport, since, the distances of deliveries and the volumes transported by them are significantly larger than many other industries. The pipeline transport is one of the most advantageous for the transport of gases and liquids, with a lower accident rate, a lower operating cost, and the ability to transport large volumes over long distances. However, its price is relatively high compared to other modes of transport. In the view of the facts presented, in the present work it was proposed the construction of some oil pipelines in Brazilian territory, with the aid of the optimization software General Algebraic Modeling System (GAMS), find which pipelines would have a greater financial return to the country, and identify opportunities of investment in Brazilian pipeline network.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáFrancisco BeltraoEngenharia QuímicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICAPetróleo - TransporteOleodutosOtimização estruturalPetroleum - TransportationPipelinesStructural optimizationUtilização do software de otimização gams na proposição de investimentos na malha dutoviária brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFrancisco BeltrãoJoly, MarcelJoly, MarcelOro, Sheila ReginaSilveira, Wagner daSilva, Paulo Turinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALFB_COENQ_2018_1_17.pdfapplication/pdf524452http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11516/1/FB_COENQ_2018_1_17.pdf5d1f7a83eb603c1eb045baaffa0f9a66MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11516/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTFB_COENQ_2018_1_17.pdf.txtExtracted texttext/plain55690http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11516/3/FB_COENQ_2018_1_17.pdf.txtedbaa3f83ccb3d8ef34416f5a2a00b2cMD53THUMBNAILFB_COENQ_2018_1_17.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11516/4/FB_COENQ_2018_1_17.pdf.jpgdd2fd0dabbc1ddefb7824259a4424eb9MD541/115162020-11-13 15:50:29.568oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-13T17:50:29Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Uma das maiores dificuldades da indústria petroquímica atualmente é a logística de transporte de suas matérias primas e produtos, pois estão sempre dependendo do meio de transporte disponível, o qual muitas vezes não consiste no melhor ou mais barato. No Brasil, o transporte de cargas é majoritariamente rodoviário, no entanto, para a indústria petroquímica, este está entre os mais desfavoráveis modais de transporte, visto que, as distâncias das entregas e os volumes transportados por elas se mostram expressivamente maiores que muitas outras indústrias. O transporte dutoviário é um dos mais vantajosos para o transporte de líquidos e gases, devido ao seu baixo índice de acidentes, baixo custo de operação e capacidade de transportar grandes volumes por grandes distâncias. Entretanto, o seu custo inicial se mostra relativamente alto em comparação com os demais modais de transporte. Tendo em vista os fatos apresentados, no presente trabalho propôs-se alguns oleodutos em território brasileiro, a fim de, com o auxílio do software de otimização General Algebraic Modeling System (GAMS), encontrar quais dutos teriam um maior retorno financeiro ao país, e com isso identificar oportunidades de investimento na malha dutoviária brasileira. |
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