Reflexões sobre o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Beatriz Cestari
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cargnin, Claudete, Frizzarini, Silvia Teresinha
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231
Resumo: Este artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. 
id UTFPR-12_6f8967a037ddaeebd655597bf9d9111e
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/2231
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2017-07-25T19:47:36Z50002017-07-25T19:47:36Z2016-11-09DIAS, Beatriz Cestari; CARGIN, Claudete; FRIZZARINI, Silvia Teresinha. Reflexões sobre o ensino da matemática. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2., 2016, Joinville. Anais eletrônicos... Joinville, 2016. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434>. Acesso em: 29 jun. 2017.2526-0758http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231porColóquio Luso-Brasileiro de Educaçãohttp://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434EducaçãoMatemática - Disciplina - MetodologiaProfessores - FormaçãoEstudantes - FormaçãoMatemática - Estudo e ensinoMotivação na educaçãoMathematics - Discipline - MethodologyTeachers, Training ofStudents - TrainingMathematics - Study and teachingMotivation in educationReflexões sobre o ensino da matemáticaReflections on the teaching of mathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectEste artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. Campo MouraoBrasil2Dias, Beatriz CestariCargnin, ClaudeteFrizzarini, Silvia Teresinhainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTreflexoesensinomatematica.pdf.txtreflexoesensinomatematica.pdf.txtExtracted texttext/plain26925http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/2/reflexoesensinomatematica.pdf.txtb34bc6421ef929f85ac3eec073cb17d8MD52THUMBNAILreflexoesensinomatematica.pdf.jpgreflexoesensinomatematica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/3/reflexoesensinomatematica.pdf.jpg4c5c354ff233db38d14d5da3be7426e3MD53ORIGINALreflexoesensinomatematica.pdfapplication/pdf361550http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/1/reflexoesensinomatematica.pdf251d3ce36b517d904acbf4efbed81341MD511/22312017-07-26 10:03:27.717oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/2231Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2017-07-26T13:03:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino da matemática
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Reflections on the teaching of mathematics
title Reflexões sobre o ensino da matemática
spellingShingle Reflexões sobre o ensino da matemática
Dias, Beatriz Cestari
Educação
Matemática - Disciplina - Metodologia
Professores - Formação
Estudantes - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Motivação na educação
Mathematics - Discipline - Methodology
Teachers, Training of
Students - Training
Mathematics - Study and teaching
Motivation in education
title_short Reflexões sobre o ensino da matemática
title_full Reflexões sobre o ensino da matemática
title_fullStr Reflexões sobre o ensino da matemática
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino da matemática
title_sort Reflexões sobre o ensino da matemática
author Dias, Beatriz Cestari
author_facet Dias, Beatriz Cestari
Cargnin, Claudete
Frizzarini, Silvia Teresinha
author_role author
author2 Cargnin, Claudete
Frizzarini, Silvia Teresinha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Beatriz Cestari
Cargnin, Claudete
Frizzarini, Silvia Teresinha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
Matemática - Disciplina - Metodologia
Professores - Formação
Estudantes - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Motivação na educação
Mathematics - Discipline - Methodology
Teachers, Training of
Students - Training
Mathematics - Study and teaching
Motivation in education
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Disciplina - Metodologia
Professores - Formação
Estudantes - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Motivação na educação
Mathematics - Discipline - Methodology
Teachers, Training of
Students - Training
Mathematics - Study and teaching
Motivation in education
description Este artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. 
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-25T19:47:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-25T19:47:36Z
5000
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Beatriz Cestari; CARGIN, Claudete; FRIZZARINI, Silvia Teresinha. Reflexões sobre o ensino da matemática. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2., 2016, Joinville. Anais eletrônicos... Joinville, 2016. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434>. Acesso em: 29 jun. 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2526-0758
identifier_str_mv DIAS, Beatriz Cestari; CARGIN, Claudete; FRIZZARINI, Silvia Teresinha. Reflexões sobre o ensino da matemática. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2., 2016, Joinville. Anais eletrônicos... Joinville, 2016. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434>. Acesso em: 29 jun. 2017.
2526-0758
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Colóquio Luso-Brasileiro de Educação
dc.relation.uri.pt_BR.fl_str_mv http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Campo Mourao
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Campo Mourao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/2/reflexoesensinomatematica.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/3/reflexoesensinomatematica.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/1/reflexoesensinomatematica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b34bc6421ef929f85ac3eec073cb17d8
4c5c354ff233db38d14d5da3be7426e3
251d3ce36b517d904acbf4efbed81341
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923125673590784