Definição e implementação de um algoritmo para ajuste dinâmico de dificuldade em jogos roguelike
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9710 |
Resumo: | A dificuldade de um jogo está intrinsecamente ligada à experiência que cada um de seus jogadores virá a ter. Portanto, é fundamental ao Game Design apresentar uma dificuldade ao jogador condizente com a experiência que o jogo deseja apresentar. Diferentes jogadores podem apresentar níveis de habilidade diferentes. Por isso existem técnicas para se proporcionar um nível de dificuldade que se aplique adequadamente a diversos jogadores. Uma delas é a utilização de um algoritmo de ajuste dinâmico de dificuldade, que altera a dificuldade do jogo dinamicamente de acordo com o desempenho do jogador. Esta proposta busca expor e atacar os desafios da implementação de um algoritmo de ajuste de dificuldade, tanto no sentido de definição e criação do algoritmo, quanto nos impactos do mesmo no design de um jogo desse gênero, e nas formas como a experiência do jogador pode ser afetada, dependendo da forma de implementação escolhida. [resumo fornecido pelo autor] |
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Porto, Maurício dos SantosDani, GabrieleRocco, Giovanni ElyFardo, Marcelo Luís2022-03-21T18:11:22Z2022-03-21T18:11:22Z2021-12-142021-11-30https://repositorio.ucs.br/11338/9710A dificuldade de um jogo está intrinsecamente ligada à experiência que cada um de seus jogadores virá a ter. Portanto, é fundamental ao Game Design apresentar uma dificuldade ao jogador condizente com a experiência que o jogo deseja apresentar. Diferentes jogadores podem apresentar níveis de habilidade diferentes. Por isso existem técnicas para se proporcionar um nível de dificuldade que se aplique adequadamente a diversos jogadores. Uma delas é a utilização de um algoritmo de ajuste dinâmico de dificuldade, que altera a dificuldade do jogo dinamicamente de acordo com o desempenho do jogador. Esta proposta busca expor e atacar os desafios da implementação de um algoritmo de ajuste de dificuldade, tanto no sentido de definição e criação do algoritmo, quanto nos impactos do mesmo no design de um jogo desse gênero, e nas formas como a experiência do jogador pode ser afetada, dependendo da forma de implementação escolhida. [resumo fornecido pelo autor]ComputaçãoProgramação (Computadores)Algorítmos computacionaisJogos de computador - DesenhosJogos eletrônicosDefinição e implementação de um algoritmo para ajuste dinâmico de dificuldade em jogos roguelikeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciência da ComputaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-13ORIGINALTCC Mauricio dos Santos Porto.pdfTCC Mauricio dos Santos Porto.pdfapplication/pdf766060https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9710/1/TCC%20Mauricio%20dos%20Santos%20Porto.pdf0c8c626e54e993052189f2b82ef07ec5MD51TEXTTCC Mauricio dos Santos Porto.pdf.txtTCC Mauricio dos Santos Porto.pdf.txtExtracted texttext/plain73374https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9710/2/TCC%20Mauricio%20dos%20Santos%20Porto.pdf.txt007e9f1511914af46c633aebd50c198dMD52THUMBNAILTCC Mauricio dos Santos Porto.pdf.jpgTCC Mauricio dos Santos Porto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9710/3/TCC%20Mauricio%20dos%20Santos%20Porto.pdf.jpg53a54caa03a0d5e7a26083c42b8d2e51MD5311338/97102023-07-31 13:16:57.941oai:repositorio.ucs.br:11338/9710Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:33.618345Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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