Tecnologias com lógica de programação via Scratch como atividade de extensão universitária para crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ximenes, Talía Simões dos Santos, 1980-
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-, Servino, Maria Isabela Monteiro, 1998-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11418
Resumo: Agradecimentos: À equipe e às crianças e adolescentes do Aldeia - Movimento Pró Cultura de Limeira que possibilitou a realização deste trabalho
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spelling Tecnologias com lógica de programação via Scratch como atividade de extensão universitária para crianças e adolescentesTechnologies with programming logic via Scratch like university extension activity for children and teenagersScratch (Linguagem de programação de computador)Jogos educativosProgramação lógicaScratch (Computer program language)Educational gamesLogic programmingRelato de experiênciaAgradecimentos: À equipe e às crianças e adolescentes do Aldeia - Movimento Pró Cultura de Limeira que possibilitou a realização deste trabalhoResumo: O objetivo neste artigo é apresentar o desenvolvimento de atividades de extensão universitária junto do Aldeia - Movimento Pró Cultura, Limeira, SP, que desenvolve um espaço de referência no serviço, junto de crianças e adolescentes, de convivência e fortalecimento de vínculos através de atividades culturais e desenvolvimento social. Com vistas às diversas questões ligadas às dificuldades e defasagens de estudantes no tocante à matemática, de modo geral, e de interesses de estudos e contato com tecnologias, aliados ao senso de responsabilidade social universitário, criamos o Projeto Convivas: Matemáticas e suas Tecnologias, com o objetivo de engajar estudantes dos cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia, Unicamp, no desenvolvimento de atividades de extensão universitária. Dentre as atividades realizadas no ano de 2022, apresentamos o trabalho envolvendo a ferramenta Scratch como exploração de tecnologia, aprimoramento do raciocínio lógico, de maneira lúdica, através de jogos, num ambiente criado para difusão de conhecimentos e troca de saberes. A importância do projeto justifica-se pela sua inserção social cujos princípios estão incorporados à missão da universidade, em atividades de disseminação de conhecimentos, numa via de mão dupla, de integração da universidade e segmentos da sociedade. Como resultados deste trabalho, tivemos um grupo de estudantes da faculdade engajados na realização das atividades, levando cada criança, da faixa etária entre 9 e 12 anos, ao desenvolvimento de jogos, utilizando a ferramenta, num ambiente rico de informação, interação e transformação socialAbstract: The propose of this article is to present the development of university extension activities with Aldeia - Movimento Pró Cultura, Limeira-SP, which develops a reference space in the service, with children and teenagers, of coexistence and strengthening of bonds through cultural activities and social development. In view of the various issues related to the difficulties and lags of students regarding mathematics, in a general way, and interests in studies and contact with technologies, allied to the university's sense of social responsibility, we created the Convivas Project: Mathematics and its Technologies, with the goal of engaging students of School of Technology, Unicamp, in the development of university extension activities. Among the activities carried out in 2022, we present the work involving the Scratch tool as a technology exploration, logical reasoning improvement, in a playful way, through games, in an environment created for knowledge diffusion and exchange. The importance of the Project is justified by its social insertion, whose principles are incorporated to the university's mission, in activities of knowledge dissemination, in a two-way street, of integration of the university and segments of society. As a result of this work, we had a group of college students engaged in the activities, leading each child, from 9 to 12 years old, to develop games using the tool, in an environment rich of information, interaction and social transformationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASXimenes, Talía Simões dos Santos, 1980-Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-Servino, Maria Isabela Monteiro, 1998-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11418XIMENES, Talía Simões dos Santos; POLETTI, Elaine Cristina Catapani; SERVINO, Maria Isabela Monteiro. Tecnologias com lógica de programação via Scratch como atividade de extensão universitária para crianças e adolescentes. Revista fundação. Santo André, SP. v. 1, p. 66-78, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11418. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343989porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-03T12:52:42Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343989Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-03T12:52:42Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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