Reflexões sobre o ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. |
id |
UTFPR-12_6f8967a037ddaeebd655597bf9d9111e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/2231 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-07-25T19:47:36Z50002017-07-25T19:47:36Z2016-11-09DIAS, Beatriz Cestari; CARGIN, Claudete; FRIZZARINI, Silvia Teresinha. Reflexões sobre o ensino da matemática. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2., 2016, Joinville. Anais eletrônicos... Joinville, 2016. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434>. Acesso em: 29 jun. 2017.2526-0758http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231porColóquio Luso-Brasileiro de Educaçãohttp://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434EducaçãoMatemática - Disciplina - MetodologiaProfessores - FormaçãoEstudantes - FormaçãoMatemática - Estudo e ensinoMotivação na educaçãoMathematics - Discipline - MethodologyTeachers, Training ofStudents - TrainingMathematics - Study and teachingMotivation in educationReflexões sobre o ensino da matemáticaReflections on the teaching of mathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectEste artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. Campo MouraoBrasil2Dias, Beatriz CestariCargnin, ClaudeteFrizzarini, Silvia Teresinhainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTreflexoesensinomatematica.pdf.txtreflexoesensinomatematica.pdf.txtExtracted texttext/plain26925http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/2/reflexoesensinomatematica.pdf.txtb34bc6421ef929f85ac3eec073cb17d8MD52THUMBNAILreflexoesensinomatematica.pdf.jpgreflexoesensinomatematica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/3/reflexoesensinomatematica.pdf.jpg4c5c354ff233db38d14d5da3be7426e3MD53ORIGINALreflexoesensinomatematica.pdfapplication/pdf361550http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/1/reflexoesensinomatematica.pdf251d3ce36b517d904acbf4efbed81341MD511/22312017-07-26 10:03:27.717oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/2231Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2017-07-26T13:03:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino da matemática |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Reflections on the teaching of mathematics |
title |
Reflexões sobre o ensino da matemática |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino da matemática Dias, Beatriz Cestari Educação Matemática - Disciplina - Metodologia Professores - Formação Estudantes - Formação Matemática - Estudo e ensino Motivação na educação Mathematics - Discipline - Methodology Teachers, Training of Students - Training Mathematics - Study and teaching Motivation in education |
title_short |
Reflexões sobre o ensino da matemática |
title_full |
Reflexões sobre o ensino da matemática |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino da matemática |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino da matemática |
author |
Dias, Beatriz Cestari |
author_facet |
Dias, Beatriz Cestari Cargnin, Claudete Frizzarini, Silvia Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Cargnin, Claudete Frizzarini, Silvia Teresinha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Beatriz Cestari Cargnin, Claudete Frizzarini, Silvia Teresinha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação Matemática - Disciplina - Metodologia Professores - Formação Estudantes - Formação Matemática - Estudo e ensino Motivação na educação Mathematics - Discipline - Methodology Teachers, Training of Students - Training Mathematics - Study and teaching Motivation in education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Disciplina - Metodologia Professores - Formação Estudantes - Formação Matemática - Estudo e ensino Motivação na educação Mathematics - Discipline - Methodology Teachers, Training of Students - Training Mathematics - Study and teaching Motivation in education |
description |
Este artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-25T19:47:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-25T19:47:36Z 5000 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Beatriz Cestari; CARGIN, Claudete; FRIZZARINI, Silvia Teresinha. Reflexões sobre o ensino da matemática. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2., 2016, Joinville. Anais eletrônicos... Joinville, 2016. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434>. Acesso em: 29 jun. 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2526-0758 |
identifier_str_mv |
DIAS, Beatriz Cestari; CARGIN, Claudete; FRIZZARINI, Silvia Teresinha. Reflexões sobre o ensino da matemática. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2., 2016, Joinville. Anais eletrônicos... Joinville, 2016. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434>. Acesso em: 29 jun. 2017. 2526-0758 |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Colóquio Luso-Brasileiro de Educação |
dc.relation.uri.pt_BR.fl_str_mv |
http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campo Mourao |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Campo Mourao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/2/reflexoesensinomatematica.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/3/reflexoesensinomatematica.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2231/1/reflexoesensinomatematica.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b34bc6421ef929f85ac3eec073cb17d8 4c5c354ff233db38d14d5da3be7426e3 251d3ce36b517d904acbf4efbed81341 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923125673590784 |