O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montanarin, Cleveron
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19644
Resumo: As tecnologias digitais já estão presentes em nossa cultura e são utilizadas nas mais variadas instâncias da sociedade, inclusive na educação. Estas mesmas tecnologias, quando bem planejadas, podem auxiliar o professor no seu trabalho. Isso inclui o uso de jogos, que pode se tornar um recurso pedagógico profícuo e atrativo. Já no processo de alfabetização o uso das tecnologias digitais, principalmente por meio de jogos, oferece estímulos e propiciam o desenvolvimento não apenas cognitivo, mas também cinestésico do indivíduo. Assim, de maneira lúdica e com uma proposta e metodologia pedagógica diferenciada, o indivíduo é estimulado a aprender de forma ativa, fazendo e jogando. Uma possível ferramenta para o desenvolvimento de jogos interativos que podem auxiliar no processo de alfabetização é Software Scratch, que tem por finalidade tornar o desenvolvedor e jogador protagonistas do seu próprio aprendizado.
id UTFPR-12_749bbb0ba7762b07f8b5318c4bcc03cb
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19644
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-23T20:21:25Z2020-11-23T20:21:25Z2019-09-25MONTANARIN, Cleveron. O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19644As tecnologias digitais já estão presentes em nossa cultura e são utilizadas nas mais variadas instâncias da sociedade, inclusive na educação. Estas mesmas tecnologias, quando bem planejadas, podem auxiliar o professor no seu trabalho. Isso inclui o uso de jogos, que pode se tornar um recurso pedagógico profícuo e atrativo. Já no processo de alfabetização o uso das tecnologias digitais, principalmente por meio de jogos, oferece estímulos e propiciam o desenvolvimento não apenas cognitivo, mas também cinestésico do indivíduo. Assim, de maneira lúdica e com uma proposta e metodologia pedagógica diferenciada, o indivíduo é estimulado a aprender de forma ativa, fazendo e jogando. Uma possível ferramenta para o desenvolvimento de jogos interativos que podem auxiliar no processo de alfabetização é Software Scratch, que tem por finalidade tornar o desenvolvedor e jogador protagonistas do seu próprio aprendizado.Digital technologies are already present in our culture and are used in the most varied instances of society, including education. These same technologies, when well planned, can assist the teacher in his work. This includes the use of games, which can become a useful and attractive learning resource. In the process of literacy, however, the use of digital technologies, mainly through games, stimulate and provides not only cognitive but also kinesthetic development of the individual. Thus, in a playful way and with a different proposal and pedagogical methodology, the individual is encouraged to learn actively, doing and playing. One possible tool for developing interactive games that can assist in the literacy process is Scratch Software, which aims to make the developer and player the protagonists of their own learningporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Inovação e Tecnologias na EducaçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTecnologia educacionalJogos educativosAlfabetizaçãoScratch (Linguagem de programação de computador)Educational technologyEducational gamesLiteracyScratch (Computer program language)O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetizaçãoUse of Scratch software as a pedagogical resource in the literacy processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaDallabona, Carlos AlbertoDallabona, Carlos AlbertoSaito, Olga HarumiBadoch, Maria Teresa GarciaMontanarin, Cleveroninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_INTEDUC_I_2019_11.pdfapplication/pdf1271377http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/1/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdfd23ce65fc1eb4d5cf7e25f2e523345d5MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.txtExtracted texttext/plain55773http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/3/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.txt7f74492bb49e57ff5cd44fbb52e2b1d3MD53THUMBNAILCT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1375http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/4/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.jpg3c27ec0dfa677c18905fd31aa2aecd1cMD541/196442020-11-23 18:21:26.101oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T20:21:26Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Use of Scratch software as a pedagogical resource in the literacy process
title O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização
spellingShingle O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização
Montanarin, Cleveron
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tecnologia educacional
Jogos educativos
Alfabetização
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Educational technology
Educational games
Literacy
Scratch (Computer program language)
title_short O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização
title_full O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização
title_fullStr O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização
title_full_unstemmed O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização
title_sort O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização
author Montanarin, Cleveron
author_facet Montanarin, Cleveron
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dallabona, Carlos Alberto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dallabona, Carlos Alberto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Saito, Olga Harumi
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Badoch, Maria Teresa Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Montanarin, Cleveron
contributor_str_mv Dallabona, Carlos Alberto
Dallabona, Carlos Alberto
Saito, Olga Harumi
Badoch, Maria Teresa Garcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tecnologia educacional
Jogos educativos
Alfabetização
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Educational technology
Educational games
Literacy
Scratch (Computer program language)
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Jogos educativos
Alfabetização
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Educational technology
Educational games
Literacy
Scratch (Computer program language)
description As tecnologias digitais já estão presentes em nossa cultura e são utilizadas nas mais variadas instâncias da sociedade, inclusive na educação. Estas mesmas tecnologias, quando bem planejadas, podem auxiliar o professor no seu trabalho. Isso inclui o uso de jogos, que pode se tornar um recurso pedagógico profícuo e atrativo. Já no processo de alfabetização o uso das tecnologias digitais, principalmente por meio de jogos, oferece estímulos e propiciam o desenvolvimento não apenas cognitivo, mas também cinestésico do indivíduo. Assim, de maneira lúdica e com uma proposta e metodologia pedagógica diferenciada, o indivíduo é estimulado a aprender de forma ativa, fazendo e jogando. Uma possível ferramenta para o desenvolvimento de jogos interativos que podem auxiliar no processo de alfabetização é Software Scratch, que tem por finalidade tornar o desenvolvedor e jogador protagonistas do seu próprio aprendizado.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-23T20:21:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-23T20:21:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONTANARIN, Cleveron. O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19644
identifier_str_mv MONTANARIN, Cleveron. O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/1/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/3/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19644/4/CT_INTEDUC_I_2019_11.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d23ce65fc1eb4d5cf7e25f2e523345d5
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
7f74492bb49e57ff5cd44fbb52e2b1d3
3c27ec0dfa677c18905fd31aa2aecd1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044053451210752