O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19644 |
Resumo: | As tecnologias digitais já estão presentes em nossa cultura e são utilizadas nas mais variadas instâncias da sociedade, inclusive na educação. Estas mesmas tecnologias, quando bem planejadas, podem auxiliar o professor no seu trabalho. Isso inclui o uso de jogos, que pode se tornar um recurso pedagógico profícuo e atrativo. Já no processo de alfabetização o uso das tecnologias digitais, principalmente por meio de jogos, oferece estímulos e propiciam o desenvolvimento não apenas cognitivo, mas também cinestésico do indivíduo. Assim, de maneira lúdica e com uma proposta e metodologia pedagógica diferenciada, o indivíduo é estimulado a aprender de forma ativa, fazendo e jogando. Uma possível ferramenta para o desenvolvimento de jogos interativos que podem auxiliar no processo de alfabetização é Software Scratch, que tem por finalidade tornar o desenvolvedor e jogador protagonistas do seu próprio aprendizado. |
id |
UTFPR-12_749bbb0ba7762b07f8b5318c4bcc03cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19644 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-23T20:21:25Z2020-11-23T20:21:25Z2019-09-25MONTANARIN, Cleveron. O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19644As tecnologias digitais já estão presentes em nossa cultura e são utilizadas nas mais variadas instâncias da sociedade, inclusive na educação. Estas mesmas tecnologias, quando bem planejadas, podem auxiliar o professor no seu trabalho. Isso inclui o uso de jogos, que pode se tornar um recurso pedagógico profícuo e atrativo. Já no processo de alfabetização o uso das tecnologias digitais, principalmente por meio de jogos, oferece estímulos e propiciam o desenvolvimento não apenas cognitivo, mas também cinestésico do indivíduo. Assim, de maneira lúdica e com uma proposta e metodologia pedagógica diferenciada, o indivíduo é estimulado a aprender de forma ativa, fazendo e jogando. Uma possível ferramenta para o desenvolvimento de jogos interativos que podem auxiliar no processo de alfabetização é Software Scratch, que tem por finalidade tornar o desenvolvedor e jogador protagonistas do seu próprio aprendizado.Digital technologies are already present in our culture and are used in the most varied instances of society, including education. These same technologies, when well planned, can assist the teacher in his work. This includes the use of games, which can become a useful and attractive learning resource. In the process of literacy, however, the use of digital technologies, mainly through games, stimulate and provides not only cognitive but also kinesthetic development of the individual. Thus, in a playful way and with a different proposal and pedagogical methodology, the individual is encouraged to learn actively, doing and playing. One possible tool for developing interactive games that can assist in the literacy process is Scratch Software, which aims to make the developer and player the protagonists of their own learningporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Inovação e Tecnologias na EducaçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTecnologia educacionalJogos educativosAlfabetizaçãoScratch (Linguagem de programação de computador)Educational technologyEducational gamesLiteracyScratch (Computer program language)O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetizaçãoUse of Scratch software as a pedagogical resource in the literacy processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaDallabona, Carlos AlbertoDallabona, Carlos AlbertoSaito, Olga HarumiBadoch, Maria Teresa GarciaMontanarin, Cleveroninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_INTEDUC_I_2019_11.pdfapplication/pdf1271377http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/1/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdfd23ce65fc1eb4d5cf7e25f2e523345d5MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.txtExtracted texttext/plain55773http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/3/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.txt7f74492bb49e57ff5cd44fbb52e2b1d3MD53THUMBNAILCT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1375http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/4/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.jpg3c27ec0dfa677c18905fd31aa2aecd1cMD541/196442020-11-23 18:21:26.101oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T20:21:26Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Use of Scratch software as a pedagogical resource in the literacy process |
title |
O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
spellingShingle |
O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização Montanarin, Cleveron CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Tecnologia educacional Jogos educativos Alfabetização Scratch (Linguagem de programação de computador) Educational technology Educational games Literacy Scratch (Computer program language) |
title_short |
O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
title_full |
O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
title_fullStr |
O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
title_sort |
O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
author |
Montanarin, Cleveron |
author_facet |
Montanarin, Cleveron |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dallabona, Carlos Alberto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dallabona, Carlos Alberto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Saito, Olga Harumi |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Badoch, Maria Teresa Garcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montanarin, Cleveron |
contributor_str_mv |
Dallabona, Carlos Alberto Dallabona, Carlos Alberto Saito, Olga Harumi Badoch, Maria Teresa Garcia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Tecnologia educacional Jogos educativos Alfabetização Scratch (Linguagem de programação de computador) Educational technology Educational games Literacy Scratch (Computer program language) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Jogos educativos Alfabetização Scratch (Linguagem de programação de computador) Educational technology Educational games Literacy Scratch (Computer program language) |
description |
As tecnologias digitais já estão presentes em nossa cultura e são utilizadas nas mais variadas instâncias da sociedade, inclusive na educação. Estas mesmas tecnologias, quando bem planejadas, podem auxiliar o professor no seu trabalho. Isso inclui o uso de jogos, que pode se tornar um recurso pedagógico profícuo e atrativo. Já no processo de alfabetização o uso das tecnologias digitais, principalmente por meio de jogos, oferece estímulos e propiciam o desenvolvimento não apenas cognitivo, mas também cinestésico do indivíduo. Assim, de maneira lúdica e com uma proposta e metodologia pedagógica diferenciada, o indivíduo é estimulado a aprender de forma ativa, fazendo e jogando. Uma possível ferramenta para o desenvolvimento de jogos interativos que podem auxiliar no processo de alfabetização é Software Scratch, que tem por finalidade tornar o desenvolvedor e jogador protagonistas do seu próprio aprendizado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-23T20:21:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-23T20:21:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MONTANARIN, Cleveron. O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19644 |
identifier_str_mv |
MONTANARIN, Cleveron. O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/1/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/3/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/4/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d23ce65fc1eb4d5cf7e25f2e523345d5 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 7f74492bb49e57ff5cd44fbb52e2b1d3 3c27ec0dfa677c18905fd31aa2aecd1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044053451210752 |