Consciência fonológica no biletramento português/inglês na educação bilíngue: uma proposta didática
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31471 |
Resumo: | Objetivamos neste trabalho explorar e discorrer sobre a Consciência Fonológica e seus benefícios quanto ao desenvolvimento de língua inglesa como língua adicional, além de propormos uma série de protótipos de atividades, à luz da complexidade das línguas. Usando de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, apresentamos uma revisão de literatura sobre os assuntos da linguagem e seu desenvolvimento nos humanos; sobre a criança e o desenvolvimento de línguas, para isso, assumindo a concepção de língua como um sistema complexo; o bilinguismo e o biletramento, além da educação bilíngue no Brasil. Também revisamos os usos da Consciência Fonológica na língua materna, assim como na língua adicional, de modo que nossas argumentações possam se tornar bases teóricas para o enlace entre a revisão bibliográfica e a criação de propostas pedagógicas como protótipos de atividades, hospedados na internet, que lidem com o desenvolvimento da Consciência Fonológica da língua inglesa como língua adicional. Percebemos que as discussões acerca do ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional no contexto de educação bilíngue no Brasil têm se expandido nos últimos anos. Contudo, estudos sobre aspectos específicos a respeito do processo de desenvolvimento dessa língua adicional, especificamente sobre habilidades de Consciência Fonológica, ainda são escassos. Assim, no presente estudo, abordamos a língua e seu desenvolvimento como partes de um sistema adaptativo complexo, para então, discutirmos questões teórico-práticas relacionadas ao desenvolvimento de habilidades de Consciência Fonológica em inglês por crianças inseridas em contexto de educação bilíngue. A partir desta discussão, propomos um conjunto de atividades que visam aprimorar as habilidades de Consciência Fonológica de crianças falantes do português brasileiro. Estas atividades são previstas para a faixa etária de oito a dez anos, que estejam entre o terceiro e o quinto ano do ensino fundamental e que já tenham iniciado o processo de alfabetização nas línguas portuguesa e inglesa. Como resultado dessa pesquisa, apresentamos os próprios protótipos de atividade que são produzidos em plataforma on-line, de fácil e gratuito acesso, e que buscam a interação ao lidar com a Consciência Fonológica e seus diferentes níveis, que se desenvolvem em momentos específicos da maturação da linguagem pela criança: a consciência no nível das sílabas, no nível intrassilábico, e no nível dos fonemas. Assim, exploraremos a questão da Consciência Fonológica como de grande importância para o sucesso do desenvolvimento da leitura e escrita de uma língua adicional, considerando que a reflexão sobre o funcionamento dos sons da língua materna pode auxiliar no desenvolvimento do sistema fonológico de outra, construindo-se distinções, separações e usos exclusivos de sons dentro do sistema de cada uma delas. |
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2023-05-25T11:48:45Z2023-05-25T11:48:45Z2023-03-10MOLINA, Carolina Batista. Consciência fonológica no biletramento português/inglês na educação bilíngue: uma proposta didática. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31471Objetivamos neste trabalho explorar e discorrer sobre a Consciência Fonológica e seus benefícios quanto ao desenvolvimento de língua inglesa como língua adicional, além de propormos uma série de protótipos de atividades, à luz da complexidade das línguas. Usando de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, apresentamos uma revisão de literatura sobre os assuntos da linguagem e seu desenvolvimento nos humanos; sobre a criança e o desenvolvimento de línguas, para isso, assumindo a concepção de língua como um sistema complexo; o bilinguismo e o biletramento, além da educação bilíngue no Brasil. Também revisamos os usos da Consciência Fonológica na língua materna, assim como na língua adicional, de modo que nossas argumentações possam se tornar bases teóricas para o enlace entre a revisão bibliográfica e a criação de propostas pedagógicas como protótipos de atividades, hospedados na internet, que lidem com o desenvolvimento da Consciência Fonológica da língua inglesa como língua adicional. Percebemos que as discussões acerca do ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional no contexto de educação bilíngue no Brasil têm se expandido nos últimos anos. Contudo, estudos sobre aspectos específicos a respeito do processo de desenvolvimento dessa língua adicional, especificamente sobre habilidades de Consciência Fonológica, ainda são escassos. Assim, no presente estudo, abordamos a língua e seu desenvolvimento como partes de um sistema adaptativo complexo, para então, discutirmos questões teórico-práticas relacionadas ao desenvolvimento de habilidades de Consciência Fonológica em inglês por crianças inseridas em contexto de educação bilíngue. A partir desta discussão, propomos um conjunto de atividades que visam aprimorar as habilidades de Consciência Fonológica de crianças falantes do português brasileiro. Estas atividades são previstas para a faixa etária de oito a dez anos, que estejam entre o terceiro e o quinto ano do ensino fundamental e que já tenham iniciado o processo de alfabetização nas línguas portuguesa e inglesa. Como resultado dessa pesquisa, apresentamos os próprios protótipos de atividade que são produzidos em plataforma on-line, de fácil e gratuito acesso, e que buscam a interação ao lidar com a Consciência Fonológica e seus diferentes níveis, que se desenvolvem em momentos específicos da maturação da linguagem pela criança: a consciência no nível das sílabas, no nível intrassilábico, e no nível dos fonemas. Assim, exploraremos a questão da Consciência Fonológica como de grande importância para o sucesso do desenvolvimento da leitura e escrita de uma língua adicional, considerando que a reflexão sobre o funcionamento dos sons da língua materna pode auxiliar no desenvolvimento do sistema fonológico de outra, construindo-se distinções, separações e usos exclusivos de sons dentro do sistema de cada uma delas.In this study, we aim to explore and discuss Phonological Awareness and its benefits regarding the development of English as an additional language, as well as propose a series of prototype activities, based on the complexity of languages. Using a bibliographic research methodology, we present a literature review about language and its development in humans; the child and language development, assuming the conception of language as a complex system; bilingualism and biliteracy, and bilingual education in Brazil. We also review the uses of Phonological Awareness in the first language, as well as in the additional language, so that our arguments can become theoretical bases for the link between the literature review and the creation of pedagogical proposals such as prototype activities, hosted on the Internet, that deal with the development of Phonological Awareness. We observed that discussions about the teaching and learning of English as an additional language in the context of bilingual education in Brazil have expanded in recent years. However, studies on specific aspects of the development process of this additional language, specifically on Phonological Awareness skills, are still scarce. Thus, in the present study, we approach language and its development as parts of a complex adaptive system and then discuss theoretical and practical issues related to children's development of English Phonological Awareness skills in a bilingual education context. Based on this discussion, we propose a set of activities that aim to improve the Phonological Awareness skills of Brazilian Portuguese-speaking children. These activities are designed for the eight to ten-year-old age group, who are between the third and fifth year of elementary school and who have already started the literacy process in Portuguese and English. As a result of this research, we present our own prototype activities that are produced in an online platform, of easy and free access, and that seek interaction when dealing with Phonological Awareness in its different levels, which develop at specific moments in the child's language maturation: awareness at the syllable level, at the intrasyllabic level, and at the phoneme level. Thus, we will explore the issue of Phonological Awareness as of great importance for the successful development of reading and writing in an additional language, considering that reflection on the functioning of the sounds of the mother tongue may help in the development of the phonological system of another, building distinctions, separations, and exclusive uses of sounds within the system of each one.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em LetrasUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEngenharia/Tecnologia/GestãoFonologiaAlfabetizaçãoBilingüismoLinguagem e línguas - Estudo e ensinoLínguas modernasPhonologyLiteracyBilingualismLanguage and languages - Study and teachingLanguages, ModernConsciência fonológica no biletramento português/inglês na educação bilíngue: uma proposta didáticaPhonological awareness in portuguese/english biliteracy in bilingual education: a teaching proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoEngelbert, Ana Paula Petriu Ferreirahttps://orcid.org/0000-0003-4904-607Xhttp://lattes.cnpq.br/8520264000160507Silva, Susiele Machry dahttp://lattes.cnpq.br/5389305649634357Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreirahttps://orcid.org/0000-0003-4904-607Xhttp://lattes.cnpq.br/8520264000160507Denardi, Didiê Ana Cenihttps://orcid.org/0000-0001-8073-8934http://lattes.cnpq.br/4117062490609801Passoni, Taisa Pinettihttp://lattes.cnpq.br/1682918727882586Alves, Ubiratã Kickhöfelhttps://orcid.org/0000-0001-6694-8476http://lattes.cnpq.br/4418215566179777https://orcid.org/0000-0001-9236-751Xhttp://lattes.cnpq.br/1846292843897683Molina, Carolina Batistareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALconscienciafonologicabilinguismobiletramento.pdfapplication/pdf1125226http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31471/1/conscienciafonologicabilinguismobiletramento.pdfcaac136396c998a6133b757aee91b60dMD51TEXTconscienciafonologicabilinguismobiletramento.pdf.txtconscienciafonologicabilinguismobiletramento.pdf.txtExtracted texttext/plain227800http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31471/2/conscienciafonologicabilinguismobiletramento.pdf.txtabb90b30f03166e7c1c7d75e5b5ab062MD52THUMBNAILconscienciafonologicabilinguismobiletramento.pdf.jpgconscienciafonologicabilinguismobiletramento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31471/3/conscienciafonologicabilinguismobiletramento.pdf.jpgec7b2485b8308bad14d52b3eb357eed4MD531/314712023-05-26 03:08:10.115oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31471Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-05-26T06:08:10Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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