Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Lays Helena Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16856
Resumo: Este trabalho é motivado pela importância da utilização de técnicas procedurais no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Essa necessidade é justificada pela capacidade de adicionar detalhes complexos que não podem ser produzidos manualmente e sem utilizar muita memória. Neste trabalho é implementado o ruído Perlin para a geração procedural de um terreno e é explicado de que forma ele é aplicado à superfície de forma a proporcionar uma qualidade adequada.
id UTFPR-12_6c062234e479d85c0cb58c2efa02d843
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/16856
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-19T21:07:46Z2020-11-19T21:07:46Z2012-11-13VELOSO, Lays Helena Lopes. Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin. 2012. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa. 2012.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16856Este trabalho é motivado pela importância da utilização de técnicas procedurais no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Essa necessidade é justificada pela capacidade de adicionar detalhes complexos que não podem ser produzidos manualmente e sem utilizar muita memória. Neste trabalho é implementado o ruído Perlin para a geração procedural de um terreno e é explicado de que forma ele é aplicado à superfície de forma a proporcionar uma qualidade adequada.This work is motivated by the importance of using procedural techniques in development of eletronic games. This need is justified by the ability to add complex detail using low memory. This work consists of an implementation of Perlin noise to create a procedural terrain and an explanation of how it's applied to the surface to provide adequate quality.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de InformáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogos eletrônicos - Programas de computadorJogos para computador - ProgramaçãoAlgorítmos computacionaisComputação gráficaElectronic games - Computer programsComputer games - ProgrammingComputer algorithmsComputer graphicsDesenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaKoscianski, AndréKoscianski, AndréRodrigues, Thalita ScharrOliveira, Wellton Costa deVeloso, Lays Helena Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTPG_COADS_2012_2_01.pdf.txtExtracted texttext/plain43356http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16856/1/PG_COADS_2012_2_01.pdf.txt06e1de9e0d3a2c2e349296ea1afc838dMD51THUMBNAILPG_COADS_2012_2_01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1426http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16856/2/PG_COADS_2012_2_01.pdf.jpgaba7a83874d062f1fa27e4aded3ae5afMD52ORIGINALPG_COADS_2012_2_01.pdfapplication/pdf704835http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16856/3/PG_COADS_2012_2_01.pdf5911b8234ce07be6af567269fc8c0ac2MD53LICENSElicense.txttext/plain1219http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16856/4/license.txtab8f40a4ab1624db25046d3a7eaf27acMD541/168562020-11-19 19:07:46.341oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T21:07:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin
title Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin
spellingShingle Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin
Veloso, Lays Helena Lopes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Jogos eletrônicos - Programas de computador
Jogos para computador - Programação
Algorítmos computacionais
Computação gráfica
Electronic games - Computer programs
Computer games - Programming
Computer algorithms
Computer graphics
title_short Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin
title_full Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin
title_fullStr Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin
title_sort Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin
author Veloso, Lays Helena Lopes
author_facet Veloso, Lays Helena Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Koscianski, André
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Koscianski, André
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodrigues, Thalita Scharr
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira, Wellton Costa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Lays Helena Lopes
contributor_str_mv Koscianski, André
Koscianski, André
Rodrigues, Thalita Scharr
Oliveira, Wellton Costa de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Jogos eletrônicos - Programas de computador
Jogos para computador - Programação
Algorítmos computacionais
Computação gráfica
Electronic games - Computer programs
Computer games - Programming
Computer algorithms
Computer graphics
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos - Programas de computador
Jogos para computador - Programação
Algorítmos computacionais
Computação gráfica
Electronic games - Computer programs
Computer games - Programming
Computer algorithms
Computer graphics
description Este trabalho é motivado pela importância da utilização de técnicas procedurais no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Essa necessidade é justificada pela capacidade de adicionar detalhes complexos que não podem ser produzidos manualmente e sem utilizar muita memória. Neste trabalho é implementado o ruído Perlin para a geração procedural de um terreno e é explicado de que forma ele é aplicado à superfície de forma a proporcionar uma qualidade adequada.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T21:07:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-19T21:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VELOSO, Lays Helena Lopes. Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin. 2012. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa. 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16856
identifier_str_mv VELOSO, Lays Helena Lopes. Desenvolvimento de um cenário com terreno procedural baseado no ruído Perlin. 2012. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa. 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16856/1/PG_COADS_2012_2_01.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16856/2/PG_COADS_2012_2_01.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16856/3/PG_COADS_2012_2_01.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16856/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 06e1de9e0d3a2c2e349296ea1afc838d
aba7a83874d062f1fa27e4aded3ae5af
5911b8234ce07be6af567269fc8c0ac2
ab8f40a4ab1624db25046d3a7eaf27ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923001419431936